Equipe crescendo assustadoramente? Não perca o controle!

Equipe crescendo assustadoramente? Não perca o controle!

Escrito por Roberto Gil Espinha

05 May 2014

3 min de leitura

Você começou um pequeno negócio e sua empresa está crescendo e se desenvolvendo rapidamente no mercado? Você está gerenciando os projetos com uma grande equipe mas não está sabendo como lidar com a gestão? Você necessita de ferramentas para controlar e organizar projetos do seu time de forma rápida e eficaz, mas não possui recursos necessários? Se você disse sim para alguma dessas perguntas, não se desespere! Neste artigo vamos te auxiliar a não perder o controle e organizar as tarefas do trabalho com qualidade e segurança para sua equipe.

Convoque a equipe certa

Para começar um novo projeto e definir bem seus delineamentos, o gestor precisa de uma equipe focada, determinada e motivada. O papel do gerente de projetos é definir a função que cada um desenvolverá. Este processo da formação de equipe começa com um bom líder, ou seja, um bom gestor. Ele precisa tomar conhecimento de quais são os pontos fortes e fracos de quem ele está recrutando e saber definir suas atividades de modo a garantir a eficiência total do time ao executar as tarefas.

Estabeleça metas e planos de ação

Após escolher os melhores funcionários, é chegada a hora de começar a desenvolver metas e planos de ação individuais e coletivos. Comece estipulando o objetivo a ser alcançado com o projeto e quais serão os resultados esperados. Em seguida, desenvolva os planos de ações e as metas para cada um. Lembre-se de acompanhar de perto o desenvolvimento individual, analisando quais são as maiores dificuldades e direcionando-os de modo a explorar toda sua qualidade em potencial. O gerente de projetos é o líder da equipe, ele é o coração que pulsa sangue para cada um!

Preze pelo bom relacionamento

A sinergia da sua equipe é fundamental. Para isso é preciso fazer com que cada membro sinta-se motivado e engajado ao executar tal função. Escute as opiniões, faça com que cada um tenha autoconfiança, autonomia e espaço para desenvolver ideias e agregar valor ao grupo. Deixe que eles se sintam “donos” do projeto e valorize o talento que cada um possui, sempre acompanhando e avaliando de perto o crescimento da equipe.

Gerencie bem os projetos

Para controlar e acompanhar todo este processo de desenvolvimento dos funcionários, bem como facilitar na execução e integrabilidade dos projetos da empresa, existem softwares e aplicativos que podem fazer toda a diferença. Procure usar ferramentas preferencialmente próprias para o gerenciamento de projetos que possuam plataformas integradas com a web, as quais você pode acessar de qualquer lugar e a qualquer horário. O Artia é a ferramenta ideal para o controle e gestão de projetos, permitindo a visualização de atividades planejadas de forma rápida e com um baixo custo de investimento. Trata-se de uma ferramenta simples, que permite com que cada funcionário interaja e organize seu trabalho, contribuindo em todos os aspectos para o desenvolvimento da empresa.

E aí, o que achou das nossas dicas? Compartilhe suas experiências relacionadas a gestão de projetos através dos comentários, e não deixe de acompanhar o nosso blog!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.