Aquaflot

Cases


Aquaflot e Artia: empresa realiza orçamentos mais precisos

O Artia permite a quantificação das horas que cada colaborador dispensa para as atividades. A partir desta informação planejamos melhor as ações e a alocação do recurso tempo. Da mesma forma temos um histórico para futuros orçamentos em serviços similares

Fabrício Bongiolo Zaniboni – Gerente de Projetos

Sobre a Empresa

Fundada em 2001, a gaúcha Aquaflot desenvolve estudos e projetos, principalmente para o setor de mineração. A empresa é composta por quatro sócios e uma equipe experiente de colaboradores externos, tais como: geólogos, biólogos, químicos, engenheiros de diversos domínios – civil, mecânico, elétrico, químico e florestal.

A empresa vem desenvolvendo estudos e projetos em dois segmentos distintos: sistemas físico-químicos de tratamento de água e de efluentes industriais com ênfase em reuso e na elaboração e execução de estudos ambientais e serviços de engenharia na mineração. São condições indispensáveis para a estratégia empresarial o foco na eficiência do processo e no atendimento da expectativa do cliente quanto aos resultados operacionais em relação ao projeto proposto. Essa estratégia é complementada por um total comprometimento com o treinamento do pessoal para operação do sistema.

O Desafio de Negócio

Em 2012, após uma avaliação da situação que a empresa vinha vivenciando, os sócios identificaram um problema quando perceberam que não estavam otimizando o consumo do tempo, estimulando a produtividade e, o principal, conseguindo apresentar orçamentos de custo e prazo precisos. “Como a Aquaflot atua com a elaboração de projetos e consultoria seu maior recurso é o tempo gasto em cada atividade para a execução destes serviços. Desta forma, a quantificação do tempo gasto é muito importante para a empresa poder determinar o valor justo a ser cobrado”, destaca o gerente de projetos, Fabricio Bongiolo Zaniboni.

Solução

A solução apresentada pelo Artia se encaixou perfeitamente nos interesses da empresa. “O Artia permite a quantificação das horas que cada colaborador executa para as atividades. A partir desta informação planejamos melhor as ações e a alocação do recurso tempo. Da mesma forma temos um histórico para futuros orçamentos em serviços similares”, destaca Fabricio.

Atualmente, o software é utilizado em todas as atividades da empresa, sendo empregado para gerenciar dez projetos e atender oito clientes de grande porte nacional e que são críticos por estarem ligados a todo o faturamento da Aquaflot.