Por que é necessário usar um software de gerenciamento de projetos?

Por que é necessário usar um software de gerenciamento de projetos?

Escrito por Roberto Gil Espinha

09 set 2014

6 min de leitura

Não é novidade nenhuma que, pra ter sucesso, todo projeto precisa ser bem gerenciado. Nesse contexto, os softwares de gestão são a melhor opção para ter tudo sob controle e alcançar muitos resultados.  

Você ainda não está convencido disso? Então, esse texto é pra você!  

Continue a leitura e confira porque o por que usar software de gerenciamento de projetos é o maior aliado das empresas.

Por que usar software de gerenciamento de projetos é tão importante?

Porque usar software de gerenciamento de projetos têm inúmeras vantagens, mas, sua real importância está em um fator: o tempo!
Segundo o relatório anual da Nuvem Commerce, tempo e dinheiro são os dois maiores desafios dos empreendedores atualmente. E, como tempo é dinheiro, contar com um sistema que otimize esse elemento é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Com os softwares de gerenciamento de projetos, boa parte do trabalho dos gestores é automatizada, o que elimina o tempo gasto em tarefas mecânicas e proporciona um foco maior nas estratégias da empresa.

Assim, com eles, a gestão é muito mais eficaz, trazendo resultados visíveis a curto e longo prazo.

Agora que você viu a importância desses softwares para as empresas, vamos conferir os benefícios que o fazem poupar tanto tempo?

Benefícios de porque software de gerenciamento de projetos

Controle total do projeto

Utilizar um software de gerenciamento de projetos centraliza todos os processos e dados em um único lugar.

É muito comum que haja diversas pessoas envolvidas em um fluxo de trabalho e, se cada atividade delas for gerenciada em uma planilha ou ferramenta específica, a gestão será muito difícil.

Com o software de gerenciamento de projetos, isso não acontece, porque o gerente consegue ter uma compreensão global das demandas, sabendo:

  • Qual o status das atividades;
  • Quem é responsável pelas tarefas;
  • Qual o prazo estimado e real das entregas.

Isso reduz o trabalho necessário para promover a gestão e traz uma visão geral dos avanços e pendências, o que permite melhorar os processos e pensar em formas de otimizar esse fluxo.

Comunicação mais assertiva

Com um software de gerenciamento de projetos, as informações sobre prazos, recursos, processos, status e custos são visualizadas por todos os envolvidos no projeto. Assim, há um incentivo ao trabalho mais colaborativo e atrasos por falta de comunicação são evitados.

Mas, cuidado! É importante lembrar que, para essa comunicação ser eficiente, todas as partes interessadas no projeto devem estar incluídas.

Clique no banner abaixo e confira quem são essas partes interessadas e tudo que você precisa saber sobre elas!

Banner de webinar sobre stakeholder e quem são os interessados no seu projeto

Análises mais completas

Outro ponto importante sobre porque usar software de gerenciamento de projetos é a disposição de diversos indicadores sobre o projeto, para que não seja necessário comparar dados de páginas e páginas.

Esses indicadores geralmente são trazidos de duas formas:

  • Dashboard: apresenta, de forma simples e resumida, as principais variáveis dos projetos.
  • Relatórios de situação: extraem e compilam as informações que o gerente precisa.

Dessa forma, monitorar o projeto e analisar seus gargalos fica muito mais simples e rápido.

Se quiser aprofundar seu conhecimento e aprender quais indicadores de projetos você deveria monitorar, baixe nosso guia completo de KPIs da gestão de projetos!

KPIs na gestão de projetos

Ganho de eficiência

Muitos gerentes controlam mais de um projeto ao mesmo tempo. Então, é indiscutível que, para esses profissionais, a utilização de um software de gerenciamento de projetos trará muito mais eficiência no trabalho.

Ao contar com uma solução tecnológica que organiza e centraliza todas as informações, o gestor tem acesso mais facilmente aos dados que precisa. Assim, ele investe mais tempo na análise e construção de estratégias melhores, fazendo uma gestão mais completa.

Redução de custos

Os softwares de gerenciamento de projetos permitem aos gerentes ter uma visão clara de todos os elementos do projeto. Com isso, é possível planejar a alocação dos recursos de modo mais eficiente, reduzindo as horas de trabalho e, consequentemente, diminuindo os gastos.

Além disso, ao ter todo o fluxo de trabalho bem estruturado, as chances de riscos ocorrem é muito menor, o que torna mais fácil manter o projeto dentro do orçamento previsto.

Para mais dicas sobre como cumprir o orçamento do projeto, assista ao nosso webinar:

banner sobre como fazer gestão de custos em projetos

Melhores Estimativas

Contar com um software de gerenciamento de projetos também ajuda a ter estimativas muito mais reais. Ao ter as informações de projetos já realizados salvas no sistema, de modo visual e completo, é mais fácil fazer previsões e planejar novas atividades.

Por isso, o software de gerenciamento de projetos deve acompanhar o gestor ao longo de todos os projetos, porque ele fornece subsídio para cada uma de suas decisões.

Ficou interessado nesses sistemas? Então, que tal conhecer como o nosso software de gerenciamento de projetos pode ser um grande aliado para sua empresa? Veja só:

Conheça o Artia: o nosso software de gerenciamento de projetos

Agora que você entendeu por que usar software de gerenciamento de projetos , saiba que o Artia é referência entre os sistemas de gestão, pois conta com diversas funcionalidades para gerenciar projetos, tarefas e equipes.

Algumas das mais utilizadas são:

Kanban

O kanban é um sistema visual de gestão utilizado para controlar tarefas e atividades. Por meio de cartões e colunas de status, ele é uma forma muito prática de gerenciar o fluxo de trabalho e acompanhar o status das atividades.

Quadro Kanban do Artia

Apontamento de horas

O apontamento de horas é a ferramenta que indica o tempo gasto em cada atividade. Assim, ela ajuda a controlar o prazo das entregas e garante que as tarefas não excedam as horas planejadas.

apontamento de horas timesheet

Dashboard

Os dashboards são “painéis de informações”, que trazem um resumo do status de diferentes aspectos do projeto.

Dashboard com informações sobre o gerenciamento do projeto

Cronograma Gantt

O gráfico de Gantt é uma ferramenta que organiza os dados do cronograma de modo mais visual, sendo muito útil para planejar entregas, vincular atividades e monitorar o progresso do projeto.

Demonstranção do gráfico gantt para usar no gerenciamento de projetos

Além dessas funcionalidades, o Artia conta ainda com o diferencia de ser um software de gerenciamento de projeto web. Ou seja, ele traz todas as vantagens de um software de gestão com a praticidade de implementação da web.

Gostou da nossa solução? Então, faça um teste grátis no Artia e veja na prática como todos esses recursos podem te ajudar no dia a dia de seus projetos!

 

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.