Porque muitas pessoas não praticam efetivamente o gerenciamento de projetos?

efetivamente o gerenciamento de projetos

Na teoria todos sabem a importância em utilizar as técnicas de gerenciamento de projetos dentro de uma organização, mas por que elas não são aplicadas na prática?


Abaixo estão algumas razões de acordo com John Grass:

Um bom gerenciamento de projetos requer, antes de tudo, um investimento de tempo e de esforço – Resolver as tarefas assim que foram discutidas até pode funcionar, mas apenas para projetos pequenos de poucas horas, quando temos um projeto complexo com mais de 2000 horas essas mudanças não funcionarão da mesma maneira. É necessário resistir ao impulso de resolver tudo na hora, ou melhor, tentar resolver.

A sua empresa não está comprometida – A empresa deve apoiar o gerenciamento de projetos, se a própria organização achar que estão perdendo tempo separando os processos dos projetos não tem porque aderir às técnicas e colocá-las em prática.

Você não tem a habilidade necessária – Muitas pessoas acabam não tendo o treinamento ou até mesmo um software de gerenciamento de projetos para executar seus projetos com eficácia.

Os Executivos pensam que gerenciamento de projetos é uma ferramenta – Muitos executivos ainda acham que o gerenciamento de projetos é software instalado na organização. É claro que para gerenciar um projeto de forma eficaz é preciso utilizar um, mas somente como um apoio. O real valor na gestão de projetos está na aplicação na técnica e saber “como” inserir as informações na ferramenta.

A metodologia pode ser considerada complexa e muito burocrática em termos de documentação – Muitos gerentes ficam preocupados com os “gastos” em utilizar uma metodologia, mas mal sabem eles o valor ela pode agregar para uma empresa. Cada projeto tem suas características e devem ser gerenciados corretamente em cada etapa.

Os membros da equipe receiam maior controle – Dependendo de como as técnicas de gerenciamento de projetos serão implementadas, o controle das equipes será maior e tendem inibir a criatividade em algumas áreas por falta de maturidade.

A gerência receia a perda de controle – Muitos gerentes têm medo de perder o poder da palavra para os gerentes de projetos, ainda acham que eles devem ter a palavra final, mas ninguém melhor que o gerente de projetos para tomar decisões, delegar tarefas e cobrar as etapas de cada colaborador.

Seja esperto e inteligente, ao utilizar gerenciamento de projetos na sua empresa, não tente matar uma formiga com uma metralhadora, se o seu projeto exige um esforço de duzentas horas, não desenvolva um plano de projeto que necessite de dez mil horas para concluí-lo.


Fonte: http://www.joelazevedo.com.br/?p=2103

Posted in Gerenciamento de Projetos and tagged .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *