6 habilidades especiais para o gerenciamento de projetos

6 habilidades especiais para o gerenciamento de projetos

Escrito por Roberto Gil Espinha

22 out 2015

3 min de leitura

Para que o gerenciamento de projetos seja bem-sucedido, não basta que o gestor se concentre na atribuição de atividades e na definição de metas e resultados. Mais do que isso, o gerente de projetos deve ter habilidades para que a gestão tenha resultados satisfatórios.

Um gerenciamento de projetos adequado é aquele que transcende o emprego de ferramentas e técnicas e une conceitos de gestão de pessoas para a manutenção do espírito de equipe. Confira a seguir 6 habilidades especiais para o gerenciamento de projetos:

Entusiasmo

Qualquer profissional se sente bem ao estar em contato com alguém entusiasmado. Afinal de contas, com a força do entusiasmo é possível realizar uma quantidade de trabalho 2 vezes maior do que se faz habitualmente sem que seja percebido um sinal de cansaço. É importante não só que o gestor se mantenha animado, como também que saiba transmitir essa energia à equipe de forma a aumentar a produtividade e minimizar o estresse no ambiente de trabalho.

Boa comunicação

A falha na comunicação é levantada como um dos principais falhas na gestão de um projeto. Consciente disso, o gestor deve garantir que as mensagens sejam assimiladas por todos aqueles que participam do projeto — da equipe ao cliente. E essa preocupação se refere tanto à modalidade oral como à escrita. Portanto, deve haver uma atenção especial para o conteúdo e para os canais daquilo que você deseja transmitir.

Liderança

A capacidade de liderança é uma habilidade esperada de todo o gestor. Sem a demonstração de liderança, a equipe perde o rumo e se dispersa dos objetivos e das designações do gerente de projetos. Sendo assim, a postura de líder é fundamental para que os esforços de todos aqueles que trabalham no projeto sejam direcionados corretamente.

Negociação

A negociação está presente na rotina do gerenciamento de projetos, em acordos com os clientes e na gestão de conflitos da própria equipe. O gerente de projetos precisa ter a sensibilidade de até onde pode ceder e quando não deve fazer concessões na negociação de contratos, bem como discernir qual a melhor solução para os desentendimentos no time. A falta dessa habilidade pode fazer com que o gerente de projetos ceda facilmente às pressões internas e externas, causando desequilíbrios significativos em todo o projeto.

Ética

O gerente de projetos ocupa um cargo em que há concentração de grandes responsabilidades e poder de decisão. Por esse motivo, a escolha de fornecedores, a contratação de profissionais e o faturamento, na maioria das vezes, é de sua responsabilidade. Garantir que não haja favorecimento de pessoas ou empresas é a postura esperada de qualquer profissional, inclusive daquele responsável por promover o gerenciamento do projeto.

Eficiência

O foco do gerenciamento de projetos deve ser a entrega do resultado. Sendo assim, o gerente de projetos deve estar atento para que nada na organização interfira negativamente na produtividade. Caso seja encontrado algum empecilho, interno ou externo, o gestor deve ser proativo para eliminar o mais rápido possível aquilo que reduz a eficiência dos processos.

Com habilidades como essas, somadas ao emprego de conhecimentos e técnicas de gestão, o gerenciamento de projetos tem enorme potencial para garantir o sucesso do seu negócio.

Você conhece outras habilidades especiais para o gerenciamento de projetos? Quais são as mais importantes na sua opinião? Deixe um comentário e compartilhe suas ideias conosco!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.