Conheça as metodologias de gestão mais usadas no mercado

Conheça as metodologias de gestão mais usadas no mercado

Escrito por Roberto Gil Espinha

30 Sep 2014

3 min de leitura

O mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, o que exige formas mais e mais eficientes de gestão de projetos e de processos produtivos. São múltiplas as necessidades e particularidades de cada empreendimento, por isso essas estratégias de gestão são tão importantes para o desempenho das organizações. Pensando nisso, listamos as principais características de PDCA, BSC e GDP, que são metodologias de gestão empresarial. Confira!

O que é Ciclo PDCA?

A sigla PCDA diz respeito ao método de soluções de problemas desenvolvidos pelo cientista Deming, após a Primeira Guerra Mundial, no curso da reconstrução do Japão. No Brasil, esse método foi mais utilizado a partir do final do século XX. Ele consiste em 4 etapas, que correspondem justamente à sigla PDCA:

  • P: é a fase de planejamento, por meio do estabelecimento de metas e de métodos de medição para alcançá-las. Essa fase deve contar com a identificação de problemas, a análise dos fenômenos e processos em curso, além da elaboração de um plano de ação;
  • D: diz respeito à execução do plano, por meio da capacitação de pessoas e da execução do plano traçado para a organização;
  • C: é a fase de verificação de resultados em relação às metas previamente estabelecidas;
  • A: padronização de procedimentos e a ação de acordo com os resultados obtidos.

O que é BSC?

BSC é a sigla de Balanced Scorecard, que, em linhas gerais, é uma técnica de medição e de gestão do desempenho de uma organização. Essa metodologia leva em consideração: aspectos financeiros, como a segurança dos investidores; processos internos; clientes externos e internos; e o aprendizado e o crescimento organizacional. Sua forma de implementação, em relação aos processos internos, procura a satisfação final dos clientes, assim como aprendizado e desenvolvimento constantes.

O que é GDP?

GDP significa Gerenciamento pelas Diretrizes, que é uma metodologia baseada na busca da sobrevivência de uma empresa por meio de uma visão estratégica. Essa visão é elaborada a partir de uma análise preliminar dos sistemas em curso na empresa, aliada às crenças e valores da empresa. O objetivo final é o controle de qualidade de todas as atividades empreendidas, por todos os agentes que fazem parte da organização e segundo a visão estratégica da empresa.



Se interessa por Gestão de Projetos? Confira nosso Atlas da Gestão de Projetos e confira tudo o que você precisa saber para melhorar o desempenho do trabalho de sua equipe.

Como integrar essas três metodologias de gestão?

É necessário, inicialmente, verificar as necessidades específicas de cada empresa. Elas não são metodologias necessariamente excludentes, podendo ser aplicadas em conjunto, tendo um ou outro aspecto de mais destaque em cada procedimento de implementação. O método do BSC, por exemplo, pode definir os objetivos e indicadores estratégicos utilizados pela técnica GDP em seu desdobramento, desde o topo da organização até a menor unidade corporativa. O método GDP também pode ser implementado em conjunto com a técnica PDCA, para que as ações empreendidas garantam a obtenção dos resultados estimados por meio de indicadores específicos.

Essas são as características essenciais das principais metodologias de gestão em prática no mercado atualmente. Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe aqui seus comentários e mantenha-se atualizado!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.