Alocação de Recursos: o que é + 5 dicas de como fazer

Alocação de Recursos: o que é + 5 dicas de como fazer

Escrito por Roberto Gil Espinha

30 jun 2022

6 min de leitura

Um dos maiores desafios da gestão de projetos, de acordo com pesquisa do PMI, é o gerenciamento apenas de quesitos básicos, como tempo, escopo e orçamento.

Para o sucesso do projeto, existem muitos fatores que indiretamente auxiliam o cumprimento de prazos e custos, devendo estes fazer parte da gestão.

Um destes elementos é a alocação de recursos, que apesar de ter um objetivo específico, contribui para o planejamento total. Confira mais!

O que é alocação de recursos?

A alocação de recursos é a distribuição dos recursos organizacionais de acordo com as atividades.

Quando fazemos o planejamento do projeto, a cada nova etapa descrita mais detalhes são incorporados ao plano. Assim, ela é o detalhamento responsável por alinhar recursos, cronograma e orçamento.

Alinhamentos da alocação de recursos

Toda atividade tem um prazo e envolve a utilização de algum recurso. Todo recurso tem um custo. Então, apesar da alocação ter como objetivo a distribuição dos recursos, ela contribui para otimizar as ações, controlar melhor o que será executado e garantir a entrega final.

Tipos de recursos do projeto

Ao falarmos do tema, é muito comum associarmos o termo apenas a objetos materiais, mas não é só isso. Para que o projeto ocorra, é necessário ter uma parte operacional que vá desenvolvê-lo. Por isso, os recursos são físicos e humanos.

Recursos físicos

Os recursos físicos são todas as coisas materiais: equipamentos, matéria prima, suprimentos e até locais de trabalho. Geralmente, eles têm especificações objetivas e, para gerenciá-los, analisamos custo, disponibilidade e funcionalidade.

Recursos Humanos

Este segundo tipo de recurso é referente às pessoas do projeto. Aqui, as características consideradas são mais extensas, pois englobam habilidades e competências individuais.

Antes de mobilizar os recursos, é preciso considerar também questões como jornada de trabalho, férias, banco de horas e os papéis dos profissionais.

Cada pessoa possui um nível de conhecimento e especialização diferente, o que impactará no tempo de ação, custo por hora e resultado obtido. Assim, é extremamente importante que estes pontos sejam avaliados para melhor alocar os recursos.

Papéis do projeto

Por que fazer a gestão da alocação dos recursos?

Garantir que os recursos certos sejam utilizados reduz as chances de retrabalho e otimiza os processos. Por isso, a alocação de recursos:

Reduz custos

Quando os recursos estão bem alocados, a gestão tem conhecimento de tudo o que precisará utilizar ao longo do projeto.

Saber se os recursos disponíveis serão suficientes é fundamental, porque se houver a necessidade de adquirir novos recursos ou realocá-los, isto pode ser feito com planejamento e pesquisa de preços, o que ajuda a reduz custos e tempo de trabalho.

Otimiza recursos

A boa gestão da alocação permite distribuir os recursos de modo otimizado, pois o gestor irá analisar todas as atividades e identificar quais são mais compatíveis a cada recurso e qual a urgência dessa utilização. Assim, os melhores recursos podem ser destinados para os momentos mais adequados.

Garante as entregas do projeto

Um mesmo recurso pode ser utilizado em projetos e etapas diferentes. A gestão da alocação planeja todo o portfólio de projetos antes de iniciar estas etapas. Assim, ela garante que os recursos estarão disponíveis no momento necessário.

Por exemplo: se o projeto X precisa de um designer específico para avançar, é preciso que este esteja livre no momento da atividade. Com a gestão da alocação dos recursos, as demandas são previamente agendadas e o gerente sabe exatamente quando o recurso será utilizado.

Evita a escassez de recursos

Ao executar vários projetos simultaneamente, nem sempre os recursos estarão disponíveis no momento necessário. Mas, ter conhecimento dessa indisponibilidade é importante porque direciona a aquisição de novos recursos ou o replanejamento das atividades.

5 dicas de como fazer uma alocação de recursos eficiente

1. Invista no gerenciamento dos recursos

A alocação de recursos faz parte do gerenciamento de recursos. Agendá-los de acordo com o cronograma e acompanhar a disponibilidade permite um controle maior das ações e evita problemas como atraso nas entregas, desperdício de tempo e desequilíbrio nas despesas.

2. Defina escopo, cronograma e orçamento

A alocação de recursos é um processo que alinha as etapas do planejamento. Por isso, antes de iniciá-la, é preciso garantir que escopo, cronograma e orçamento estejam desenvolvidos e haja os dados necessários para fazê-la.

3. Mapeie os recursos da organização

Para destinar corretamente os recursos do projeto, devemos ter conhecimento de todos os recursos físicos e humanos disponíveis na organização. Portanto, ter uma lista com a descrição de todos os recursos e mantê-la atualizada é fundamental.

Uma dica é descrever os recursos por categoria, pois isso facilita a análise de funcionalidade e distribuição durante a alocação.

4. Monitore constantemente

Os projetos raramente são executados conforme o planejado, pois imprevistos e riscos podem afetar o andamento das atividades. Por isso, a prática de monitorar as informações e atualizá-las constantemente permite uma visão mais real da utilização dos recursos e confere mais segurança ao projeto.

5. Invista em um software de gestão de projetos

A alocação de recursos pode ser realizada em qualquer lugar, numa planilha, em um quadro na parede ou numa caderneta. Porém, utilizar estes métodos pode dificultar o controle e a análise dos dados quando há muitas informações.

Assim, a melhor maneira de controlar os recursos é por meio dos softwares de gestão de projetos. Nestes, todas as informações ficam em um mesmo ambiente, o que simplifica a visualização dos recursos de acordo com as atividades em que serão alocados.

lista alocação de equipe

Dessa forma, é possível controlar as tarefas, visualizar o cronograma, gerenciar os custos, conferir os prazos e emitir relatórios.

Além disso, os softwares trazem diversas outras funcionalidades que auxiliam no gerenciamento dos projetos como um todo.

De acordo com o PMBOK, há dez áreas fundamentais de gerenciamento do projeto, sendo extremamente importante que estas estejam alinhadas e funcionem em conjunto.

Assim, além de contar com a tecnologia para organizar estas informações, é interessante ter uma metodologia de gestão de projetos, para que todos os processos sigam uma mesma lógica de controle e execução.

Se você quiser descobrir a metodologia mais indicada para o seu contexto, faça o teste e descubra qual a melhor metodologia de gestão de projeto para sua equipe!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.