Abrasil Arquitetura

Cases


Case Abrasil Arquitetura: construindo resultados

Precisávamos de uma ferramenta para organização dos projetos de forma eficiente e dinâmica, e o Artia nos proporcionou isso.
Com ele, conseguimos maior controle dos projetos, tanto no que diz respeito à prazos quanto aos serviços à serem realizados para cada cliente.
Desde que implantamos o Artia em nosso negócio, estamos muito mais eficientes e organizados.

Fabíola Lopez e Rafael Carrero – Arquitetos

Sobre a Empresa

Fundado em 2005 pelos arquitetos Fabíola Lopez e Rafael Carrero, o escritório Abrasil Arquitetura atua em diversas áreas, desde arquitetura residencial até projetos para galpões industriais, como também para edifícios educacionais e institucionais. O escritório tem como objetivo atender as expectativas de seus clientes, tanto na parte funcional e estética quanto no orçamento desejado.

Para melhor entendimento dos trabalhos realizados, a Abrasil desenvolve seus projetos com a utilização de recursos tridimensionais, ou seja, maquetes virtuais que procuram retratar a realidade da edificação projetada e que permitem, além de melhor visualização dos conceitos estéticos e técnicos contidos, maior agilidade nas possíveis alterações desejadas pelos clientes. O escritório conta também com a Abrasil Maquetes, que desenvolve maquetes físicas tanto para trabalhos realizados pelo próprio escritório quanto para clientes interessados apenas neste serviço.

O Desafio de Negócio

A Abrasil desde o início até ano passado passava por dificuldades em controlar as etapas de cada trabalho desenvolvido pelos arquitetos e também de mensurar as horas gastas em cada um. Para organizar e controlar todas as ações feitas pelos envolvidos, a equipe utilizava planilhas feitas no Excel, mas logo o grupo percebeu que precisava de uma ferramenta adequada para essa finalidade e o mais prático possível. Ou seja, que mensurasse o tempo gasto e mostrasse exatamente em que fase cada membro estava e quanto tempo faltava para concluir determinada atividade no projeto.

Com essa dificuldade de cruzar as informações entre os envolvidos, ocorria uma série de problemas, como atraso de entrega e até custos desnecessários. Sem saber ao certo a duração de cada projeto o valor cobrado também era desproporcional a quantidade de tempo gasto para o desenvolvimento de cada trabalho, que era percebido somente no ato da entrega. No ano passado o arquiteto e sócio da Abrasil, Ricardo Carrero fez algumas pesquisas na internet e descobriu o Artia, ferramenta de gerenciamento de atividades online e desde então a ferramenta tem ajudado a Abrasil em organizar seus trabalhos e consequentemente há ter mais tempo para fechar novos negócios.

Solução

Por meio do Artia, o escritório adquiriu uma visão e noção de cada etapa dos projetos, com maior interação entre os integrantes da equipe e detalhamento do tempo gasto. Hoje, a Abrasil colhe frutos por saber tranquilamente as horas totais gastas dos empreendimentos e consegue mensurar os custos para cada um. Com o fácil acompanhamento e controle de todos que executam o trabalho garantindo agilidade ao processo, maior facilidade na mensuração do tempo gasto gerando assim os resultados esperados.

Além disto, o Artia permite uma série de opções de colaboração que são atreladas a atividade como documentos, marcos e comentários, o que permite que os arquitetos trabalhem de forma colaborativa e registrando todas as informações no Artia, praticamente eliminando a necessidade de e-mails, pois tudo fica registrado em um único lugar. ‘’O Artia trouxe capacidade de gerenciamento e um melhor planejamento para os nossos projetos’’, comemora Rafael.