Ciser

Cases


Artia cria soluções para a maior fabricante de fixadores da América Latina

Antes do Artia apenas os projetos de complexidade elevada recebiam detalhamento através de outro software. Com a facilidade e eficiência do Artia todos os projetos, bem como as melhorias de sistema e processos, passaram a ser gerenciados na ferramenta

Elvise Bresciani – Coord. TPI

Sobre a Empresa

A mais de 50 anos de mercado, a Ciser Parafusos e Porcas consolida-se como a maior fabricante de fixadores da América Latina. Isto se deve ao seu constante investimento em soluções tecnológicas que a permitem produzir mais de 6 mil toneladas/mês e 27 mil produtos diferentes. Esses números colocam a Ciser como referência e modelo, mas não apenas em produção e qualidade, pois a empresa também investe em várias ações de responsabilidade socioambiental que melhoram a vida da comunidade e de seus 1.400 funcionários.

Seus produtos cobrem diversos segmentos, como metalmecânico, construção civil, estruturas metálicas, eletroferragens, agronegócio, automotivo, linhas branca e marrom, petróleo e gás, eletrônica, ferroviário, moveleiro, varejo e atacado.

Melhoria do Negócio

Por meio de um processo recente de reorganização logística, com a inauguração de novos Centros de Distribuição, a Ciser conta com importante capacidade de estocagem de produto final em regiões estratégicas, que permite atendimento eficaz, com transportadora própria e serviço de roteirização de cargas, encurtando o prazo final de entrega. Outra estratégia para melhoria do serviço foi a criação do CFT (Centro de Formação Técnica), que qualifica os colaboradores por meio de cursos técnicos e formação acadêmica.

Esta incessante busca pela melhoria foi o que colocou o Artia no caminho da Ciser no início deste ano, quando o setor de TPI (Tecnologia de Processos e Informação) começou a utilizar o gerenciador de projetos Artia. A facilidade e eficiência do software surpreenderam e agradaram o coordenador do departamento de TPI Elvise Bresciani.

Diferenciais

Segundo ele antes do Artia apenas os projetos de complexidade elevada recebiam detalhamento através de outro software. Com a facilidade e eficiência do Artia todos os projetos, bem como as melhorias de sistema e processos, passaram a ser gerenciados na ferramenta. “Passei a ter controle de todas as demandas e alocação dos recursos de TI em projetos e melhorias de forma detalhada. Um dos grandes avanços está relacionado ao apontamento das atividades o qual é realizado de forma rápida e sem perda de produtividade na equipe”, comenta o coordenador. Com o gerenciador foi proporcionado uma facilidade de prestar contas para todas as áreas da empresa mostrando os produtos entregues e o consumo/esforço da mão de obra interna do departamento de TPI. Essa experiência já está levando o software para outros departamentos dentro da Ciser, pois a empresa compreendeu que o Artia não serve apenas para a área de Tecnologia de Informação, mas sim para todos os demais departamentos.

Outro benefício do software ressaltado por Bresciani é o serviço de suporte. Segundo o coordenador, o treinamento inicial na implantação do Artia foi ótimo e aliado à facilidade de utilização possibilita o engajamento dos colaboradores para o uso da ferramenta. “A gestão de projetos é uma cultura que está em desenvolvimento na empresa, não adianta uma ferramenta complexa. O Artia surpreende: é fácil, ágil e temos todo o controle do projeto”, finaliza.