Gerenciador de projetos online: conheça os 6 melhores softwares do mercado

Gerenciador de projetos online: conheça os 6 melhores softwares do mercado

Escrito por Roberto Gil Espinha

23 May 2016

8 min de leitura

Projeto concluído, CEO satisfeito, stakeholders atendidos e equipe engajada… esse é o cenário dos sonhos para qualquer gestor de projetos!

Mas, esse sucesso não é por acaso: os bons resultados derivam de líderes que aplicam práticas, técnicas e processos alinhados a ferramentas estratégicas de gestão de projetos.

Nesse sentido, adquirir um gerenciador de projetos pode ser fundamental para o sucesso da iniciativa. Com essa ferramenta, o gestor poderá planejar e executar atividades com maior eficiência.

Nesse texto, você irá conferir quais são os melhores softwares disponíveis no mercado e as vantagens que cada um pode trazer para a sua operação. Vamos lá?

O que é um gerenciador de projetos?

O gerenciador de projetos online é um software web que armazena dados na nuvem, ajuda a desenvolver e executar projetos com um conjunto de ferramentas para planejamento, execução e monitoração do projeto. A software facilita a gestão das entregas, distribuição de recursos, alocação de profissionais etc., melhorando os processos de gestão.

Um gerenciador de projetos online precisa ter as seguintes ferramentas:

  • Gestão de prazos;
  • Gestão de custos; 
  • Atribuição de atividades para participantes do projeto; 
  • Apontamento de horas; 
  • Geração de relatórios do projeto; ;
  • Entre outras. 

Desse modo, o gerenciador de projetos atua como uma plataforma facilitadora entre o gestor e a equipe coordenada, integrando toda as ações relacionadas àquele projeto em um só lugar.

Quais são as principais ferramentas que um gerenciador de projetos online precisa ter?

Cronogramas avançados

O planejamento do projeto é crucial para garantir o sucesso e a entrega de valor para a organização. É nessa fase que as etapas e atividades são definidas, assim como seus prazos e responsáveis. Contar com cronogramas personalizados, atualizados em tempo real e de fácil acesso para toda a equipe compreender o plano do projeto é essencial.

Quadros de trabalho

Quadros de trabalho são essenciais para pesquisar, monitorar, controlar e acompanhar a execução das atividades. Essas ferramentas ajudam a identificar atrasos, gargalos, riscos de não cumprimento do prazo e avaliar a produtividade ou sobrecarga dos colaboradores. Esses quadros podem ser listas de atividades e o kanban, por exemplo.

Colaboração

Ferramentas de colaboração incluem campos de comentário, alocação, chat, fórum, armazenamento de arquivos e muito mais. Essas ferramentas são importantes para manter a equipe engajada e evitar riscos causados pela falta de informação. Elas se fazem ainda mais necessárias em times remotos.

Gestão de tempo e custos

Um bom gerenciador de projetos online deve ajudar o gestor a visualizar, controlar e otimizar o esforço do time e seus custos, de forma a identificar oportunidades para reduzir ociosidade, distribuir melhor o trabalho, reduzir desperdícios e melhorar o ROI do projeto. Algumas ferramentas essenciais para isso são: apontamento de horas, alocação de equipe, registro de hora/colaborador e relatórios de despesas.

Relatórios

Acompanhar o progresso do projeto é essencial para avaliar sua saúde. O gerenciador de projetos online deve elaborar e emitir relatórios de situação (status report), relatórios de despesa e de custos, além do trabalho desenvolvido entre projetos, categorias de atividades, responsáveis e prazos.

Qual é o melhor gerenciador de projetos online?

Existem no mercado diversos softwares para gerenciamento de projetos em versão web. Essa variedade busca atender os diferentes tipos de projetos e, por isso, a escolha de um gerenciador para a sua empresa deve ser minuciosa. Entre soluções pagas ou gratuitas, o ideal é optar por aquelas que:

  • Centralizem o controle de informações;
  • Se adaptem a sua metodologia de gestão;
  • Unifiquem as equipes;
  • Melhorem a comunicação.

Dito isso, separamos 6 principais gerenciadores de projetos online que você precisa conhecer:

1. Artia

Painéis de projetos Artia

O Artia é um gerenciador de projetos que conta com todas as funcionalidades mencionadas anteriormente. Mais do que isso, esse software foi desenvolvido para atender diferentes tipos de negócio e, por esse motivo, a solução é 100% online.

Com o Artia, é possível gerenciar projetos de acordo com os objetivos estratégicos do seu negócio, já que ele se adapta às suas necessidades, além de dispor de múltiplas funcionalidades, como:

  • Gestão de tarefas, prazos e custos;
  • Gestão da alocação da equipe;
  • Apontamento de horas;
  • Geração de relatórios de projeto;
  • Gráfico de Gantt;
  • EAP/ WBS;
  • Integração com ferramentas de Business Intelligence;
  • Cronograma de projetos.

