GTD: Começar pela tarefa mais difícil ou pela mais rápida?

gestão de projetos
Todos os dias você tem que gerenciar diversas tarefas e resolve-las, e para ganhar eficiência o ideal é tratando uma de cada vez, sem tentar resolver/fazer todas ao mesmo tempo.

Como já vimos aqui no blog o método GTD tem 3 regras de um processamento bem feito:

1. Comece sempre pelo item inicial;

2. Processe um item de cada vez, pela ordem;

3. Nunca devolva nada para “Caixa de Entrada”.

Mas como para tudo existe uma exceção, aqui não poderia ser diferente. Uma delas é causada por um fator especial: o apego ou rejeição para cada tarefa pendente.

 

Por onde começar?

Mesmo você trabalhando sozinho e sem interrupções, muitas vezes o dia acaba ficando cada vez mais estressante, pelo simples motivo de você deixar as pendências mais importantes e complicadas para o final da fila, e muitas vezes sem perceber.

Aquele telefonema que você prefere não fazer, ou um relatório complicado e que não tem utilidade nenhuma, que é feito só por burocracia, ou até mesmo alguma tarefa doméstica como limpar a geladeira.

Quando essas pendências são identificadas antes, uma maneira fácil de salvar o seu dia, e que realmente funciona, é mover essas tarefas logo para o inicio da fila. Assim você “mata” elas logo no inicio, o resto da agenda fica até mais leve e melhora a gestão do tempo.

 

A decisão consciente no início do dia

É logo no inicio do dia que você normalmente para, faz o gerenciamento de suas tarefas e escolhe as prioridades na qual irá trabalhar. Se for inevitável, comece pelas mais estressantes e livre-se delas logo.

Porém muitas pessoas não conseguem engrenar logo no começo do dia, podendo então adotar outra “tática”. Trabalhe com tarefas que lhe agradem mais nas primeiras horas e use a sensação de dever cumprido para gerar impulso para as demais demandas.

Não existe uma tática mais adequada, ou certa: a própria literatura sobre produtividade pessoal tem conselhos diferentes. Tem autores que recomendam começar pela tarefa mais difícil, outros pela mais importante e alguns pelas mais fáceis, ganhando assim impulso e motivação para as demais.

Sendo assim, você deve escolher a qual você mais se adapta!

Fonte

 

Posted in Produtividade and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *