De que forma eu utilizo o TEMPO a meu favor?

Você já se perguntou o que fez de decisivo hoje? Em que aspecto se aproximou mais de seus objetivos? Quais são as suas escolhas e renúncias?
Todo mundo tem muito mais a fazer do que consegue. Quanto mais você cresce na organização, mais tarefas você tem a fazer e em menos tempo. Ninguém consegue fazer tudo. Você tem que fazer escolhas, definir prioridades e gerenciar seu tempo bem para sobreviver e prosperar.
As frases mais comuns que ouvirmos em nosso dia a dia são:
“Gostaria que meu dia tivesse mais do que 24h!”;
“Não tenho tempo para minha família! Praticar uma atividade física, nem pensar!”;
“Estou atrasado para uma reunião muito importante!”;
“Não tenho tempo sequer para anotar tudo que eu preciso fazer?”;
“Não vejo a hora de tirar férias, quero muito descansar, dormir, dormir e dormir!”.
Quando valorizarmos uma determinada parte da nossa vida, consequentemente, restringimos tempo em outras, e a cada vez que isso acontece temos menos energia, concentração e disposição para atender a novas demandas.
Além disso, precisamos ficar atentos para não ficarmos do piloto automático, pois consequentemente não assumimos a direção da nossa vida, certamente ela será feita por alguém, servindo a propósitos diferentes ao nosso.
Alguns motivos que geram ineficiência na gestão do tempo:
- Desorganização;
- Falta de foco;
- Falta de planejamento;
- Dificuldade em dizer não;
- Não seguir um plano ou método para gerenciar seu tempo;
- Procrastinar;
- Não saber delegar.
A gestão do tempo e da vida tem como objetivo de não só criar tempo para todas as áreas de sua vida, profissional, familiar, saúde, etc., mas também mantê-las em equilíbrio.
Duas variáveis importantes que temos que considerar é:
- Estamos em uma sociedade que valoriza mais o ter do que o ser, menos o sentido e mais o desempenho;
- Pelo momento profissional que vivemos hoje (idade), estamos numa fase de atividade profissional intensa.
Qual a alternativa então?
Devemos ter muito claro quais são os nossos maiores objetivos, quais são os nossos valores (aquilo que é importante para mim e me leva a agir), caso contrário em curto prazo à motivação e o desempenho irão reduzir.
A partir do momento que você tiver mais foco naquilo que você realmente quer e estiver com a vida mais equilibrada, você se sentirá com mais energia, mais concentração e mais disposição. A partir deste momento sua percepção será de que você tem mais tempo e está mais motivado para fazer aquilo que de fato é importante.