Gráfico de Gantt: o que é, como funciona e benefícios

Gráfico de Gantt: o que é, como funciona e benefícios

Escrito por Roberto Gil Espinha

27 nov 2023

10 min de leitura

Atualizado em 27/11/2023

O sonho de qualquer gerente de projetos é aumentar a produtividade da equipe e conseguir controlar as atividades de modo mais eficiente, não é? 

E se a gente de disser que existe uma ferramenta que pode ser a chave para alcançar isso? Pois é! Estamos falando do Gráfico de Gantt, um importante aliado da gestão de projetos.  

Se você quiser saber mais sobre o assunto, continue lendo e entenda por que isso é indispensável para o sucesso dos projetos! 

O que é gráfico de Gantt? 

O gráfico de Gantt é uma ferramenta visual utilizada para controlar o fluxo de trabalho de um projeto.   

Ele funciona praticamente como uma linha do tempo, que apresenta:  

  • A sequência de atividades a ser seguida; 
  • As datas de início e fim de cada atividade; 
  • O status das tarefas; 
  • O tempo gasto em cada ação executada;  

Aí você pode se perguntar: mas, se o gráfico de Gantt controla as atividades e prazos do projeto, qual a diferença dele para o cronograma? Veja a seguir:  

Qual a diferença entre cronograma e gráfico de Gantt? 

O cronograma é a ferramenta que descreve todas as atividades do projeto e o prazo em que devem ser cumpridas. Já o gráfico de Gantt é a ferramenta que irá controlar o progresso dessas atividades.  

Isso significa que ele é uma versão mais completa do cronograma, que permite compreender melhor a relação entre as tarefas e informações.  

Se você quiser saber mais sobre o cronograma e como definir estes dados, nós temos um webinar gratuito com o passo a passo para você aprender. Clique no banner abaixo e baixe o material!  

Quais as vantagens de usar o gráfico de Gantt? 

Com o gráfico de Gantt o gerente de projeto tem muito mais controle sobre todos os processos, porque esta ferramenta:  

Facilita o entendimento das tarefas 

O Gantt permite ter um maior controle sobre as tarefas, porque, além de visualizar os pacotes de trabalho como um todo, ele traz detalhes sobre as atividades, como:    

  • Qual a ordem das tarefas; 
  • Quem é responsável por realizar as atividades;  
  • Quais os recursos necessários para cada ação;  
  • Quais as datas estimadas para a execução;  
  • Qual o status atual das atividades.  

Além disso, também é possível visualizar as dependências do projeto. Isto é, quais atividades estão vinculadas e dependem uma da outra para ocorrer.  

Fornece mais clareza sobre os prazos 

Além de apresentar as datas definidas no cronograma, o gráfico de Gantt informa também qual o status, em tempo real, de cada atividade. Com isso, o gerente pode acompanhar o projeto de forma mais precisa e controlá-lo para que fique dentro do prazo estimado.  

Otimiza a utilização dos recursos 

No gráfico de Gantt, são atribuídos responsáveis à todas as atividades. Assim, o gerente consegue:    

  • Identificar o momento exato que precisará alocar a equipe e os equipamentos na atividade;  
  • Saber se os recursos estarão disponíveis no momento em que serão necessários;  
  • Saber se os recursos serão faltantes;  
  • Analisar se há a necessidade de novas aquisições;  
  • Planejar o que é mais viável para o projeto a partir da situação atual.  

Evita riscos e desvios 

Ao mostrar claramente todo o fluxo produtivo, o Gantt torna os gargalos e riscos mais evidentes, o que permite tomar ações com antecedência e evita que ações negativas afetem o projeto.   

Eleva a produtividade 

Se os prazos são cumpridos mais facilmente, os riscos mitigados e as informações mais claras, o resultado só pode ser o aumento da produtividade e entregas melhores!  

Bastante coisa legal, né? Então, veja a seguir como o gráfico de Gantt funciona e para quem ele é indicado!   

Como funciona o Gráfico de Gantt?

Como qualquer gráfico, o diagrama Gantt é dividido em dois eixos, o vertical e o horizontal. O eixo vertical é referente às atividades que precisam ser feitas, enquanto o eixo horizontal representa os prazos de cada atividade.   

Relativamente simples, não é?  

Mas, atenção! Ao relacionar essas duas informações, outras irão aparecer. Por isso, consideramos que o gráfico de Gantt seja composto por cinco elementos fundamentais:  

5 principais elementos do gráfico de Gantt

gantt artia

1. Prazos 

Cada entrega possui datas e prazos específicos. Por isso, é essencial identificar o tempo, que pode ser representado em horas, dias ou meses, de acordo com as necessidades do projeto. 

2. Atividades 

Além do tempo, o outro eixo do gráfico se refere as atividades. Então, liste e nomeie cada uma delas.    

3. Barras 

As barras representam a duração de cada tarefa, ou seja, relaciona os dois elementos acima descritos. Elas são o elemento visual mais importante do diagrama de Gantt, pois são a principal fonte de acompanhamento do progresso do projeto. 

4. Setas 

As setas demarcam as relações de interdependência entre as tarefas. Assim, elas indicam quais atividades dependem da finalização de outras e quais estão diretamente relacionadas entre si.  

