Saiba como inovar em sua administração de projetos

Saiba como inovar em sua administração de projetos

Escrito por Roberto Gil Espinha

27 jul 2016

4 min de leitura

Quais motivações sustentam a forma como avaliamos produtos e serviços nos dias de hoje? Tomemos a compra de um celular como exemplo: racionalmente falando, um smartphone com um ano de uso e em perfeito funcionamento não deveria ser considerado velho. Mas, ainda assim, o substituímos por sua versão mais atual, muito similar à anterior, pelo dobro do preço! Nesse caso, pelo que exatamente estamos pagando? Pela inovação! Ela agrega valor, dá status.

Mas o que isso tem a ver com administração de projetos? Antes de mais nada, consideremos o óbvio: buscar inovar é querer melhorar. Ao aprimorar os processos de um projeto, portanto, ganha-se agilidade, precisão e economia, entre tantas outras qualidades.

Para além dos ganhos na otimização dos processos, a inovação também pode justificar um ajuste de valores, pois novidades, por si só, já agregam valor ao serviço ou produto. Assim como o celular novo atrai mais olhares e consumidores, sua empresa pode se beneficiar (e muito!) se conseguir mostrar para os clientes que está inovando (ou seja, aprimorando) seus produtos e serviços periodicamente. Mas como fazer isso? É o que mostramos no post de hoje. Continue a leitura!

Seja fiel a uma metodologia

Procure compreender qual metodologia funciona melhor para o perfil da equipe e dos clientes. Uma vez que você encontrar essa resposta, invista na aplicação desse método. É interessante que tanto você quanto a equipe e os clientes não apenas entendam o método, mas que também saibam que esse é “o” método da empresa.

Quando uma empresa “abraça” uma metodologia, todos passam a “cuidar” dela. Havendo envolvimento com os processos, os problemas se tornam mais claros — e a vontade de melhorar, também.

Alinhe as expectativas dos envolvidos

Equipe, clientes, fornecedores, patrocinadores… Podem ser muitos os envolvidos em um projeto e, portanto, é interessante que as expectativas de todos estejam alinhadas. Busque, então, saber o que cada parte espera dos marcos do projeto. Com esses dados, organize os elementos dentro das possibilidades da sua empresa, de modo que, uma vez que o projeto for apresentado, todos saibam o que esperar.

No percurso, mantenha todos informados do andamento, seja este positivo ou negativo. Isso evitará conflitos durante a execução, e ter posse desses dados também ajudará sua empresa a compreender melhor os clientes e o mercado. Possuir essas informações é o primeiro passo para inovar de forma segura e efetiva na administração de projetos.

Mantenha os pés no chão

Seja realista. Sua proposta de inovação — assim como os prazos, metas e expectativas para o produto ou serviço — deve ser segura e adequada às possibilidades dos envolvidos. Lembre-se que o que está em jogo é a relação de confiança entre a empresa e o cliente. Um projeto realista e com metas bem delimitadas possui muito mais chances de dar certo.do que projetos que muito prometem, mas pouco cumprem.

Faça a documentação histórica do projeto

A inovação não se constrói do nada. Por isso, é importante realizar o registro de um projeto com o máximo de informações possíveis. Com essas informações à mão, ao término do mesmo ou ainda durante sua execução, será possível avaliar os erros e acertos e aprender com eles. Essas lições devem ser compartilhadas com a equipe, para que todos possam crescer e inovar juntos.

Tenha a tecnologia como aliada

“Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”. Isaac Newton colocou essa frase na história, referindo-se ao conhecimento e às ferramentas já desenvolvidas no seu tempo por outros estudiosos, que serviram de suporte para que ele pudesse construir seus próprios conhecimentos e ferramentas.

Recomendamos que você faça o mesmo: procure por aquilo que permitirá que você enxergue mais longe. Nesse sentido, uma dica valiosa é a implementação de um software web para gerenciamento de projetos. Ele permite um acompanhamento ágil e preciso a todos os envolvidos, economizando tempo, favorecendo arranjos colaborativos entre as partes e fornecendo estimativas realistas.

Gostou das nossas dicas para inovar na administração de projetos? Acha que sua empresa pode se beneficiar delas? Então, compartilhe este conteúdo com seus colegas de trabalho nas redes sociais. Vocês só tem a ganhar!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.