Por que a gestão de projetos tornou-se diferencial competitivo?

Por que a gestão de projetos tornou-se diferencial competitivo?

Escrito por Roberto Gil Espinha

28 Jan 2014

3 min de leitura

Se você é daqueles que acha que gestão de projetos é algo complexo e que possivelmente não tem nenhuma relação com a sua empresa, é bom começar a se preocupar, pois possivelmente alguém pode estar ganhando o seu mercado, de forma silenciosa e bastante rápida.

Aquela ideia que ficou esquecida, a informação que demorou a chegar por depender de terceiros, ou ainda um processo que se perdeu por não ter um controle de etapas, participantes e prazos. Identificou-se? Então, estes são alguns dos fatores mais comuns dentre as empresas que não conseguem se desenvolver por falta de gestão em seus processos e projetos.

Projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado único. É temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e por isso, um escopo e recursos definidos. Deveria ser sempre assim, mas não é. Quando as ideias são organizadas e divididas em tarefas e prazos, passamos a ter um projeto. Depois disso é iniciar a execução, ou seja, botar em prática.

Para isto a gestão (ou gerenciamento) de projetos é fundamental.  Não só iniciar, mas acompanhar, executar, implantar e verificar a sua execução e a forma que isto vem ocorrendo. O processo de gerenciamento de projetos é, basicamente, caracterizado por cinco etapas: início, planejamento, execução, monitoramento (controle) e encerramento.

Na teoria está explicado, mas como é na prática? Vamos utilizar como exemplo uma indústria que tem em seu planejamento o desenvolvimento de um novo produto. Em um projeto assim é necessário uma equipe com alguns setores dentro da empresa e conforme o desenvolvimento vai avançando, todos devem estar sabendo do andamento de cada etapa do projeto. E é neste ponto que a gestão de projeto faz a diferença, com ela implantada na empresa os projetos tem maior probabilidade de obterem sucesso e de forma mais rápida. Sem o gerenciamento as chances de alguma etapa ser esquecida, ou até de o projeto parar, aumentam.

Gerenciar projetos não está apenas relacionado a produtos, todo tipo de empresa precisa desenvolver-se em alguma de suas áreas, podendo ser comercial, promoção, planos de expansão ou na entrega de algum serviço etc. Quem está antenado a isto, já começa a obter destaque no mercado.

Pode parecer algo complicado, difícil para deixar organizado, mas não é. Hoje o mercado apresenta algumas soluções simples e práticas de ferramentas para gerenciamento de projetos. O Artia é a principal referência como software de gerenciamento de atividades, porque ao mesmo tempo em que possui ferramentas avançadas, também se adapta somente as necessidades do usuário, tornando a implantação rápida e simples.

Com apontamento de horas, custos, agenda e muitas outras funções, o Artia é um software completo, não importa qual a necessidade do usuário. E mais, com a separação das atividades por projetos e pastas, facilita a organização das informações registradas e utilização do Artia. O dinamismo da ferramenta faz com que ela se enquadre de forma surpreendente para empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Qualquer empresa que quer se desenvolver, deveria utilizar o Artia.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.