5. Marcos 

Os marcos são pontos importantes do projeto. Geralmente, eles indicam que alguma etapa importante chegou ao fim ou até mesmo indicam o fim do projeto. 

Agora, que você já sabe o que é o gráfico Gantt e como ele funciona, veja as vantagens que fazem dele uma ferramenta indispensável para a gestão de projetos:  

Para quem o gráfico de Gantt é recomendado?   

O gráfico de Gantt é recomendado em situações em que é crucial ter uma visão clara das etapas do projeto, suas durações e as dependências entre as tarefas. Ele é particularmente útil quando há: 

  • Múltiplas tarefas e dependências; 
  • Necessidade de monitoramento contínuo: 
  • Muitos recursos envolvidos; 
  • Prazos rígidos e entregas pontuais; 
  • Orçamento limitado. 

Veja como alguns ramos e profissionais se beneficiam muito do uso do gráfico de Gantt: 

Gestão de Projetos 

Profissionais de gerenciamento de projetos são os principais usuários do gráfico de Gantt. O gráfico fornece uma visão cronológica das tarefas, permitindo que os gerentes identifiquem dependências, aloquem recursos e monitorem o progresso. 

Desenvolvimento de Software 

Na área de tecnologia, o gráfico de Gantt é frequentemente empregado para planejar e monitorar o desenvolvimento de software. As equipes empregam o gráfico de Gantt para planejar sprints, atribuir tarefas a membros da equipe e acompanhar marcos importantes.  

Marketing 

Profissionais de marketing utilizam o gráfico de Gantt para coordenar todas as atividades relacionadas a campanhas publicitárias, lançamentos de produtos e eventos. Isso ajuda a garantir que todas as ações estejam alinhadas e executadas de forma eficiente. 

Agora que você já sabe tudo sobre o gráfico de Gantt, vamos aprender a montá-lo na prática?   

Como fazer um Gráfico de Gantt?

1. Liste as atividades do projeto

O primeiro passo para construir o gráfico de Gantt  é saber quais são as atividades dele. Uma dica que facilita essa etapa é analisar a estrutura analítica do projeto, porque ela contém todas as tarefas necessárias para que o projeto seja entregue e facilita a montagem da lista. 

2. Defina os prazos das tarefas 

O segundo ponto é definir as datas de início e término de cada atividade. Aqui, você pode conferir o cronograma do projeto e fazer ajustes caso seja necessário. 

3. Indique as interdependências

Uma das principais vantagens do gráfico de Gantt é indicar as relações de interdependência de modo mais visual, porque isso ajuda muito os gestores a controlar as entregas e evitar atrasos.  

Por isso, após identificar quais as tarefas e prazos do projeto, é importante compreender qual a relação entre estes elementos.

4. Estabeleça os responsáveis 

Saber quando cada etapa do projeto deve ser entregue é muito importante. Mas, isso não adianta de nada se o gerente não souber quem é responsável por realizá-las, não é?  

Então, como quarto passo para fazer um bom gráfico de Gantt, temos a definição dos responsáveis, que darão um maior direcionamento gestor e garantirão o fluxo das execuções. 

5. Monte o gráfico

Com todas as informações já definidas, é o momento de realmente construir o gráfico. E aí não tem segredo, basta inserir as informações, o que pode ser feito de três formas: manualmente, no Excel ou online.   

O modo manual era muito utilizado quando a ferramenta foi inventada. Porém, hoje, com as tecnologias existentes, ele é uma maneira menos eficiente de gerir os projetos.   

Por isso, nossa sugestão, é que você opte pelas versões digitais, utilizando o Excel ou o Gantt online. 

Gráfico de Gantt no Excel 

O Excel é uma plataforma muita utilizada na gestão de projetos, o que pode tornar a criação e a manutenção de gráficos de Gantt mais acessíveis e com uma interface mais familiar.  

Aqui, os usuários podem organizar e estruturar os dados do projeto conforme suas necessidades específicas, adicionando detalhes, ajustando cores e formatos, e incluindo informações adicionais para uma compreensão mais abrangente. Além disso, o Excel permite que os usuários realizem cálculos automáticos relacionados ao tempo, como datas de início e término das tarefas com base na duração estimada. 

Quer aprender a montar um gráfico de Gantt no Excel? Confira: 5 passos para fazer um gráfico de Gantt no Excel!  

Gráfico de Gantt online 

O Gráfico de Gantt online oferece uma abordagem moderna e colaborativa para o gerenciamento de projetos. Ao utilizá-lo, os usuários podem colaborar em tempo real, facilitando a comunicação entre membros da equipe independentemente da localização geográfica.  

Assim, essas plataformas trazem mais flexibilidade para a atribuição de tarefas, monitoramento do progresso e comunicação entre os membros da equipe de maneira integrada. 

| Leia nosso artigo completo e veja por que o Gráfico de Gantt Online é a melhor opção!  

E se quiser já partir direto para a prática, te convidamos a conhecer o artia, o nosso software de gestão de projetos. Com ele, você poderá criar um gráfico de Gantt completo e controlar todas as entregas dos seus projetos de modo muito mais eficiente. 

Faça um teste grátis agora mesmo e veja os benefícios do Gantt!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.