Cronograma de obra: 6 passos para montar o seu + benefícios

Cronograma de obra: 6 passos para montar o seu + benefícios

Escrito por Roberto Gil Espinha

14 Jul 2015

7 min de leitura


Se você trabalha em obras e vê frequentemente coisas como: falta de material, desperdício e produtividade baixa, então você sabe o estresse e o prejuízo que uma obra pode causar. Mas, você sabia que é possível evitar esses problemas com um cronograma de obras?

Neste post você vai entender o que é, quais os benefícios e como fazer um cronograma de obra para evitar dores de cabeça durante o trabalho. Vamos começar? Se você estiver sem tempo, use o índice abaixo e vá diretamente para o que você quiser saber primeiro:

O que é cronograma de obra?

Um cronograma de obra é o documento que contém todo o detalhamento dos serviços que serão realizados na obra. Dependendo do tipo de projeto que ele engloba, pode ser elaborado de forma mais geral — contendo detalhes das fundações e estruturas — ou específica — descrevendo a instalação de forros e esquadrias, por exemplo.

Diferença entre cronograma de obra de médio e longo prazo

É importante ressaltar que existem cronogramas de obra de médio e longo prazo, vamos entender a diferença e para que serve cada um abaixo:

Agora que você conhece a diferença, já entendeu que, ao final da obra, você terá um cronograma de obra de longo prazo, e vários de médio prazo.

Talvez você se pergunte: “será que isso não é trabalho demais?”, mas só quem já viu a quantidade de problemas que podem acontecer em uma obra, além do problema ainda maior de desfazê-lo, conhece a necessidade de um bom planejamento.

Ainda não se convenceu? Então veja agora outros benefícios de montar um cronograma de obra:

Benefícios de montar um cronograma de obra

Assim como em outros processos e atividades, ter um bom planejamento é crucial para garantir bons resultados e aproveitar melhor os recursos e a mão de obra. Mas não é só isso, um cronograma bem elaborado é fundamental para:

  • Atender os prazos
  • Controlar os recursos financeiros
  • Programar compras
  • Gerir e contratar mão de obra
  • Prevenir conflitos entre atividades
  • Gerenciar riscos e imprevistos de natureza externa


Além disso, um cronograma bem detalhado facilita a obtenção de empréstimo no banco, ajuda a estipular melhor os prazos, a evitar erros, desperdícios, permite o acompanhamento mais certeiro dos serviços e proporciona uma visão ampla do projeto ao gestor.

Quem não gostaria de desfrutar desses benefícios, não é mesmo? Para tal, é importante seguir um bom passo a passo, então veja agora como montar um cronograma de obra em 6 passos:

Como montar um cronograma de obra em 6 passos

Para você não esquecer mais, veja o passo a passo de como montar um cronograma de obra:

Como montar um cronograma de obra em 6 passos

1) Liste as atividades montando uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto)

A primeira coisa que você precisa fazer é listar as atividades e organizá-las de forma visual. Para fazer isso, nós recomendamos que você crie uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto). Leia nosso texto sobre o assunto que linkamos acima e também confira nosso webinar gratuito no banner abaixo:

Webinar Como criar uma estrutura analítica de projeto EAP

Outra dica: use templates de projetos semelhantes já executados e consulte a opinião de engenheiros especialistas, você não precisa cometer os mesmos erros de quem é mais experiente. Faça isso e você terá uma EAP impecável!

2) Sequencie as atividades

Tudo segue uma ordem lógica, não dá para começar uma casa pelo telhado, ou um prédio pelo térreo, não é mesmo? Depois de fazer a lista, defina qual o relacionamento entre as atividades, a sequência entre elas. Para ajudar com isso, nós montamos uma checklist, para garantir que você não esqueceu de nada:

Checklist do cronograma de obra

É bom lembrar que cada projeto tem suas particularidades, então sinta-se livre para acrescentar ou retirar itens que não servirão para a obra em si. Por exemplo: se o terreno já está adequado, não há necessidade de fazer movimentação de terra. Mas sempre tenha certeza de você verificou os itens da checklist.

3) Estime a duração das atividades

Toda atividade precisa ter uma duração estimada, isso facilita na hora de estipular um prazo adequado. Não esqueça de levar em consideração também o ambiente. Se tratando de uma obra externa, o clima é um fator a ser considerado, já que afeta em como o material responde, como o tempo de secagem, por exemplo. Existem algumas formas de estimar a duração das atividades:

  • Estimativas análogas
  • Estimativas paramétricas
  • Opinião especializada

4) Defina recursos das atividades

No quarto passo, você deve estimar quais os recursos imprescindíveis para a execução das atividades. Para definir os recursos é imprescindível determinar uma quantidade X de dias, o tamanho da equipe e quais os equipamentos necessários para a execução das atividades.

5) Desenvolva o cronograma de execução da obra

Para o quinto passo, é hora de desenvolver o cronograma de execução de obra propriamente dito. Se você realizou os passos anteriores, este não deve ser difícil, é só organizar todas as informações.

6) Use ciclo PDCA para melhorar o cronograma

Um cronograma de obra não pode ficar “abandonado” depois de concluído, pelo contrário, o ideal é promover melhoria contínua nele, por meio do Ciclo PDCA, também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart. Se você não sabe muito bem como utilizar essa fermenta, leia nosso texto sobre. De qualquer forma, aqui vai um resumo:

  • Plan (Planejar): estabeleça objetivos e defina como serão atingidos;
  • Do (Fazer): coloque em prática as ações planejadas;
  • Check (Checar): verifique os resultados obtidos
  • Act (Agir): observe o que foi realizado e elabore planos para não cometer os mesmos erros.

O Ciclo PDCA deve ser recomeçado toda vez que você termina, isso garante a melhoria contínua dos processos, aprimorando cada vez mais o cronograma de obra. Isso garante: maior qualidade nas entregas e maior cumprimento nos prazos.

Use e abuse do ciclo PDCA em seu planejamento de obra, seja ele de médio ou longo prazo, vai evitar muita dor de cabeça.

Gostou do assunto e quer saber ainda mais? Leia nosso texto completo sobre gerenciamento de projetos, escopo do projeto, ou busque um conteúdo do seu interesse em nossa biblioteca!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.