UNIVILLE

Cases


Univille e Artia: alunos aprendem na prática como gerenciar um projeto

O Artia se adequa bem como ferramenta de suporte a Gestão de Projetos por sua facilidade de uso e flexibilidade de adaptação a diversas metodologias de Desenvolvimento de Software

Walter Silvestre Coan – Professor

Sobre a Instituição

A Univille é uma instituição de ensino preocupada com a construção do conhecimento dos seus acadêmicos e está preparada para tornar mais eficiente o processo de aprendizagem, dentro de uma concepção moderna de ensino que valoriza o interesse social, respeita as diferenças individuais e promove ações coletivas e projetos interdisciplinares, dentro de um universo caracterizado pela enriquecedora coexistência da diversidade cultural.

Artia como Ferramenta de Ensino

A Univille é a primeira instituição de ensino superior no Brasil a utilizar em sala de aula a rede social corporativa para gestão de projetos Artia. Desde o início do ano o software é utilizado por alunos do curso de Sistemas de Informação, na disciplina de Desenvolvimento de Sistemas de Informações.

O objetivo da disciplina é possibilitar que os alunos realizem um projeto de desenvolvimento de um sistema de informação, desde as etapas iniciais de modelagem de negócio, levantamento e análise de requisitos, projeto do sistema até a programação e testes. Segundo o professor Walter Silvestre Coan, o Artia está sendo fundamental para o aprendizado dos estudantes. “O Artia se adequa bem como ferramenta de suporte a gestão de projetos por sua facilidade de uso, flexibilidade de adaptação a diversas metodologias de desenvolvimento de software”, afirma ele.

Além de adotado na disciplina de Desenvolvimento de Sistemas de Informações, o Artia passou a ser essencial também para a Fábrica de Software da Univille. A Fábrica consiste em um ambiente que simula uma softwarehouse possibilitando que alunos do curso de Sistema de Informação participem de projetos reais de desenvolvimento de sistemas de informação para empresas e entidades da comunidade.

Diferenciais

“Avalio que o Artia é uma excelente ferramenta e evoluiu rapidamente para atender as necessidades que levantamos durante o seu uso”, ressalta o professor. Para ele, a facilidade de uso é outro ponto importante, pois em poucas aulas foi possível ensinar os alunos a usar a rede social corporativa e realizar análise sobre a gestão dos projetos desenvolvidos.

Para o Profº Walter “A gestão de projetos se tornou uma atividade indispensável para garantir o sucesso dos projetos realizados por empresas dos mais diversos ramos.” Cada vez mais as empresas estão incorporando o contexto de gestão de projetos, por consequência a habilidade de gerir projetos é imprescindível para os profissionais de todas as áreas. Por isso, aliar esse conhecimento ao conceito de uma rede social, permite que qualquer pessoa aprenda com facilidade como um projeto é elaborado e como é realizado de forma intuitiva e simples. A interação proposta pelas redes sociais permite a troca de experiências, o que acelera o processo de aprendizagem.