Confira 5 maneiras de desenvolver espírito de liderança

Confira 5 maneiras de desenvolver espírito de liderança

Escrito por Roberto Gil Espinha

02 mar 2015

3 min de leitura

Um líder é uma pessoa que tem a capacidade de exercer uma gestão eficiente dentro de uma empresa. São vários os métodos usados por diferentes profissionais em busca de bons resultados e alta produtividade dentro da organização.

Mas não é apenas isso: um bom líder também é capaz de inspirar seus colaboradores a acreditarem no que estão fazendo, desafiando-os e motivando-os a darem o seu melhor.

Por isso, ter espírito de liderança é uma qualidade muito buscada nas empresas atualmente, e qualquer pessoa pode desenvolver habilidades para ser um bom líder, basta ter a vontade de aprender e de alcançar o sucesso. Confira algumas dicas para desenvolver seu espírito de liderança:

Conheça a organização em que atua

É o primeiro passo. Saber qual é o trabalho da empresa, sua missão e seus valores é fundamental para ser um bom gestor. Um líder precisa estar alinhado à empresa e buscar passar a mensagem a seus funcionários. Também é preciso acreditar no trabalho que está fazendo, pois, como líder, sua função é inspirar e motivar outras pessoas.

Invista em sua equipe

Profissionais bem preparados para um emprego é importante, mas ter pessoas que gostam do que fazem e vestem a camisa da empresa é muito vantajoso. Primeiro, porque essas características diminuem a rotatividade de funcionários dentro de uma organização. Segundo, colaboradores dedicados e satisfeitos tendem a participar mais, contribuir com novas ideias e essas pessoas são essenciais para obter sucesso e inovação nos setores.

Na hora de realizar contratações, busque conhecer o candidato e certifique-se de que os valores dele e da empresa estão alinhados.

Preze a comunicação

Ter uma comunicação eficiente com seus colaboradores não pode ser algo negligenciado. Abrir espaço para que seus funcionários possam se expressar é um bom começo. É válido também investir em reuniões de equipe e meios de comunicação dentro do espaço da empresa, algumas, criam intranets, outras, jornais internos. Vale inovar e buscar soluções que mais será atrativo para o seus colaboradores e que atenda sua equipe de forma eficiente. Em uma equipe pequena, por exemplo, a comunicação via e-mail pode ser muito interessante. Além de aproximar a equipe, o líder pode aproveitar a oportunidade para manter seus colaboradores informados sobre o mercado, por exemplo.

Faça um bom planejamento

Um líder tem a função de guiar sua equipe e isso significa estipular metas e objetivos para cada um. Para isso é preciso que o gestor mostre como o trabalho será feito e colocado em prática.

Você deve ter em mente quais são os resultados que deseja alcançar e fazer um plano de ação para chegar a eles. Um planejamento claro e bem definido facilita a execução das tarefas e pode abrir caminhos para a participação da própria equipe na hora de solucionar eventuais problemas.

Desafie seus colaboradores

Depois de construir uma boa equipe de trabalho, ter seu planejamento pronto e canais de comunicação bem estabelecidos entre todos, é hora de manter seus colaboradores motivados para o trabalho. Use sua criatividade e incentive a participação deles em sugerir  novas ideias para a empresa e buscar outros desafios durante a realização dos projetos.

E você, está preparado para ser um líder e desenvolver espírito de colaboração entre sua equipe? Siga nossas dicas e continue acompanhando novos posts!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.