Gráfico de Gantt: 7 vantagens de utilizá-lo nos projetos
Concorda que, se você vai construir uma casa, não tem como começar pelo telhado? Nos projetos o mesmo acontece, há uma sequência lógica de ações que precisa ser seguida.
Por isso, contar com ferramentas que ajudem a acompanhar o progresso do projeto e a entender essa ordem é a chave para o sucesso de qualquer negócio.
O gráfico de Gantt é das principais ferramentas para isso, porque ele é um diagrama visual que permite controlar todo o fluxo de trabalho dos projetos.
Se você ainda não sabe muito sobre o gráfico de Gantt, recomendamos que você leia este outro texto primeiro: gráfico de Gantt – descubra tudo sobre a ferramenta indispensável da gestão de projetos.
Agora, se você já sabe o que é o gráfico de Gantt e quer descobrir os motivos pelos quais você deveria implementá-lo na sua gestão, esse texto vai te ajudar!
Por que implementar o gráfico de Gantt: 7 vantagens para os projetos
1. Facilita o entendimento das tarefas
O gráfico de Gantt organiza os dados do cronograma de modo mais visual, o que ajuda os gestores a ter uma melhor compreensão acerta das tarefas.
Assim, enquanto no cronograma há apenas a visualização do tipo da atividade e o prazo de realização desejado, no Gantt é possível identificar:
- Qual a ordem das tarefas;
- Quem é responsável por realizar as atividades;
- Quais os recursos necessários para cada ação;
- Quais as datas estimadas para a execução;
- Qual o status atual das atividades.
2. Indica as dependências
Além de trazer mais detalhes sobre as tarefas, outra vantagem do gráfico de Gantt é a visualização das dependências do projeto. Ou seja, quais atividades estão vinculadas, dependendo uma da outra para ocorrer.
Por exemplo, se o seu projeto for escrever um livro, a atividade “tema” deve ser concluída antes da entrega do “primeiro capítulo”.
Assim, ao visualizar o que precisa estar concluído para que a atividade possa começar, o Gantt evita atrasos e, caso eles sejam inevitáveis, permite um replanejamento mais rápido e eficaz.
3. Fornece mais clareza sobre os prazos
Em um cronograma comum sempre há os prazos de início e de entrega definidos, porém, geralmente não é possível acompanhar o status real das atividades.
Nesse sentido, o gráfico de Gantt é um grande diferencial, porque ele informa estes prazos, mas apresenta também qual a situação das atividades. Com isso, o gestor consegue monitorar mais fielmente o projeto, tomando as atitudes corretas para que o projeto se mantenha no prazo.
4. Melhora a comunicação do time
Geralmente cada atividade tem um responsável, que é quem deve realizar a entrega. Mas, ao final, o trabalho é colaborativo porque depende das ações de todos do time.
Então, com o gráfico de Gantt, a equipe tem uma melhor percepção do que está sendo realizado e entende como seu trabalho afeta os demais. Dessa forma, se algo não puder ser entregue no prazo, o membro do time sabe quais pessoas deve comunicar para que isso não afete negativamente o projeto.
5. Otimiza os recursos
O gráfico de Gantt atribuí responsáveis por cada tarefas e informa o status atual delas, certo?
Com isso, é possível também otimizar os recursos, porque o gestor consegue:
- Identificar o momento exato que precisará alocar a equipe e os equipamentos na atividade;
- Saber se os recursos estarão disponíveis no momento em que serão necessários;
- Saber se os recursos serão faltantes;
- Analisar se há a necessidade de novas aquisições;
- Planejar o que é mais viável para o projeto a partir da situação atual.
6. Evita riscos e desvios
Por ser bastante visual, outra vantagem do gráfico de Gantt é a visão mais clara dos pontos críticos do projeto.
Ao saber quais atividades são cruciais para a saúde do projeto e conhecer os marcos, o gestor consegue estabelecer ordens de prioridade e dar uma atenção especial a essas etapas, garantindo que as entregas mais importantes sejam bem-sucedidas.
Além disso, ao visualizar claramente todo esse fluxo produtivo, fica mais fácil identificar possíveis gargalos e tomar ações para prevenir a ocorrência de riscos.
7. Eleva a produtividade
Se os prazos são cumpridos mais facilmente, os riscos mitigados e o trabalho mais colaborativo, o resultado só pode ser o aumento da produtividade e entregas melhores!
Com o gráfico de Gantt o gestor tem muito mais controle sobre todos os processos, o que permite implementar melhorias contínuas no fluxo e deixar os processos muito mais fluídos.
Legal, não é? Agora, quer aprender a fazer o gráfico de Gantt na prática? Leia nosso texto com os 5 passos para fazer um gráfico de Gantt no Excel! Mas, antes, não deixe de conferir nossa próxima dica:
DICA! Cronograma Gantt + EAP
Que o gráfico de Gantt é uma ferramenta fantástica não há dúvidas, né?
Porém, nós também sabemos que, no universo de gestão de projetos, é preciso combinar uma série de elementos para conseguir fazer uma gestão eficiente. Afinal, são muitos dados e informações para considerar durante o planejamento, execução e monitoramento.
Por isso, nossa dica para que você otimize ainda mais as vantagens que o gráfico de Gantt proporciona, é combiná-lo com a EAP.
A estrutura analítica do projeto (EAP) é um diagrama que divide o escopo do projeto em pacotes menores de trabalho, o que facilita o gerenciamento das entregas e facilita o entendimento das atividades.
Por isso, ela e o gráfico de Gantt são a combinação perfeita para planejar e controlar os projetos de forma eficaz.
Quer entender melhor como estas duas ferramentas funcionam juntas na prática? Então, assista à nossa live EAP + Cronograma Gantt – como somar forças na hora de planejar e controlar projetos e fique por dentro do assunto!