Pomodoro Technique – o que é e como o Artia pode ajudar

Pomodoro Technique – o que é e como o Artia pode ajudar

Escrito por Roberto Gil Espinha

09 Apr 2013

4 min de leitura

Algumas pessoas chegam ao final do dia com a sensação de que conseguiram produzir muito pouco ou, o que é pior, percebem que conseguem produzir muito mais após o horário normal de trabalho ou nos finais de semana.

Isto é cada vez mais comum e tem ligação com as interrupções do nosso dia a dia. São telefonemas, emails, colegas de trabalho, redes sociais. Isto quase impossibilita que possamos focar alguns minutos em uma atividade, fazendo com que tenhamos que reiniciar o que estávamos fazendo frequentemente.

A funcionalidade “Meu Dia” do Artia pode te ajudar a minimizar isto pois tem agregada uma técnica de concentração que ajuda as pessoas a focar em seu trabalho.

A Pomodoro Tecnhique é uma técnica para gestão do tempo cujo objetivo é ajudá-lo a aumentar sua produtividade ao dividir o seu trabalho em pequenos blocos de 25 minutos de duração, e focar em apenas uma atividade, sem interrupções, durante esse período. Depois desse período, você deve fazer um intervalo de cinco minutos de duração durante o qual você pode fazer qualquer coisa, desde que não esteja relacionado às suas atividades de trabalho. Repita o ciclo e, na quarta repetição, faça um intervalo maior, de quinze minutos. A técnica, bastante simples, aumenta a concentração e o foco, e diminui a fatiga em períodos mais longos de trabalho.

O autor da técnica, o italiano Fracesco Cirillo, recomenda começar o dia fazendo uma lista das atividades que você precisa fazer no dia, já divididas (ou agrupadas, conforme o tamanho) em blocos que podem ser executados em 25 minutos.

Depois, é partir para a execução. Aqui, um timer é fundamental. O nome da técnica vem do modelo de relógio empregado pelo autor, um timer de cozinha na forma de um tomate. Entretanto, você pode usar qualquer timer e a janela “Meu Dia” do Artia conta com um timer específico para a técnica e já aponta as horas trabalhadas de forma automática.

Também é importante que você registre as interrupções sofridas ao longo de cada Pomodoro, e negocie as interrupções para que elas não comprometam o seu bloco de tempo. Explique o que você está fazendo para quem interrompeu você e pergunte gentilmente se aquele assunto não pode ser tratado depois de terminar o seu pomodoro. Se surgir algo que faça você interromper o pomodoro por mais do que alguns instantes, considere o pomoro inválido e inicie o seu timer novamente.

Algumas outras ferramentas podem ajudar bastante nos seus Pomodoros. Uma é um totem de papel, feito com uma folha A4 comum, indicando que você está “Em Pomodoro”. Explique para os seus colegas o que aquilo significa, e eles saberão que não devem interrompê-lo quando esse totem estiver de pé sobre a sua mesa.

O “Meu Dia” do Artia tem uma seção desenhada especificamente para auxiliar no uso da Pomodoro Technique. No começo do dia, adicione ao “Meu dia” as atividades que pretende executar ao longo do dia. Na tela do “Meu dia”, clique sobre o botão de “To-do” no timer para alternar entre o modo tradicional de “To-do” e o modo “Pomodoro”. Você terá um timer regressivo de vinte e cinco minutos (sem pausa!) e um mecanismo simples para registrar interrupções internas e externas. No menu de cada atividade, o item “Pomodoro” mostra para você estatísticas simples sobre os pomodoros executados em cada atividade.

Além de ajudar a executar os pomodoros, o “Meu Dia” ainda registra apontamentos de horas de forma automática a cada vez que você conclui um podomoro.

Para muitos a técnica causa estranheza no início. Como assim, intervalos forçados a cada 25 minutos? E se eu estiver fazendo algo importante naquele momento? Como assim, sem interrupções? E se eu receber um email importante, ou alguém me chamar para conversar sobre algo relevante? No entanto, ao aplicar a técnica integralmente, você começa a perceber que forçar-se a descansar de tempos em tempos é um hábito que paga dividendos a médio prazo, e você perceberá que chegará no final da tarde rendendo mais e menos cansado. E perceberá que pouquíssimas coisas na vida são tão importantes que não possam ser tratadas daqui a 25 minutos.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.