Você sabe transmitir e fazer gestão de conhecimento?

Você sabe transmitir e fazer gestão de conhecimento?

Escrito por Roberto Gil Espinha

12 mar 2015

4 min de leitura

Você já ouviu falar em gestão de conhecimento? Não? Então pode ser que a sua empresa esteja sofrendo com tarefas redundantes, baixa sinergia entre departamentos e documentação nula dos processos.

Uma gestão de conhecimento competente prepara os profissionais de qualquer empresa para tomar decisões muito mais estratégicas e para evitarem tarefas repetidas. Significa compartilhar processos e conhecimentos de forma que a empresa gere valor através desta troca.

A implementação de uma boa gestão de conhecimento em uma empresa deve ser feita através do incentivo de suas lideranças. Devem ser eliminadas quaisquer limitações artificiais que impeçam o compartilhamento de conhecimento e processos, com o intuito de otimizar o tempo e o conhecimento de toda a empresa.

Criando uma gestão de conhecimento

Assim como qualquer tendência que una toda uma empresa, a gestão de conhecimento necessita do apoio de lideranças para ser difundida de forma competente em um negócio. Sem o apoio do CEO e de outros administradores, a cultura da empresa não irá mudar e os processos permanecerão os mesmos. A gestão de conhecimento consiste em encarar os processos da empresa como pertencentes a ela toda e àqueles que a compõem. Isso significa que todos os envolvidos precisam estar a par de todas as etapas dos projetos, de forma que poderão tomar decisões muito mais estratégicas.

Além disso, o compartilhamento de conhecimento em empresas só traz benefícios para a qualificação dos profissionais que lá trabalham. Um colaborador de uma área pode oferecer conhecimento a outro de um departamento completamente diferente, de forma que, assim, a empresa conta com dois profissionais de qualificações diferenciadas, mas que se complementam. Às respectivas lideranças cabe a função de incentivar esta troca de informações e eliminar qualquer pensamento avesso a esta ideia de compartilhamento de conhecimento.

Empresas que não valorizam a importância de implementar uma gestão de conhecimento certamente estão perdendo tempo e dinheiro em tarefas redundantes. Muitos profissionais provavelmente passam parte do dia envolvidos em funções que já podem ter sido resolvidas por outros colaboradores, na mesma empresa. Em uma realidade de gestão de conhecimento apropriada, este processo já estaria completamente integrado.

Utilize uma plataforma

Com toda a tecnologia que possuímos ao nosso redor, é válido utilizar todo este potencial para melhorar a gestão de conhecimento de uma empresa. Usando a facilidade de comunicação e compartilhamento de informações do ambiente digital, é possível que toda uma empresa seja atualizada sobre um assunto e encontre o material relevante para determinado projeto de forma facilitada. A cultura corporativa e os indicadores-chave de performance devem ficar bem claros e uma forma fácil de fazer isso é tornando esta informação acessível a todos.

Através da publicação de conteúdo em um portal ou a manutenção de uma intranet focada em disseminar conhecimento internamente na empresa, é possível valorizar bastante a gestão de conhecimento. Quem tem a ganhar é o próprio negócio, que terá os seus colaboradores em melhor sintonia com os seus objetivos e com a linha de pensamento da empresa.

A utilização de uma plataforma de gerenciamento de projetos de empresas é uma das melhores formas de difundir a gestão de conhecimento. Através de um software todos os envolvidos com os processos terão pleno acesso a informações relacionadas aos projetos de forma coerente e organizada. É possível tomar decisões muito mais estratégicas tendo posse de informação. Além disso, novos funcionários poderão se familiarizar rapidamente com a cultura da empresa e com o status dos seus processos através de uma ferramenta deste tipo.

O Artia é uma plataforma de gerenciamento e organização de projetos e atividades em equipe com foco em otimizar tempo e reunir funcionalidades que aumentem a produtividade. Trata-se de uma forma de dar início à gestão de conhecimento em uma empresa, já que é possível ter um controle competente de todos os processos. Em nosso site, é possível testar o produto, assistir a uma apresentação e falar com um consultor.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.