Gestão de projetos: como saber se estou fazendo isso da melhor forma possível?

A gestão de projetos não é nenhuma ciência oculta acessível somente aos profissionais mais capacitados do mercado. Muito pelo contrário: todos nós conduzimos projetos em nosso dia a dia — que

Gestão de projetos: como saber se estou fazendo isso da melhor forma possível?

Gestão de projetos: como saber se estou fazendo isso da melhor forma possível?

nada mais são que um conjunto de tarefas com início, meio e fim — com diferentes graus de organização.

Mas, para obter um desempenho de primeira nessas iniciativas, é preciso que as empresas aprimorem a capacidade de gerenciar os esforços da equipe. Saiba o que fazer para saber se você está gerenciando os projetos da melhor forma possível:

Premissas

Muitos projetos exigem que as empresas façam planejamentos e tomem decisões sem ter todas as informações necessárias para isso. Dessa forma, os gestores precisam desenvolver as premissas, ou seja, as hipóteses assumidas como verdadeiras antes do início do projeto. Com elas, é possível alcançar um ponto de partida para identificar possíveis riscos e colocar um pouco de ordem no caos.

Medindo resultados

Sem medir é impossível gerenciar. Por isso, somente criando uma cultura de medir e analisar o desempenho sua empresa saberá se o projeto está caminhando na direção correta.

Para administrar os empreendimentos com mais eficiência, é indispensável que sua empresa crie indicadores para medir não somente a qualidade do produto final, mas também fatores como tarefas planejadas X realizadas, cumprimento de prazos, satisfação do cliente, entre outros.

Definição de tarefas

Algumas empresas deixam seus projetos saírem dos trilhos somente por não terem um sistema simples para criar, organizar, delegar e gerenciar tarefas.

Seja utilizando recursos como o quadro Kanban ou softwares para gestão de projetos, o importante é que os gestores garantam que as tarefas essenciais sejam devidamente distribuídas entre seus responsáveis, evitando omissões, esforços duplicados e outros inconvenientes.

Estabelecendo marcos

Se você não sabe bem como o empreendimento está caminhando, uma boa dica é definir marcos, ou seja, aquelas etapas significativas do projeto que foram atingidas pela equipe.

Os marcos simbolizam uma conquista para a empresa e devem ser comemorados ou ao menos ressaltados durante a execução do projeto, garantindo que todos saibam em que ponto se encontram e o que ainda é preciso fazer para chegar ao final.

Stakeholders

Os projetos possuem diferentes públicos interessados em seus resultados finais. Não somente o cliente, mas também os patrocinadores, públicos abrangidos, comunidade, parceiros e a própria equipe do projeto.

Por isso, uma das melhores formas de saber se sua empresa está gerenciando o projeto da melhor maneira possível é acompanhar as expectativas de cada um desses públicos.

Quando necessário, também é preciso tomar as medidas necessárias para que essas expectativas possam ser atendidas da forma correta ou ao menos realinhadas entre todas as partes. Lembre-se de que, por mais que sua empresa alcance os resultados definidos no planejamento, de nada isso irá adiantar caso a entrega não esteja alinhada com as expectativas dos stakeholders. Ao agir dessa forma, sua empresa já começará a trilhar um caminho para gerenciar seus projetos de forma mais eficaz.

E você, como vem gerenciando os seus projetos? Quais estratégias utiliza para acompanhar o desempenho das tarefas? Comente com a gente e fique de olho em dicas e novidades no blog da Artia!

Passo a Passo para o seu primeiro Gerenciamento de Projetos

Postado em Gerenciamento de Projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *