GGV Consultoria

Cases


Case de Sucesso – GGV Consultoria

O software permitiu que a consultoria tivesse uma visão melhor dos projetos e organizasse de forma mais eficiente os status das tarefas.

Geraldo Hisao – Sócio

Sobre a Empresa

A GGV Consultoria Empresarial foi fundada por três empreendedores em Curitiba com o objetivo de ajudar as micro, pequenas e médias empresas a desenvolverem seu trabalho e melhorar os resultados.

Como diferencial, a GGV realiza pesquisas de mercado que auxiliam gestores a tomar decisões mais assertivas e sempre com embasamento necessário para elaborar o planejamento de curto, médio e longo prazo.

Em conjunto com as pesquisas, estudos de mercado e diagnóstico financeiro, a GGV identifica oportunidades e propõe ações para as empresas se tornarem mais competitivas no mercado.

Entre os serviços oferecidos pela consultoria, estão também a gestão financeira e a assessoria em marketing.

O Desafios do Negócio

A GGV Consultoria Empresarial, antes de adotar o Artia, experimentou outros gerenciadores de atividades, sem alcançar resultados favoráveis. Segundo executivos da GGV, os softwares “eram muito superficiais e não atendiam às nossas demandas”.

O principal desafio que os gerenciadores testados anteriormente não conseguiam resolver era lidar com múltiplos dados e entradas, que deveriam ser atualizadas automaticamente. Os softwares não davam conta da demanda da GGV, que trabalha com projetos complexos, que duram no mínimo seis meses e cujas atividades passam por vários colaboradores da consultoria. Controlar a informação era uma demanda prioritária para a empresa.

Um dos exemplos de dificuldade de adaptação a outros softwares era a formatação da WBS (working breakdown structure, expressão traduzida como estrutura analítica de projetos e que decompõe o plano de atuação em partes menores para melhorar o controle). Essa análise do trabalho de consultoria desenvolvida pela GGV é composta por diversas atividades específicas. “A nossa visão e controle sobre o status de cada projeto era muito simples, nós precisávamos ter uma visão geral dos projetos que estavam na casa e delegar atividades para outras pessoas”, diz Geraldo Hisao um dos sócios da GGV.

Solução

O Artia foi a solução encontrada pela GGV. Segundo o executivo, o software permitiu que a consultoria tivesse uma visão melhor dos projetos e organizasse de forma mais eficiente os status das tarefas. “Foi possível tangibilizar algo complexo, tornando nossos projetos um ‘documento vivo’”, diz o executivo da GGV.

Os ganhos com o uso do Artia ajudaram na formatação de cronogramas mais detalhados para os clientes da consultoria, o que facilitou a compreensão do trabalho realizado empresa e possibilitou que os clientes acompanhassem em tempo real o cronograma e status do projeto. O software permite a validação em tempo real dos prazos determinados para cada atividade, gerando agilidade para a consultoria. “Ganhamos em eficiência, diminuindo o retrabalho nos projetos, diz o executivo da GGV, que classifica o Artia como sendo um recurso “muito completo”.

A precificação dos serviços oferecidos pela GGV também foi outro ponto que foi facilitado. A empresa enfrentava dificuldade para estabelecer valores aos trabalhos prestados, por ser considerado serviços “intangíveis”. “Tentamos nos embasar na concorrência, mas percebemos que nossos concorrentes não fazem o que fazemos” afirma o gestor.

O Artia possibilitou o desenho e gerenciamento dos processos da consultoria no sistema, que inclui horas estimadas, o custo da mão de obra e lucratividade. A consultoria agora alimenta uma planilha com base nos serviços, tipos de pesquisas, prazos e outros dados definidores do projeto. O preço a ser cobrado é calculado imediatamente, com bastante precisão.