10 maneiras de encontrar mais tempo em sua agenda

10 maneiras de encontrar mais tempo em sua agenda

Escrito por Roberto Gil Espinha

02 Nov 2011

4 min de leitura

Não aceite reuniões que você acha improdutivas

Nem todas as reuniões onde você é convidado a participar realmente são produtivas, muitas não agregarão valor em nada e fazem você perder seu precioso tempo. Às vezes uma simples teleconferência, utilizando uma das diversas ferramentas que atualmente existem, podem solucionar o problema e economizar tempo no transito ou em uma viagem.

Se tiver que fazer reuniões, faça reuniões eficazes

Planeje, estabeleça metas e objetivos em suas reuniões, vale mais “perder tempo” organizando e otimizando a gestão do tempo de uma reunião e do que ela virar somente algo para discussões intermináveis ou conversas inúteis. Faça com que todos se preparem com antecedência para a reunião, com tópicos e pautas pré-estabelecidas.

Estabeleça horários de trabalho

Em médias as pessoas trabalham 8 horas por dia, alguns até mais. O importante é tornar o seu dia mais produtivo, por isso selecione suas tarefas de acordo com os horários e aprenda como administrar o tempo de maneira eficaz. Por exemplo: Durante o período da manhã é ideal que você trabalhe em tarefas que exigem mais concentração, pois neste período a nossa mente está mais relaxada. Já no horário após o almoço você poderá executar aquelas tarefas que não exigem tanta concentração.

Estabeleça um horário para diversão

Trabalhar na frente de um computador é tão exaustivo como correr uma maratona, sendo assim, reserve um tempo para seu lazer. Trate seu lazer da mesma forma como trata suas reuniões, seja pontual e não deixe de fazê-lo.

Fuja dos horários de pico

Nada mais chato do que “pegar” aquele transito gigante logo no começo do dia, além de cansativo, prejudica nosso humor. Uma das soluções, claro que nem sempre você conseguirá, é chegar mais cedo no trabalho ou sair um pouco mais tarde.

Junte o útil ao agradável, combine as coisas.

Otimize seu tempo agendando reuniões perto de seus próximos compromissos, se você precisa ir para a faculdade ou ir em outra reunião, sugira um lugar próximo para você.

Flexibilidade é tudo

Imprevistos? Sim hoje é comum entrar alguma tarefa na sua agenda que você não esperava e por essa razão atrasou outra entrega que estava agendada para o mesmo dia. Por isso seja flexível, trabalhe na organização do seu dia, monte sua agenda contando com imprevistos, assim, se não entrar nenhuma tarefa extra, você estará dentro do seu cronograma e caso entre, você também estará.

Pausa pra respirar

Quando estamos muito ocupados os problemas, eles acabam se tornando maiores do que deveriam ser. Nessas horas é bom dar um “break”, ou seja, sair e dar uma volta, tomar um café ou até bater um papo com algum colega. Muitas vezes as soluções dos problemas acabam aparecendo nessas horas em que você para de pensar conscientemente nele, mas seu subconsciente acaba conseguindo encontrar a solução para você.

Desligue-se da televisão e das redes sociais

A TV hoje não está perdendo lugar para as redes sociais, por isso cuide para não gastar muito seu tempo com essas duas ferramentas. Se for usar o seu tempo use para coisas importantes, você pode trocar elas por alguma atividade física, um encontro com seus amigos ou fazer a leitura de um bom livro.

Separe um pouco de tempo pra você

A finalidade de tanto trabalho é somente uma, obter mais “tempo” para nós mesmo, para quando ficarmos mais velhos podermos “curtir a vida”. Pense que se você não tirar um tempo durante esse período, chegará a hora da sua aposentadoria e faltará energia para aproveitar como você esperava. Seja no horário de almoço, no final do dia, antes de dormir. O importante é que você consiga dedicar-se a você, nem que seja apenas meia hora por dia.

Fonte: administradores.com.br

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.