Entenda a diferença entre gestor de projetos e o analista de negócios

Entenda a diferença entre gestor de projetos e o analista de negócios

Escrito por Roberto Gil Espinha

20 Mar 2015

4 min de leitura

Você sabe o que faz um gerente de projetos e um analista de negócios? Ou acha que eles representam as mesmas atividades na qual um mesmo profissional assume ambas as funções? Bom, entender as especificidades de cada uma dessas áreas de atuação faz com que a colaboração entre o gestor e o analista seja a melhor possível.

Por isso, vamos apresentar quais são as principais diferenças entre o gerente de projetos e o analista de negócios, mostrando o grau de participação das duas áreas no escopo do projeto. Confira!

Atuação do gestor de projetos e do analista de negócios

O gestor de projetos atua no planejamento da execução das atividades antes que elas tenham início. Além disso, esse é o profissional que acompanha as tarefas a serem realizadas e o progresso destas, de acordo com metas preestabelecidas e com os recursos necessários disponíveis, corrigindo ações que não seguem as diretrizes sempre que necessário.

Já o analista de Negócio atua nos níveis operacionais e táticos, trabalhando pelo desenvolvimento de soluções para processos, tecnologias, sistemas, sustentabilidade ambiental, conformidade legal, pessoas, projetos sociais, produtos, serviços, fusões e aquisições. Outra atuação chave do analista de negócio acontece durante a fase de testes, pois ele é capaz de controlar a gestão de riscos, verificando se os requisitos foram atingidos adequadamente, e aconselhar os clientes e a equipe envolvida no projeto.

Principais competências do analista de negócios e do gestor de projetos

Uma das competências essenciais do profissional que atua como analista de negócios é sua visão holística da empresa desenvolvida, o que garante que os objetivos estratégicos e táticos sejam alcançados. Somam-se a ela, a capacidade analítica para a solução de problemas, a habilidade de relacionamento com os demais colaboradores e o conhecimento de aplicações e softwares.

Para o gestor de projetos, esqueça aquela ideia de que ele precisa gerenciar qualquer tipo de projeto, bastando os conhecimentos de práticas gerenciais e metodologias. Aliada à capacidade de execução do projeto, também é exigido deste gestor a habilidade de se relacionar com as pessoas, pois é coordenando os colaboradores que diversas tarefas poderão ser cumpridas de forma mais acertada.

Troque a competição pela parceria

Quando os gerentes de projetos e os analistas de negócios trabalham em conjunto, a empresa só tem a ganhar. Seja na definição do escopo do projeto, no desenvolvimento do propósito, dos objetivos e na identificação de riscos é imprescindível a experiência de ambos.

O controle sobre a análise de negócios garante a viabilidade desse escopo e que a escolha, análise e documentação dos requisitos atendam às necessidades das partes interessadas. Finalmente, a aptidão para gerenciamento do gestor de projetos permitirá a análise dos requisitos e ajustes no plano conforme o necessário.

Como gestor e analista podem trabalhar em conjunto

O ponto chave para um trabalho em conjunto eficiente é o respeito às particularidades de cada área de atuação, sem deixar de colaborar com o trabalho desempenhado pelo colega. Por exemplo, assegure-se que seu gestor de projetos não se esqueça de incluir o planejamento do trabalho do analista de negócios no cronograma do projeto. Assim, você otimiza o rendimento da equipe e evita o retrabalho.

Outra medida fundamental para manter as áreas em sintonia é a comunicação regular e a participação das duas equipes em reuniões. Sempre há algo valioso a aprender.

Agora que você conheceu as principais diferenças entre o trabalho do gestor de projetos e o analista de negócios, gostaríamos de saber como esses profissionais se relacionam na sua empresa. E, caso você tenha uma única pessoa atuando nas duas áreas, compartilhe conosco as maiores vantagens e dificuldades.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (2)
  • Bom dia, tenho uma dúvida, como funciona a aprovação de projeto em uma empresa onde tem vários sócios? Pq acho muito custoso a cada alteração ou aprovação de um projeto ter que mostrar a todos os sócios para aprovarem, fico pensando se essas grandes empresas fazem isso, tem algum livro ou texto que desaprove essa prática?

Seu e-mail não será publicado.