Como planejar o seu projeto de férias em 7 passos

como planejar as féras
Muitas pessoas gostariam de poder fazer aquela tão sonhada viagem, mas para que ela ocorra como você imagina é preciso planejar para não cair em algumas armadilhas e voltar para casa frustrado. Você precisará definir o destino, saber o que vai fazer, quais locais vai visitar, aonde vai se hospedar, não é uma tarefa tão simples para deixar para a última hora. Por isso vamos listar 7 passos simples que poderão lhe ajudar a definir o escopo, planejar e executar este seu projeto de férias.

Para cada passo deste, vá tomando nota de cada ação que precisa ser realizada para que ao final seu projeto de férias seja um sucesso.

Passo 1: Defina onde ir e o roteiro de viagem

Para iniciar o planejamento você precisa definir o destino das suas férias. Se o seu sonho é viajar para a Europa, comece estudando quais países ou cidades você vai visitar e quantos dias são necessários para visitar todos que gostaria. Esse pode ser o nome do seu projeto “Viagem para Europa” e a partir disso poderá iniciar os demais passos do seu projeto pois o destino já está estabelecido. Sugerimos pesquisar opções de hotel, transporte, ingressos para shows, eventos e pontos turísticos, enfim defina o escopo do seu projeto, pois assim será mais fácil planejar e executar.

Passo 2: Verifique quanto tempo será necessário

Como o destino da sua viagem já está decidido, agora é necessário definir quantos dias são necessários para realizar o seu passeio e passar pelos locais que você escolheu, definindo assim seu roteiro de viajem. Se este tempo que você encontrou é acima da sua disponibilidade, volte e reveja os destinos e escolha os que se adequam ao seu tempo e custo.

Passo 3: Verifique o custo da sua viagem

Agora é o momento de fazer cotações para saber quanto você precisará para custear a viagem e quanto precisará para passar os dias lá. Estude a melhor maneira e mais barata de realizar este projeto, há muitos fornecedores no mercado que podem lhe ajudar. Caso algo fique acima do esperado aproveite este momento para rever os outros passos.

Passo 4: Defina as prioridades e programe sua agenda

Agora você sabe aonde vai, quanto tempo vai precisar e quanto vai custar, então defina exatamente como vai ser a programação e a data da viagem. Se você vai acompanhado, acerte a data melhor para o(s) seu(s) acompanhante(s). Mesmo que seja daqui a um ano, reserve já na sua agenda a data e pense que durante este ano sempre que você olhar todos aqueles compromissos de trabalho este vai estar lá sorrindo para você dizendo, “Calma, logo você vai estar em Paris”.

Passo 5: Faça as confirmações

Já está tudo planejado? Local, data e dinheiro? Agora é só fechar os orçamentos. Comece a pagar já e a reservar um dinheiro por mês para gastar lá, pois nada melhor que curtir algo que você sabe que não vai dar dor cabeça no orçamento amanhã.

Passo 6: Use uma ferramenta para apoiá-lo no planejamento e execução do projeto

Confiar na memória é quase impossível hoje em dia, por isso sugerirmos utilizar uma ferramenta para gerenciar este projeto, busque uma que seja colaborativa e web, pois além de estar tudo organizado e planejado, você poderá executar este planejamento compartilhando onde e com quem quiser. Você não vai conseguir prever tudo que precisa ser feito, mas registre na sua ferramenta todas as pendências já identificadas durante este ano para que no dia da viagem esteja tudo 100%, mas não se esqueça de atualizar as informações frequentemente.

O Artia tem vários recursos que podem tornar muito agradável todo este processo de planejamento do seu projeto.

Passo 7: Boa Viagem

Chegou o grande dia, tudo concluído: passagem na mão, mala pronta, dinheiro no bolso e a sua companhia do lado, então aproveite. Curta cada momento, bata fotos, coma o que têm vontade e divirta-se. Não é todo dia que conseguimos realizar uma viagem como esta.

Postado em Gerenciamento de Projetos e tag: .
One Comment
  1. Incentivar que as pessoas saiam de férias é muito legal. Vou montar um projeto e essas ideias muito auxiliaram.
    Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *