Child Foundation

Cases


ChildFund Brasil e Artia: parceria em integração de projetos sociais em todo o país

Foi uma das melhores ferramentas para gerenciamento de projetos que encontramos em nossa vasta pesquisa. O custo x benefício é bastante válido, é totalmente em português, e tem um ambiente amigável para os usuários

Edson Marinho – Coordenador de Projetos

Sobre a Instituição

Fundada em 1938, O ChildFund Brasil Fundo para Crianças é afiliado ao ChildFund International, uma das maiores e mais antigas organizações de desenvolvimento infantil no mundo. A organização faz parte da rede internacional ChildFund Alliance que está presente em 57 países, beneficiando mais de 15 milhões de pessoas.

Com o objetivo de promover resultados duradouros, a organização desenvolve programas sociais eficientes para controlar as causas da pobreza. O ChildFund Brasil se propõe a desenvolver intervenções articuladas e com o envolvimento de doadores, parceiros, governo, famílias, comunidades e sociedade, com a finalidade de promover o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos de crianças, adolescentes e jovens, através da participação ativa desses atores.

O Desafio de Negócio

Com sede em Belo Horizonte (MG), mas com equipe distribuída por todo o país, a empresa tinha a necessidade de um sistema para gerenciar todas as informações e tarefas de forma rápida e sem complicações. O programa utilizado anteriormente, em vez de auxiliar os colaboradores, estava sendo um complicador a mais na hora de organizar os projetos. Chegava assim o momento de procurar uma solução mais barata e eficiente, com baixo custo e mais amigável.

Seria possível ter um software de gerenciamento prático e rápido, mas sem grandes custos? Parecia pouco provável, mas foi o que a ChildFoundation Brasil encontrou ao trocar um sistema caro e pouco amigável pelo Artia. “Utilizávamos o MSProject. Basicamente os fatores que levaram a descartá-lo foram: alto custo do MS Project Server, e a plataforma MS Project que não é amigável”, conta o coordenador de projetos, Edson Marinho.

Solução

A possibilidade de acesso remoto por todo o país foi um grande diferencial na hora da escolha, a organização atua em mais de 800 comunidades brasileiras rurais e urbanas, beneficiando aproximadamente 188 mil pessoas. Segundo Edson, o Artia responde como uma plataforma de gestão por projetos que permite a colaboração de toda a equipe, distribuída pelo Brasil.

Mesmo com o software ainda em implantação, a empresa já percebe a melhora: “Foi uma das melhores ferramentas para gerenciamento de projetos que encontramos em nossa vasta pesquisa. O custo x benefício é bastante válido, é totalmente em português e tem um ambiente amigável para os usuários”, celebra o coordenador.

Enquanto a equipe ainda está se adaptando à nova plataforma, o Artia já apresenta resultados. Atualmente apenas o Departamento de Desenvolvimento Humano e Social vem utilizando o Artia, com ênfase no projeto: “Melhor de Mim”. “O registro de lições aprendidas, o histórico das atividades e a possibilidade de desenvolver projetos e atividades integrando membros da equipe que não estão fisicamente próximos”, acrescenta Edson, citando os principais benefícios já percebidos com a utilização da ferramenta. A empresa conta atualmente com cinco projetos gerenciados através do Artia e até o final do ano deverão ter mais de 20.

Outro benefício citado com relação ao Artia foi o suporte, que nas palavras do coordenador é sempre rápido e preciso, com presteza e uma ótima forma de atendimento, sanando todas as dúvidas que aparecem na equipe da ChildFund nesta nova etapa que está começando na instituição.

A parceria entre o Artia e a Child Foundation ajuda a integrar a empresa e seus projetos espalhados por todo o Brasil, desta forma, os projetos ganham em velocidade e qualidade. Ajudando a organização a focar e fortalecer ainda mais seu objetivo principal: a responsabilidade social.