Conheça as 4 habilidades que todo bom líder deve ter

Conheça as 4 habilidades que todo bom líder deve ter

Escrito por Roberto Gil Espinha

17 Jun 2014

4 min de leitura

Ao contrário do que se pode imaginar, poucas pessoas nascem líderes. A maioria delas, na verdade, é resultado de habilidades conquistadas ao longo do tempo através de estudo e, principalmente, experiência. Isso significa que podemos “construir” um líder ao entender quais habilidades são fundamentais para liderar.
Analisando o perfil de líderes de sucesso podemos listar as quatro principais habilidades e construir um manual de como se tornar um. A seguir descrevemos essas habilidades e o que você deve fazer para conquistá-las. Confira!

Foco

Em meio a tantas distrações, algumas boas outras questionáveis, um bom líder saberá manter o foco e não deixar que elas atrapalhem seu desempenho. Essa habilidade não é importante apenas no trabalho, mas em toda a vida, te dando poderes para escolher o que realmente fará você melhor.
Mas conseguir focar no que interessa é tão difícil quanto liderar. Faça o teste: eliminando as horas gastas em redes sociais ou na frente da televisão, quanto sobraria de tempo para você se dedicar a tarefas que podem impulsionar sua carreira, como ler um livro ou assistir a uma palestra? Pequenas mudanças já farão você perceber a importância do foco.

Planejamento

Foco é importante mas não te fará ser um bom líder se ele não trabalhar junto com um bom planejamento. Essa lógica é simples de entender: sem um bom planejamento qualquer outra habilidade pode não ser utilizada em prol de crescimento, seja ele pessoal ou profissional.
Assim, reserve um tempo do seu dia para planejar o que fará. Faça o mesmo no início de cada semana, mês e ano. Ao criar um bom planejamento você será capaz de focar no que realmente importa para alcançar seus objetivos. Bons líderes percebem isso cedo.

Execução

Você planejou e já está focado no que realmente importa, agora precisa desenvolver outra habilidade fundamental: execução. Neste ponto é que a maioria das pessoas falha, simplesmente porque não são capazes de executar o que planejam e, dessa forma, não chegam nem a ser bons profissionais, menos ainda líderes.
Um bom líder reconhece a importância de tirar da frente pequenos – e grandes – problemas para alcançar os objetivos. Treine isso montando listas de tarefas e cumprindo. A parte boa dessa habilidade é que ela traz mais gratificação do que as outras à medida que você percebe que está pegando o jeito.

Divisão de tarefas

Já está claro a importância de estar focado, saber planejar e executar o que for importante para os seus objetivos. São essas habilidades que um bom líder desenvolve ao longo do tempo. E bons líderes também sabem que não poderão fazer tudo isso sozinhos.
A importância de saber delegar para outros, cobrar, reconhecer e medir os resultados poderia ser a principal habilidade de todo o post. Sua importância é tão grande que mesmo bons líderes podem fracassar se não entenderem que dependem de outras pessoas para alcançar seus objetivos. Procure sempre se cercar de pessoas que complementem o seu perfil, buscando entregar sempre o melhor resultado com o todo o recurso humano que você tem disponível.
Desenvolver essas habilidades pode levar tempo. E não há garantias que elas te façam um grande líder. Ainda assim, seu sucesso pessoal e profissional ficará mais próximo se você exercitá-las.

E você, conhece alguma habilidade que não está na nossa lista que te fez – ou fará – um bom líder? Utilize a sessão de comentários abaixo para complementar nossa lista.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.