Inspire-se! Busque motivação em projetos com clássicos do cinema

Post-blog-aprendendo-gestão-de-projetos-com-classicos-do-cinema

Coordenar equipes e gerenciar projetos não é tarefa para qualquer um: é preciso ter muito comprometimento, organização e criatividade. Além disso, é importante manter a motivação, especialmente quando nem tudo sai como o esperado. E como sabemos que essa é uma arte difícil de se dominar, listamos, neste post, 3 filmes que aumentarão a sua motivação em projetos. Acompanhe:

Batman vs Superman — A Origem da Justiça

No enredo de Batman vs Superman — A Origem da Justiça, os questionamentos acerca do modelo de super-herói que as pessoas querem coloca Batman e o Super Homem em confronto
— uma briga que poderia ser, pelo menos, minimizada com um pouco de diálogo.
Como se não bastasse a confusão, essa postura impediu que os 2 notassem a real ameaça que se aproximava, o vilão Lex Luthor. Isso, obviamente, resultou em muitos atrasos e prejuízos.

Entre as muitas lições que um gestor pode tirar da trama, 2 se destacam:

  • Os diferentes não precisam colidir, pois eles podem se complementar. Só porque os seus “superpoderes” ou a sua maneira de usá-los se difere do seu colega não significa que vocês são antagonistas. Com maturidade e respeito, vocês podem encontrar um equilíbrio que ampliará horizontes.
  • Enquanto não miramos nosso olhar para além dos nossos próprios umbigos e percepções de mundo, tornamo-nos vulneráveis a situações que podem ser muito mais letais do que os problemas solucionáveis com os quais insistimos em perder tempo.

O embate entre os super-heróis é uma lição sobre tudo o que um gestor não deve fazer. Ser arrogante e individualista, negligenciar a comunicação e não criar um planejamento estratégico são alguns dos pontos que constam na lista.

Onze Homens e um Segredo

Depois de sair da prisão, Danny Ocean mergulha em um projeto audacioso: assaltar 3 cassinos de Las Vegas em apenas 24 horas. Para isso, ele forma uma equipe de 11 homens que, juntos, traçam a estratégia para conseguirem o feito.

O filme tem uma mensagem clara para gestores que buscam mais motivação em projetos: o melhor jeito de se obter êxito em uma empreitada é contando com um time que, colaborativamente, estrutura cada passo do plano com minúcia.

Guerra nas Estrelas

Quem é fã de Star Wars sabe que a franquia é um baú dos tesouros quando o assunto é inspiração — que podem ser aplicadas na gestão de negócios. Em resumo, há 2 lições superimportantes:

  • Star Wars mostra que, sem esforço e treinamento constante, não há potencial que possa ser realmente concretizado. Como Luke Skywalker, que sempre teve tudo para ser uma lenda, você só atingirá o sucesso quando se dedicar com total comprometimento aos seus projetos.
  • A real liderança requer empatia e exemplo, não força. Darth Vader colecionava adjetivos para ser um grande gestor, mas, em decorrência do seu autoritarismo e crueldade, ele disseminou o medo, desencorajou o espírito colaborativo e fomentou uma mentalidade competitiva que só destruía, sem nada edificar. Não precisa ser mais claro do que isso, não é?

E você, conhece outros filmes que inspiram motivação em projetos? Quais? Compartilhe a sua lista no campo de comentários!

Ganhe tempo organizando suas atividades corretamente

Dicas fundamentais para organizar o trabalho de sua equipe com uma boa Gestão de Tarefas

Ao marcar essa opção, você está de acordo com nossa política de privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar as atividades do dia a dia para que você gerencie melhor seu tempo e, com isso, conquiste não só melhores resultados para a sua empresa, como mais tempo para dedicar a você mesmo.