6 passos fundamentais para o trabalho em equipe nas organizações

6 passos fundamentais para o trabalho em equipe nas organizações

Escrito por Roberto Gil Espinha

17 Mar 2015

6 min de leitura

Muitas empresas encontram dificuldades na hora de implantar o conceito de trabalho em equipe entre os colaboradores, normalmente por julgarem ser um processo rápido e com resultados imediatos. No entanto, por mais importante que seja, a implantação do trabalho em equipe leva tempo e requer mudanças na cultura organizacional, ou seja, no modo que a empresa interage com seus funcionários.

Para disseminar esse conceito, é necessário que certas práticas sejam aplicadas no dia a dia da empresa. Por isso, neste texto vamos desenvolver o conceito de trabalho em equipe e apresentar os 6 hábitos fundamentais para incentivar o trabalho em equipe! Vamos começar?

O que é trabalho em equipe?

O trabalho em equipe é a prática de integrar o trabalho dos membros de uma equipe de forma a tornar a execução das tarefas mais simples e ágil, gerando um resultado melhor.

Veja também: trabalho colaborativo

Assim, trabalho em equipe não é apenas um grupo de pessoas que trabalham juntas, e sim o hábito de prezar pela convivência amigável entre os colaboradores e pelo trabalho colaborativo, em busca da melhoria do ambiente de trabalho e do desempenho da empresa. Continue lendo, que vamos te apresentar os principais hábitos que incentivam o trabalho em equipe!

6 passos fundamentais para promover o trabalho em equipe

Entre tantos hábitos que desenvolvem a ideia de trabalho em equipe nas empresas, existem 6 que são fundamentais para que isso seja possível. São eles:

1 – Esteja presente

O gestor de uma equipe deve acompanhar cada parte da execução de uma função, para entender como os membros trabalham e se relacionam. Além disso, deve se disponibilizar para sanar qualquer dúvida e resolver qualquer problema que a equipe encontre, garantindo que nenhum empecilho afete o resultado final.

Um gestor que está sempre por perto e ajuda seus colaboradores é tratado com respeito e, apesar de ser uma figura de poder, é tratado como igual. Os funcionários o veem como exemplo a seguir e, assim, se esforçam para melhorar como profissionais e entregar resultados melhores.

2 – Conheça seus colaboradores

Mais do que funcionários desempenhando uma função, as equipes são compostas por pessoas. Pode parecer óbvio, mas muitas vezes os colaboradores de uma empresa não conhecem seus colegas tão bem. Essa relação de trabalho impessoal passa a ilusão de foco nas funções, porém na realidade afasta os membros das equipes e torna o trabalho mais automático e maçante.

Quando os colaboradores se conhecem, no entanto, há uma relação de empatia e amizade entre as equipes. Por isso é recomendável implantar dinâmicas de integração que incentivem a interação casual entre colaboradores, além de prezar constantemente pelo trabalho em conjunto.

3 – Incentive o diálogo

Incentivar o diálogo não é apenas prezar pelo convívio amigável entre os colaboradores, mas também pela resolução de pequenos conflitos e discussão racional diante de empecilhos e decisões. Uma equipe que não se comunica não é capaz de trabalhar de forma integrada, pois não há feedback do resultado de uma etapa ou tomada de decisão sobre um problema na execução de uma tarefa, como a falta de recursos, por exemplo.

Se a equipe tem o hábito do diálogo, ela se torna mais independente, já que consegue resolver pequenos empecilhos internamente. Desse modo, o resultado final é mais unificado e de acordo com as expectativas.

Veja também: comunicação, uma habilidade fundamental no seu dia a dia

4 – Aprenda a lidar com as adversidades

Ainda que as equipes conversem entre si, certos conflitos serão inevitáveis, principalmente quando há choque de opiniões. Quanto maior a equipe, maiores as chances de desavenças surgirem. Diante do design de um produto, por exemplo, a equipe está dividida entre dois estilos diferentes. Como figura de poder, é importante que o gestor se mantenha imparcial e resolva o conflito de forma justa, como por meio de uma votação, no caso.

