vantagens-de-conectar-um-software-de-gestão-de-projetos-com-um-ERP-icone

Quais as vantagens de conectar um software de gestão de projetos com um ERP?

vantagens de conectar um software de gestão de projetos com um ERP

A complexidade com que muitas empresas atuam no mercado atualmente exige que elas façam uso de diferentes ferramentas tecnológicas. E para que o seu trabalho se torne eficiente é preciso que essas ferramentas se integrem, evitando o retrabalho e informações discrepantes.

É o que pode ser feito nas empresas que possuem um sistema de gestão empresarial como o ERP, e desejam soluções eficientes que ajudem no desenvolvimento de projetos. Mas quais são exatamente os benefícios dessa medida?

Confira neste artigo as vantagens de conectar o seu software de gestão de projetos com um ERP. Nesse artigo você irá aprender:

O que é um software de gestão de projetos?

O software de gestão de projetos, como o próprio nome diz, é uma ferramenta que permite planejar e gerenciar a execução dos projetos da empresa, indicando as tarefas que cada membro da equipe deve realizar, quais os prazos para entrega, a ordem do que deve ser feito, comunicar os participantes, entre outros benefícios. Tudo para que os objetivos de cada projeto da empresa sejam alcançados com sucesso.

Conforme o tipo de software, ele pode oferecer funções avançadas, como a gestão de documentos, de riscos e de marcos, além de fazer o acompanhamento das entregas. Outras funções importantes são indicar as despesas, o tempo gasto em cada tarefa e as pendências, bem como, importar dados, compartilhar agenda, montar gráficos e muito mais.

O que é um software ERP?

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, e pode ser traduzido como sistema de planejamento de recursos empresariais. Ele funciona como um sistema de gestão empresarial que ao conectar todos os setores da empresa, permite que vários processos sejam automatizados, tornando a rotina da empresa mais eficiente.

Com ele, é possível por exemplo controlar o estoque, controlar o financeiro com o fluxo de caixa e a conciliação bancária, emitir nota fiscal, emitir boletos bancários, cadastrar clientes e produtos e demais atividades que fazem parte da rotina operacional da empresa.

Quais as vantagens de conectar ambos os softwares na minha empresa?

Agora que você já sabe para que serve cada um dos softwares, já pode imaginar que existem muitas vantagens em integrá-los. Entre elas, está a eficiência com que tudo na empresa pode ser feito, já que o software de gestão de projetos vai informar de maneira automática ao ERP o que ele deve saber.

Ou seja, ao final de um projeto o software de gerenciamento projetos poderá avisar as horas trabalhadas por cada membro para que o ERP calcule o valor de cada comissão, por exemplo. Também poderá informar ao setor de compras por meio do ERP que é preciso adquirir mais matéria prima ou fornecer o valor do produto para o setor financeiro emitir a nota fiscal do cliente.

Esses são apenas alguns simples exemplos do que a conexão entre ambos os sistemas pode gerar de benefícios para sua empresa. Essa troca de informações de maneira prática, permite além de todos os envolvidos realizarem suas tarefas com dinamismo, refletir como benefícios em outros aspectos dentro da sua empresa.

Assim, entre as demais vantagens que podem ser indicadas estão:

  • Maior agilidade ao executar as tarefas do dia a dia, pois tudo fica automatizado;
  • Menor risco de erros devido a informações erradas, já que é o sistema que faz a comunicação;
  • Atendimento com mais qualidade aos clientes, porque o serviço é feito em prazos mais curtos;
  • Mais vendas por conta da maior produtividade da equipe, que consegue se focar em suas tarefas;
  • Os envolvidos podem executar suas atividades sem se preocupar com o resto, já que o software de gerenciamento de projetos automaticamente dá os alertas ao ERP;
  • Economia pela eficiência dos procedimentos, podendo um menor número de profissionais realizar mais tarefas sem ficar sobrecarregado ou diminuir a qualidade do que deve ser entregue.

Como escolher o melhor software de gerenciamento de projetos para minha empresa?

A escolha de um software de gerenciamento de projetos é crucial para o crescimento de todo negócio. Afinal, uma ferramenta mal escolhida pode prejudicar o andamento de projetos e causar desperdícios e outros prejuízos para a empresa.

O mais importante é ter uma ferramenta na medida certa para a fase em que sua empresa se encontra, mas que também possibilite utilizá-la conforme os negócios crescerem, com recursos e preços adequados para cada estágio.

Como escolher o melhor ERP para o meu negócio?

Existem diferentes fornecedores de software ERP, sendo importante buscar empresas que oferecem um produto de qualidade, com todos as funcionalidades necessárias e que ofereça o suporte adequado a sua equipe.  Um sistema de gestão empresarial (ERP online) que além de ajudar na administração da sua empresa é também totalmente em nuvem.

Isso quer dizer que poderá ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento. E mais, todos os dados do seu negócio ficarão armazenados com total segurança.

Sobre o Autor

Autor: GestãoClick

GestãoClick: Somos um software de gestão empresarial com soluções em gerenciamento que simplificam a rotina de pequenas e médias empresas. O nosso ERP oferece funcionalidades desde o gerenciamento de estoque até o controle financeiro, todas integradas.

Postado em Sem categoria @en e tag: .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *