Equipe desmotivada? Segredos para mudar esse cenário!

Equipe desmotivada? Segredos para mudar esse cenário!

Escrito por Roberto Gil Espinha

08 abr 2014

4 min de leitura

Montar uma boa equipe é muito mais do que reunir funcionários competentes e com bons currículos. Você precisa dar estrutura de trabalho e guiá-los para apresentar bons resultados para a empresa. Mas o que fazer quando você tem em suas mãos um equipe desmotivada, acomodado no trabalho e que não busca a inovação? Confira 4 segredos para motivar sua equipe!

Capacite os funcionários

Uma excelente maneira de motivar sua equipe é tirá-la da zona de conforto, apresentando conhecimentos, técnicas e ideias que sejam diferentes das aplicadas no dia a dia. A capacitação é muito eficiente porque traz para sua empresa novos ares e metodologias diferentes das que seus funcionários estão acostumados.

Os treinamentos podem ser internos, trazendo um professor para dentro da sua empresa, ou externos, quando você envia um ou mais membros da sua equipe para um curso em outra instituição. Seja qual for o método escolhido, estimule os funcionários a utilizar, no dia a dia, o que foi aprendido, este procedimento melhorará os processos de trabalho.

Envolva a equipe na tomada de decisões

Quando sua equipe é envolvida no processo de tomada de decisões você aumenta a responsabilidade, estimulando um papel mais ativo de cada um. Apresente cenários completos para os funcionários e busque saber o que cada um entende do projeto como um todo. Com isso você cria um ambiente de gestão participativa, onde a equipe possui parte do poder de decisão.

Porém, lembre-se: gestão participativa não é o mesmo que cogestão. A responsabilidade final sobre cada uma das decisões sempre vai recair no gerente de projetos.

Comunique-se com clareza

A causa da falta de motivação da equipe pode estar na falta de clareza sobre o trabalho que deve ser desenvolvido. Se as pessoas não sabem exatamente o que devem fazer no dia a dia e qual é a função do seu trabalho para os objetivos globais da empresa elas tendem a ficar extremamente frustradas.

O ideal é ser sempre o mais claro possível e se comunicar constantemente com seus colaboradores. Use os mecanismos de comunicação interna (como memorandos, e-mails e mensagens eletrônicas), mas encontre sempre tempo para uma conversa olho no olho.

Procure ouvir ativamente e entender quais são as dificuldades e insatisfações dos seus funcionários. E, o mais importante, apresente soluções para as demandas que forem reportadas.

Recompense o bom trabalho

Sua equipe pode estar desmotivada porque os funcionários acreditam que não serão recompensados por bom trabalho. Neste cenário, é indiferente para o empregado apresentar, ou não, um bom desempenho. Isto é péssimo para sua empresa, porque inibe a inovação e o esforço da equipe de conseguir resultados excepcionais.

Uma forma de resolver essa situação é recompensar sempre o trabalho que seja acima da média. Bônus em dinheiro ao alcançar certas metas, dias de folga ou até mesmo prêmios, como viagens e aparelhos eletrônicos, são maneiras de gratificar os funcionários (ou toda a equipe em alguns casos). Outra recompensa, bastante subestimada nas empresas, é um simples elogio público para um colaborador.

É hora de motivar a Equipe Desmotivada!

A sua equipe pode estar sem motivação pode diversos motivos. Quando isso acontece, a única certeza é que você precisa modificar esse cenário, estimulando os seus funcionários a sair de sua zona de conforto e alcançar maiores objetivos dentro da empresa. Para resolver isso, envolva seus colaboradores nos processos de tomada de decisão, dando maiores responsabilidades para cada um. Crie um programa de capacitação para renovar os ares e apresentar novos métodos e formas de trabalhar.

Algumas vezes a equipe pode estar desmotivada, porque não recebe um reconhecimento eficiente do bom trabalho que cada um desempenha. Sempre premie o trabalho que for acima da média. A falta de comunicação ou a comunicação feita de maneira ineficiente também podem frustrar seus colaboradores, que não entendem com clareza o que precisam fazer e seu papel nos objetivos da empresa. Sempre comunique-se de forma clara.

Já está preparado para dar uma injeção de motivação na sua equipe? Então mãos à obra!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (2)

Seu e-mail não será publicado.