Com o Artia, você passa a ter mais assertividade para as tomadas de decisões, facilidade para gerenciar tempo e recursos e outros benefícios como:

  • Acompanhar tarefas com maior praticidade;
  • Identificar onde a equipe está gastando mais horas;
  • Melhora na comunicação com a equipe e os stakeholders;
  • Suporte de qualidade.

O Artia possui quatro planos diferentes, sendo ideal para quem está começando a gerenciar projetos online. Todos os planos possuem usuários ilimitados e os recursos podem ser moldados conforme o tamanho da sua equipe.

2. Asana

O Asana é um gerenciador de projetos que auxilia na administração das tarefas diárias e no desenvolvimento de iniciativas estratégicas.

Com essa solução, você poderá criar um cronograma de atividades, individualizando tarefas e acompanhando prazos.

Mas, a versão gratuita do software disponibiliza acesso apenas a 15 usuários. Nesse caso, o gerenciador de projetos é voltado para pequenas equipes, sendo necessário a compra de outras versões para suprir grandes demandas.

3. Monday

O Monday é um gerenciador voltado ao planejamento, acompanhamento e organização do fluxo de trabalho. Com ele, é possível automatizar tarefas recorrentes, a partir de comandos personalizáveis que resultam em gráficos e tabelas.

Além disso, o software também permite a colaboração com outros departamentos, reunindo toda a organização em um só lugar.

O plano gratuito disponibiliza quatro acessos, em qual cada um deles pode ter até dois colaboradores.

4. Trello

O Trello é um gerenciador de projetos baseado no método Kanban. Como um quadro branco virtual, a ferramenta dispõe de post-its (boards virtuais) para organizar e gerenciar tarefas, atribuir funções e acompanhar o progresso das atividades.

O primeiro plano é gratuito para pequenos times, sendo necessário adquirir outras funcionalidades da ferramenta conforme o aumento das demandas.

5. Notion

Com um funcionamento bastante parecido com o Trello, o Notion é uma plataforma baseada na gestão visual.

Esse gerenciador de projetos permite criar fluxos de trabalho, kanbans, listas e tabelas que centralizam o conhecimento e as atividades das equipes.

A versão gratuita do Nortion dá acesso a planos ilimitados e permite o compartilhamento com até 4 colaboradores.

6. Todoist

O Todoist possui aplicações baseadas no modelo checklist. Nessa solução, é possível criação de tarefas e finalizá-las com um clique, assim como em uma lista de afazeres.

Uma das funcionalidades deste software é avaliar a lista de tarefas e destacar as mais importantes do dia, possibilitando aos gestores trabalhar com o senso de urgência.

Agora que você já conhece as principais soluções, que tal saber um pouco mais sobre aquela que possui as melhores funcionalidades e não oferece riscos ao seu gerenciamento de projetos? Siga para conferir os diferenciais da ferramenta Artia:

O artia é o melhor gerenciador de projetos gratuito e brasileiro

O artia oferece uma versão gratuita com diversas ferramentas para planejamento, execução e monitoração de projetos simples e complexos. Com o plano free, você poderá criar projetos e atividades, personalizar e usar quadros de trabalho como o kanban e realizar apontamento de horas.

O teste gratuito de 10 dias do artia permite o uso das mais de 30 ferramentas, entre Gantt Avançado, EAP, Relatórios Finaceiros, Status Report e muito mais.

O artia possui todas as ferramentas necessárias para gerenciar seus projetos em um só lugar. Simples e sofisticado, esse gerenciador 100% online traz versatilidade, segurança e controle para o seu trabalho.

Sendo um software altamente personalizável, o artia é flexível a mudanças, se adequando às variações da sua operação de trabalho e sendo ideal para gerenciar projetos de alta complexidade.

Faça um teste grátis do Artia e veja a sua empresa crescer como se sua equipe tivesse o dobro do tamanho!

Perguntas frequentes

Qual é o melhor gerenciador de projetos online gratuito?

O artia é a melhor opção pois sua versão gratuita conta com diversas ferramentas para planejamento, execução e monitoração de projetos.

Quais são os benefícios de um gerenciador de projetos online?

Com um gerenciador você pode montar cronogramas, elaborar quadros de trabalho, acompanhar a execução das atividades e produtividade do time, monitorar despesas e muito mais.

Como escolher o gerenciador de projetos online mais adequado?

A escolha do gerenciador dependerá das características e necessidades da sua equipe, como tamanho, processos, tipos de projetos que são realizados, orçamento etc.

O que é um gerenciador de projetos?

É um software com ferramentas para planejar, executar e acompanhar projetos a partir de cronogramas, quadros de trabalho, relatórios e muito mais.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.