Gestor de projetos: como dar mais visibilidade às suas iniciativas?

Gestor de projetos: como dar mais visibilidade às suas iniciativas?

Escrito por Roberto Gil Espinha

20 jul 2016

6 min de leitura

Um gestor de projetos pode viver na obscuridade por anos. E soa bem tentador ficar longe dos holofotes, afinal, significa menos envolvimento da direção da empresa, menos reuniões para interromper o workflow do projeto, menos olhos em tudo que está acontecendo…

Esse é o seu caso? Então você deve estar se perguntando: por que dar visibilidade às minhas iniciativas? O que eu ganho chamando a atenção de terceiros dentro da organização?

É sobre isso que conversaremos neste artigo. Você verá as principais razões para dar visibilidade aos seus projetos. Também apresentaremos algumas dicas para que você possa trazer os seus projetos à luz e aproveitar os benefícios dessa atitude. Continue acompanhando e confira!

Motivos para que o gestor de projetos dê visibilidade às suas iniciativas

Preparamos uma lista com as principais razões para que todo gestor de projetos torne as suas iniciativas mais visíveis. Veja:

Angariar apoio

Os projetos, muitas vezes, demandam um gerenciamento complexo, envolvendo informações externas à equipe para apoiar as decisões. Quando as pessoas conhecem o que você está fazendo, elas tendem a ser mais solícitas a contribuir quando convidadas.

Além disso, ao quebrar a aura de segredo, é possível conseguir a simpatia das pessoas e receber contribuições espontâneas, geralmente muito úteis para a melhoria na qualidade das entregas.

Conseguir recursos

Projetos que conquistam admiradores externos normalmente têm mais facilidade para aprovar recursos extras, desde a contratação de novos colaboradores até apoio financeiro, passando pela adoção de tecnologias e auxílio de fornecedores externos.

Conseguir apoio financeiro

Os financiamentos podem ser incertos e, em algum momento, o gestor de projetos precisará de uma nova injeção de fundos. Comprovar a necessidade de mais apoio financeiro fica muito mais fácil quando os decisores sabem do que se trata, conhecem a urgência da viabilização e confiam em quem está gerenciando o projeto.

Lidar melhor com expectativas

Geralmente, mas não exclusivamente, quando um projeto é pioneiro na organização, ele tende a levantar muitas expectativas. Assim, o gestor de projetos pode entrar em uma terra de incertezas ou pode tornar tudo mais transparente, evitando, assim, que as expectativas de terceiros frustrem os resultados obtidos.

Galgar crescimento profissional

Por fim, um motivo que não pode ser vilipendiado: todo gestor de projetos precisa crescer na carreira e somente ao “vender bem o seu peixe” é que será possível criar uma boa reputação profissional.

Como dar visibilidade aos seus projetos de forma estratégica e efetiva

Agora você entende a importância de dar visibilidade aos seus projetos? Então veja abaixo como conquistar isso:

Inclua o seu líder no envio do status do projeto

Comece a enviar o status dos seus projetos para seu líder imediato. Faça com que o relatório seja bom, objetivo e curto, de forma que destaque as informações mais importantes, como a saúde do projeto (incluindo a saúde financeira).

Dessa forma, mesmo que o tempo do seu líder esteja curto, ele dará pelo menos uma olhada geral no documento. Seja o gestor de projetos que o seu líder reconhece. Assim, quando você precisar da ajuda dele, estará um passo à frente dos seus colegas.

Utilize a comunicação interna para promover o seu projeto

Envie para toda a empresa updates dos seus projetos que exaltam os esforços do seu time. Muitas vezes, você pode difundir informações sobre conquistas no decorrer do projeto — como quando você finaliza uma etapa chave após 5 meses de trabalho, sendo que o deadline previa 1 ano.

Nesse caso, você terá 7 meses de um projeto que todos da empresa conhecem, incluindo alguns profissionais que podem estar disponíveis no caso de surgirem necessidades.

Tenha uma apresentação do seu projeto sempre pronta

Monte uma apresentação do escopo do seu projeto. Conforme os trabalhos avancem, vá atualizando essa apresentação com o que já foi realizado. Assim, você estará sempre pronto para apresentar para quaisquer pessoas o que estiver realizando.

Capriche no visual da sua apresentação e tenha um discurso sempre na ponta da língua. Treine seu poder de venda de ideias e descreva o seu projeto sempre de forma realista e otimista, sendo capaz de defendê-lo para qualquer pessoa.

Apresente o seu projeto em uma reunião da empresa

Essa dica depende da empresa em que trabalha e de como ela prepara reuniões entre os seus líderes. De qualquer forma, ter a habilidade de se dispor na frente da liderança da empresa e falar do seu projeto, com certeza, causará uma boa impressão.

Se você tiver a oportunidade e se sentir confortável para isso, não hesite em fazê-lo! Essa é, provavelmente, a forma mais rápida de conquistar visibilidade.
Basicamente, o objetivo ao sair da obscuridade é fazer com que o seu projeto seja notado e trilhar o caminho para que ele seja bem-sucedido. Quanto mais pessoas conhecerem o projeto, mais fácil será para que você, gestor de projeto, consiga rapidamente ajuda e recursos para tomar decisões críticas.

Promova benchmarking com outros gestores de projetos

Uma outra excelente forma de dar visibilidade às suas iniciativas é promover benchmarking, ou seja, colaboração em lições aprendidas e ideias. Essa ação pode ser realizada junto a outros gestores de projetos da empresa, mas também com gestores de organizações parceiras, por exemplo.

Geralmente, os benchmarking acontecem quando um projeto é finalizado, pois aí você terá o que demonstrar, o que contar. Mas também é possível fazê-los durante o decorrer dos trabalhos, especialmente quando se quer obter insights e colaboração.

Invista no seu marketing pessoal

Por fim, tenha em mente que, por mais discreto que um gestor de projetos seja, é cada vez mais necessário ser visto e ser lembrado. Portanto, comece a trabalhar o seu marketing pessoal, mostrando as suas iniciativas para toda a organização.

As pessoas precisam vê-lo como um profissional eficiente, que desenvolve ações realmente surpreendentes. E isso só acontecerá quando você se mostrar.

Existem muitas formas de fazer isso. Além das dicas que demos anteriormente, você também pode, por exemplo, escrever um blog, manter o seu perfil no LinkedIn sempre atualizado, fazer palestras para estudantes e outros profissionais da área, participar de eventos etc.

O que importa é que o profissional gestor de projetos seja visto e respeitado por suas iniciativas. Você verá a diferença. Experimente!

Como acha que dar visibilidade aos seus projetos poderá te ajudar? Compartilhe a sua opinião conosco no campo de comentários!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.