ZTD: um jeito Zen (e minimalista) de buscar a produtividade pessoal

ZTD: um jeito Zen (e minimalista) de buscar a produtividade pessoal

Escrito por Roberto Gil Espinha

23 Feb 2012

2 min de leitura

ZTD é um método baseado do GTD, como já vimos aqui no blog, mas de uma forma mais simples de processá-lo.

O ZTD na verdade é definido em 10 hábitos, mas o próprio autor também propõe uma forma de entendê-lo em apenas 4 hábitos que veremos abaixo:

1. Capturar

Como no GTD, sempre tenha com você algo para anotar uma nova tarefa, seja um caderno, no computador ou até mesmo um software de organização de tarefas no seu dispositivo móvel como Artia, assim você consegue focalizar sua mente na reunião presente e não nas pendências que você resolveu anotá-las somente na cabeça.

2. Processar

Lembre-se, processar não é executar. Faça com que sua caixa de entrada esteja sempre vazia, processe todas as tarefas, evite deixar as pendências se acumularem na sua caixa de entrada.

Após processá-las faça como no GTD, tome uma decisão sobre cada item:

  • fazer imediatamente (se demorar menos de 2 minutos);
  • descartar;
  • delegar;
  • arquivar ou;
  • inserir na sua lista de pendências ou agenda de compromissos.

3. Planejar

Defina as tarefas mais importantes para cada semana e para cada dia. Realize as atividades mais importantes logo no começo do seu dia, isso vai fazer com que sua mente fique mais leve para as outras tarefas.

Uma dica é sempre ter 3 tarefas importantes durante o seu dia, e ter o compromisso de cumpri-las, isso te ajudará a administrar melhor o seu tempo.

4. Executar (foco)

É onde saímos do planejamento e vamos direto ao que interessa. Selecione uma das suas tarefas que foram programadas para o seu dia, de preferência as mais importantes e foque totalmente nela. Você pode usar algumas técnicas como o Pomodoro Technique ou simplesmente se concentrar na tarefa até terminá-la.

Evite se distrair com e-mails, telefonemas, SMS. Caso seja interrompido, anote a pendência que causou e volte a executar a tarefa. Uma dica para executar o ZTD com eficácia é utilizar uma ferramenta para gerenciamento de tarefas web, ela te ajudará na organização e na programação das suas tarefas.

Fonte: http://www.efetividade.net/2011/11/03/ztd-um-jeito-zen-e-minimalista-de-buscar-a-produtividade-pessoal/

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.