Para mudar o comportamento das equipes diante de adversidades como essas, é necessária toda uma mudança na cultura organizacional, que pode levar meses para ser implantada. Apesar do esforço e do tempo levado, o modo como a empresa lida com situações desse tipo reflete diretamente no desempenho da organização.

Seja organizado e tenha planejamento

Planejar cada etapa do trabalho de uma equipe simplifica sua execução e evita o surgimento de conflitos, já que fica definido quais membros vão executar tal etapa, quanto tempo ela deve durar e como a entrega final deve ser.

Por meio dessas definições, a equipe consegue trabalhar aproveitando melhor seu tempo, e conseguindo focar em outras funções, além da relação entre colaboradores.

5 – Divida as tarefas

Uma das vantagens do trabalho em equipe é conhecer as competências e limites de cada membro da equipe, tornando a divisão de tarefas mais justa. Nenhum dos colaboradores fica sobrecarregado e as chances de um burnout acontecer são menores.

Quando cada um sabe exatamente o que precisa fazer, a execução de uma tarefa se torna mais organizada e ágil, e os colaboradores também sabem onde conseguir ajuda diante de alguma dificuldade, ou seja, qual colega de trabalho será capaz de ajudar.

6 – Reconheça e celebre conquistas

Quando uma equipe atinge determinada meta ou entrega um resultado, mas não é reconhecida por seu trabalho, os colaboradores se sentem desvalorizados e, consequentemente, desmotivados a continuar se esforçando para realizar suas funções. Ou seja, sentem que seu trabalho não agregou nada à empresa.

Por outro lado, quando o gestor reconhece o esforço por trás de cada resultado e parabeniza seus colaboradores por isso, eles passam a entender seu impacto na empresa e a trabalhar de modo a gerar melhores resultados. As comemorações podem ser simples, como um agradecimento ao fim de um projeto ou uma recompensa quando uma meta é batida. Isso ajuda também na integração dos colaboradores, que trabalham juntos para entregar bons resultados e melhorar o desempenho da empresa.

Agora você sabe o que fazer para implantar o trabalho em equipe na empresa. No entanto, é preciso entender também por que a essa prática é tão importante. Para isso, recomendamos a leitura do nosso post sobre 5 vantagens do trabalho em equipe. Confira!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (3)
  • Na minha opinião isso é um fato que deve se cumprir obrigatoriamente porque isso é o básico para uma convivência amigável entre funcionários em uma empresa ou algo do tipo,com
    O trabalho em equipe principalmente que na maioria das vezes as empresas buscam isso para ter uma convivência melhor entre os funcionários e colaboradores influenciando o trabalho em equipe para organizar o projeto do trabalho a divisão de tarefas, o gestor que fica com uma
    Responsabilidade a mais que os outros mais não diminuindo ninguém porque para concluir o trabalho com exito precisa se de todos os membros do grupo em si dividir os trabalhos com os membros do grupo de uma forma igual , superar as adversidades de uma forma pacífica e organizada entre os membros do grupo em uma conversa aberta para opiniões e soluções que todos concordem evitando brigas e desafensas entre os membros evitando o atraso em seu serviço atual e por último quando tudo der certo celebre com seu grupo porque vocês conseguiram concluir com exito o serviço imposto a vocês .

  • Boa tarde – obrigada pelo artigo. No passado trabalhava para pequena organização, agora faco parte de uma empresa grande. Sei muito bem, que nunca se consegue fazer nada sem bom planejamento. Por isso, utilizo kanbantool.com, sempre quando preciso arranjar e organizar todas tarefas trabalho com Kanban. Confesso , que o meu ambiente do trabalho pode ser agitado, mas kanban realmente ajuda me obter os resultados 🙂 Desejo saude para cada um e o sucesso! Obrigada

Seu e-mail não será publicado.