6 maneiras simples de conseguir recursos para seu projeto

6 maneiras simples de conseguir recursos para seu projeto

Escrito por Roberto Gil Espinha

18 nov 2014

4 min de leitura

Muita gente tem ótimas ideias mas não consegue colocá-las em prática por falta de recursos. Além disso, algumas pessoas têm projetos incríveis que não saem do papel apenas porque não sabem como captar investimentos, ainda que haja muita gente interessada em investir.

Para obter recursos para um projeto, você precisa estar preparado com objetivo de vender a sua ideia e preencher todos os requisitos exigidos pelos investidores em potencial. É preciso demonstrar uma conduta organizada e profissional.

E pensando nisto, separamos para o post de hoje algumas maneiras simples de transformar suas boas ideias em projetos sólidos e viáveis com o intuito de receber os aportes necessários para seu desenvolvimento. Confira:

Entenda cada ponto do seu projeto

Definir bem qual é o seu projeto te ajuda a determinar quem são seus principais investidores em potencial. Esteja preparado para responder quaisquer dúvidas em relação a sua ideia. Um investidor só destinará recursos para sua empresa caso sinta-se plenamente seguro em relação a cada ponto da proposta. Identifique aspectos mais técnicos ou complexos e foque em torná-los mais claros. Elabore boas respostas para eventuais questionamentos que possam evidenciar alguma parte mais vulnerável do projeto.

Destaque os benefícios do projeto

Saiba valorizar suas ideias. Demonstre quais as vantagens seu projeto pode trazer para seus parceiros, deixando claro e evidente a sua contribuição. Ainda que não haja benefício direto ao investidor, uma iniciativa pode, por exemplo, contribuir estrategicamente para o marketing social de uma empresa, melhorando sua reputação junto ao mercado. Justifique a importância da execução do projeto para a sociedade e delimite bem seu público-alvo.

Planeje cada etapa da execução de maneira clara e objetiva

Crie um cronograma viável para a execução do projeto. Defina bem o que será feito em cada etapa de maneira descritiva e quanto tempo será necessário para executar a ideia. Preveja a alocação de pessoal habilitado em número suficiente e com carga horária adequada. Tenha uma boa estratégia de desenvolvimento e estipule metas específicas para cada período de tempo.

Determine os recursos necessários

Planeje de forma racional todos os recursos necessários para alavancar e tirar a sua ideia do papel. Estipule os custos indispensáveis como estrutura, material, equipe e riscos eventuais. Um orçamento superestimado pode afastar possíveis investidores, porém, caso você preveja gastos menores do que for ocorrer na prática, seu projeto pode ser paralisado por escassez de recursos. Antecipe-se com frequência com relação às prestações de contas.

Prepare uma apresentação atraente

Não perca a chance de obter recursos em função de problemas na comunicação com o investidor. Apresente todos os pontos necessários para demonstrar bem qual é o projeto, e pense em formas criativas de cativar investidores em potencial.

Estipule um tempo suficiente para expor o projeto em todos os seus aspectos, porém evite se alongar demais para não perder a atenção dos ouvintes. Reserve alguns minutos para esclarecer dúvidas ou receber comentários. Considere a possibilidade de utilizar softwares para tornar a apresentação mais dinâmica e profissional, por meio de gráficos, imagens e outras mídias.

Aprenda com as críticas

Se o seu projeto não foi aprovado por um investidor, saiba identificar quais foram os aspectos que contribuíram para esta negativa. Busque uma opinião sincera e peça aos parceiros sugestões de como enriquecer a proposta. Utilize as falhas apontadas para melhorar ainda mais a sua ideia e não cometer os mesmos erros nas próximas apresentações. Em alguns casos, é preciso ter flexibilidade para ajustar pontos que você anteriormente considerava imutáveis.

A captação de recurso demanda um bom planejamento, argumentos sólidos e muita paciência. Caso um investidor decida por não apostar em seu projeto, não desista! Continue enriquecendo e melhorando suas propostas para que elas se tornem irresistíveis.

E você, já captou recursos para algum projeto? Quais foram as suas estratégias? Compartilhe com a gente nos comentários.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (4)
  • Como escrevo um projeto que demanda tempo e investimento se não tenho recursos para fazer o projeto. Até que ponto devo chegar no desenvolvimento do projeto. Porque para fazer um projeto básico de arquitetura requer investimento?

  • como escrevo um projeto que demanda tempo e investimento se não tenho recursos para fazer o projeto. Até que ponto devo chegar no desenvolvimento do projeto. Porque para fazer um projeto básico de arquitetura requer investimento?

  • Estou com projeto voltado para 3 idade.
    Na área da saúde.
    Estou com parceiras com farmácias está me doando medicamentos.

Seu e-mail não será publicado.