Blog

Em 1746, Benjamin Franklin disse: “Você ama a vida? Então não desperdice o tempo, porque é desse material que a vida é feita”. Embora seja muito fácil falar, o tempo realmente não espera por você.

O relógio está sempre correndo e segue o mesmo fluxo de uma corrente de água, nunca para, portanto, as estratégias que envolvem o gerenciamento de tarefas dependem muito do quão bem você pode controlar seu tempo. Gestão do tempo é simplesmente o reconhecimento do próprio tempo, por isso é importante ter em mente que você não pode trabalhar contra ele, mas recompensá-lo a medida que for necessário.

A ideia é organizar sua programação diária a partir do momento em que o seu dia começa, elencando suas atividades e estabelecendo a forma na qual você vai trabalhar em cada uma delas. É preciso manter um tempo mínimo necessário para a execução dos itens e também reservar pequenos espaços para possíveis interrupções, elas podem ser uma necessidade urgente do seu cliente, uma reunião relâmpago ou um compromisso pessoal urgente. Mantendo sua agenda completa com esses espaços, além de se prevenir contra imprevistos, você conseguirá ter intervalos de descanso entre uma atividade e outra.

Ao contrário do que muitos pensam, o cálculo de atividades para cada minuto não vai fazer com que você as execute mais rapidamente, mas vai trazer uma nova visão sobre o andamento do seu dia, aproveitando melhor o tempo e consequentemente, obtendo mais produtividade.

Foque nos resultados finais: Ao sentar para trabalhar, certifique-se que você está realmente trabalhando e não perca tempo com desvios de atenção – nesse contexto podemos citar o exemplo das mídias sociais – isso pode leva-lo a inúmeras distrações, atrapalhar o seu desempenho e sua concentração na atividade que está sendo executada. Tente colocar as tarefas maiores no começo da lista, assim, quando você conclui-las vai se sentir realizado e poderá focar-se com mais tranquilidade nas menores.

Assegurando essas dicas e aplicando-as no seu dia-a-dia, você terá resultados significativos em ganho de tempo e poderá aproveitar com mais eficiência seu turno de trabalho.

    

Artia 2012 ® Todos os direitos reservados.