6 livros que todo gestor deve ler!

6 livros que todo gestor deve ler!

Escrito por Roberto Gil Espinha

29 abr 2014

4 min de leitura

Para encarar as mudanças constantes que acontecem no mercado e nos projetos que conduzem, os gestores precisam se manter atualizados com o que há de mais novo no mercado. Ao contrário das décadas passadas, em que formação acadêmica era quase um sinônimo de sucesso, nos dias de hoje a busca de conhecimento por conta própria é um dos fatores cruciais para que os gestores encontrem diferenciais competitivos e cresçam na carreira.

Os livros são uma das principais fontes de autoconhecimento para os profissionais que não querem ficar parados no tempo, mas se diferenciarem dos demais. Por isso, confira 6 livros que todo gestor deve ler.

1) Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes

O livro do autor Stephen Covey, embora considerado por muitos como pertencente ao gênero de autoajuda, é extremamente útil para o desenvolvimento da carreira nos negócios.

Seus conselhos sobre iniciativa e proatividade, priorização de tarefas e renovação pessoal podem parecer óbvios a muitos, mas também servem para estimular o gestor a sair da zona de conforto e perceber os problemas que se apresentam no dia a dia sob outra perspectiva.

2) O ponto da virada

Este livro, que figurou na lista dos mais lidos no The New York Times e vendeu milhares de exemplares em todo o mundo, é interessante para gestores que buscam algo mais em suas atividades.

Malcom Gladwell avalia como alguns produtos se tornam febres entre os consumidores e como também podem sair da moda com a mesma facilidade. O estudo desses fenômenos, que na obra são comparados às epidemias, podem ajudar os gestores a descobrir como fazer com que novas ideias, produtos e comportamentos sejam adotados pelo público-alvo ou pela equipe.

3) A arte e a ciência da negociação

A negociação é uma das competências indispensáveis para os gestores que querem desenvolver relacionamentos de sucesso com seus superiores, fornecedores, clientes, subordinados e outros públicos de interesse.

Neste livro, considerado referência no tema negociação, o autor Howard Raiffa mostra como pensar e agir quando você não pode esperar que a outra parte se comportará como esperado.

4) Estratégia do oceano azul

Com milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, esta obra dos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne é de leitura obrigatória para qualquer gestor que tenha interesse pelo tema da estratégia.

Passando por estudos de caso, a obra ajuda o gestor a transportar o negócio de sua empresa de um ambiente altamente competitivo e repleto de concorrentes para outro cheio de oportunidades e com menores ameaças.

Mesmo os gestores que não lidam diretamente com a estratégia de negócios da organização podem se beneficiar ao compreender melhor o que pode motivar seus superiores a investir em determinados projetos e iniciativas.

5) Fora de série

O que faz algumas pessoas se destacarem em relação às outras? Algumas das respostas a essa pergunta podem ser encontradas no livro Fora de Série, também do autor Malcom Gladwell.

O texto mostra que as pessoas excepcionais não contam apenas com o talento: relatando histórias de sucesso em áreas tão distintas quanto a informática e a música, o autor explica que atingir o nível de excelência exige muito esforço e que o ambiente em que a pessoa se insere também é indispensável para se tornar um fora de série.

6) Lean thinking

Os gestores também podem se beneficiar da leitura do livro Lean thinking, que no Brasil foi traduzido para “A mentalidade enxuta nas empresas”. A obra mostra como identificar tudo aquilo que tem valor para um projeto, contribuindo para redução de esforços e desperdícios para se atingir aos objetivos.

Muitas das listas de livro podem ser consideradas como definitivas, mas o mundo em constante evolução exige que os gestores estejam sempre atentos às mais recentes novidades na literatura em sua área de atuação.

Acesse outros posts do blog do Artia e descubra mais formas de melhorar seu desempenho no trabalho!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.