5 erros que o gestor de projetos deve ficar longe

5 erros que o gestor de projetos deve ficar longe

Escrito por Roberto Gil Espinha

01 abr 2014

3 min de leitura

Faz parte do trabalho de um gerente de projetos minimizar riscos para evitar os erros. Claro que errar acontece e faz parte da aprendizagem, mas repetir um erro duas vezes não é nada bom para um profissional da área. Então fique atento a todos os sinais de um possível problema a frente e aja com rapidez. E para ajudá-lo, nós separamos os erros mais comuns na gerência de projetos. Assim você consegue evitá-los antes mesmo que eles se tornem um problema real e comprometa os objetivos do seu projeto. Confira.

1) Falta de clareza no planejamento

Este é o maior pecado que um gerente pode cometer. Não definir claramente os objetivos, escopos, marcos e deadlines de um projeto significa uma equipe mal informada e desintegrada. E, claro, um time assim não conseguirá trabalhar dentro dos prazos e pode entregar tarefas completamente divergentes do que o projeto definiu e precisa. Para evitar esse tipo de problema, seja meticuloso no seu planejamento e o repasse para a sua equipe com clareza. Disponibilize planilhas, quadros e o que mais for preciso para que todos entendam para onde o projeto vai e o que ele precisa para evoluir.

2) Negligenciar os riscos

Depois de definir o escopo do seu projeto, calcule todos os riscos. Um bom gerente está sempre pensando à frente e fica atento a possíveis desvios de deadline, verba, objetivo ou equipe. Não ignore os sinais que indicam que seu projeto não está saindo como planejado. Assim você consegue agir com rapidez, antes que tudo se perca e seu planejamento fracasse.

3) Má administração do tempo

Este é o inimigo número 1 do prazo de entrega dos projetos e do mau aproveitamento de equipes. Não defina os deadlines sozinhos, converse com sua equipe e devida junto a eles o tempo necessário para realizar cada tarefa. Fique atento também à produtividade dos membros da sua equipe. Isso não significa necessariamente ficar de olho se eles estão no Facebook, mas perceber quem é mais produtivo e entregar mais tarefas para estas pessoas – mas claro, sem perder a qualidade das entregas. Isso motivará sua equipe e acelerará seu projeto.

4) Falta de comunicação

Não conversar com sua equipe é outro erro fatal para o êxito do seu projeto. Eles estão construindo algo junto de você, então a opinião deles é sempre muito importante. Pergunte como está o planejamento diário de cada um, se tudo está de acordo e dê liberdade para sua equipe sugerir mudanças. Quando você integra sua equipe de verdade, tem mais pessoas ajudando-o a prever riscos e entregar um material com mais qualidade dentro do prazo e da verba.

5) Esquecer o objetivo final

Nunca perca o principal motivo de o seu projeto existir. Tenha sempre claro para você e sua equipe o que os motiva a estarem ali ou qual é o objetivo a ser alcançado. Muitos gerentes de projeto se perdem durante a construção e no final entregam algo completamente diferente do imaginado. Tenha cuidado.
Agora que você já conhece alguns dos erros, seja um bom gerente de projetos e evite-os! Para mais dicas, continue a acompanhar nosso blog e até a próxima!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.