como-funciona-analise-swot-icone

Entenda como funciona a análise SWOT na gestão de projeto

como funciona a análise SWOT na gestão de projeto

Se você acompanha o nosso blog, sabe a importância que a gestão de projetos tem para o sucesso de uma empresa. Graças a ela, é possível aumentar a produtividade da equipe, controlar a realização das atividades com mais eficiência e reduzir os riscos em suas operações.

Como o mercado consumidor é muito concorrido e exigente, é fundamental utilizar técnicas e estratégias que atendam às necessidades dos clientes. A análise SWOT na gestão de projeto é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade no mercado.

Ao fornecer um diagnóstico completo sobre a situação da empresa, ela pode ser a ferramenta de gestão que você tanto procura. Dessa forma, você vai aprender um pouco mais sobre esse conceito e sobre qual é o seu funcionamento com a leitura deste post. Além disso, citamos as suas principais vantagens. Tenha muita atenção e aproveite!

O que é a análise SWOT?

Um recurso amplamente utilizado para análise de projetos é a matriz FOFA — também conhecida como análise SWOT, ou strengths, weaknesses, opportunities e threats; em tradução direta: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

A ferramenta funciona como uma espécie de “raio X” para um projeto e identifica, como o próprio termo já diz, quais são as suas vantagens e deficiências. Entenda melhor cada uma das etapas da análise SWOT:

  • strenghts/forças: nesse ponto da análise, verifica-se os fatores positivos de seu projeto em relação aos outros oferecidos no mercado;
  • weaknesses/fraquezas: aqui, os pontos que precisam ser melhorados são identificados;
  • opportunities/oportunidades: o ambiente no qual a sua empresa está inserida tem influência direta no sucesso de seus projetos, dessa forma, os fatores relacionados a isso devem ser analisados;
  • threats/ameaças: a realidade e o ambiente no qual a empresa se localiza também podem afetar sua performance. Logo, deve-se prever e analisar onde os seus concorrentes conseguem se sobressair.

Como ela funciona?

A análise SWOT na gestão de projeto deve ser utilizada para conhecer o seu potencial estratégico. Ela permite um conhecimento aprofundado das potencialidades e dos limites do produto.

Primeiramente, é necessário identificar os pontos positivos que fazem com que seu projeto se destaque no mercado, por exemplo:

  • localização privilegiada;
  • potencial de consumo no mercado;
  • uso de novas tecnologias;
  • tamanho e união da equipe de trabalho;
  • quantidade de ativos, de equipamentos e de capital de giro.

Cada tipo de empreendimento vai ter suas características especiais que o diferenciam dos demais. Após conhecê-las, você deve montar um plano de ações, a fim de maximizar as potencialidades do projeto. Se a sua equipe já está engajada, procure por novas maneiras de aumentar ainda mais essa qualidade, por exemplo.

As fraquezas são elementos internos que atrapalham o desempenho das atividades. Elas estão presentes em todos os tipos de negócios e devem ser encontradas e solucionadas o quanto antes. As situações que melhor exemplificam esse pensamento são a ausência de recursos e de matérias-primas, a falta de qualidade na equipe, o uso de técnicas obsoletas e o descumprimento dos prazos de entrega

O próximo passo está relacionado às oportunidades que o mercado oferece. Na maioria dos casos, elas estão fora do seu controle e precisam ser analisadas e aproveitadas com muita eficiência. Qualquer deslize ou erro pode abrir uma brecha para seus concorrentes. Todos os seus projetos devem ser planejados e executados para suprir essa demanda e fazer com que o mercado aceite seu produto da melhor maneira possível.

As ameaças são os fatores externos à empresa e que devem ser superados em sua rotina de trabalho. A entrada de um novo concorrente ou a mudança de uma legislação podem ameaçar seus projetos.

Em todas as situações, o planejamento estratégico garante a obtenção de resultados positivos e garante mais segurança e autonomia para tomar decisões.

Quais são as suas vantagens?

Após descobrir o que é a análise SWOT na gestão de projeto e como ela deve ser aplicada, chegou o momento de conhecer os seus benefícios.

Redução de riscos

Todos projetos de uma empresa estão sujeitos a vários tipos de riscos. Como dito anteriormente, a técnica SWOT faz com que um profissional da tecnologia da informação conheça toda a sua infraestrutura de trabalho e todo o mercado ao seu redor. Dessa forma, ele consegue encontrar os gargalos operacionais e financeiros que não favorecem o crescimento dos projetos.

Essa metodologia cria dispositivos e oportunidades para a elaboração de um planejamento estratégico, visando à redução dos riscos e ao aumento de produtividade. Isso acontece porque você utiliza um ponto de vista diferenciado sobre aquilo que ocorre no negócio.

Integração das equipes

Para que a análise SWOT na gestão de projeto alcance seus objetivos, é fundamental que haja a integração e a cooperação entre todos os funcionários envolvidos. Seus participantes devem analisar e opinar sobre as ideias e os conceitos a serem implementados nos projetos.

Como eles lidam diariamente com os problemas em suas rotinas de trabalho, é possível encontrar soluções palpáveis e práticas de serem implementadas. Ela também fomenta o compartilhamento de informações e faz com que os colaboradores sejam mais engajados e alinhados aos objetivos estabelecidos.

Conhecimento sobre o mercado

O mercado consumidor é instável e pode surpreender um profissional muito experiente. Desse modo, a análise SWOT na gestão de projeto facilita o entendimento das relações existentes entre empresas, concorrentes e clientes. Então quem a aplica pode criar um planejamento adequado às suas necessidades e que esteja de acordo com às exigências dos projetos.

A gestão de projetos já não é um diferencial para uma empresa que quer se destacar. Ela é um conceito básico para a melhoria dos processos produtivos e o aumento de produtividade. Portanto, suas técnicas devem guiar o dia a dia de trabalho de um profissional que deseja estar atualizado com as melhores práticas do mercado.

A análise SWOT na gestão de projeto faz com que você tome decisões mais eficientes. Ao utilizá-la em sua empresa, você melhora a quantificação de resultados e cumpre os prazos de entrega com facilidade.

E então, gostou do nosso conteúdo? Quer aprender mais sobre o assunto? Veja como a gestão de projetos deve ser aplicada na tecnologia da informação!

Postado em Gerenciamento de Projetos e tag: , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *