Post-blog-aprendendo-gestão-de-projetos-com-classicos-do-cinema

Coordenar equipes e gerenciar projetos não é tarefa para qualquer um: é preciso ter muito comprometimento, organização e criatividade. Além disso, é importante manter a motivação, especialmente quando nem tudo sai como o esperado. E como sabemos que essa é uma arte difícil de se dominar, listamos, neste post, 3 filmes que aumentarão a sua motivação em projetos. Acompanhe:

Batman vs Superman — A Origem da Justiça

No enredo de Batman vs Superman — A Origem da Justiça, os questionamentos acerca do modelo de super-herói que as pessoas querem coloca Batman e o Super Homem em confronto
— uma briga que poderia ser, pelo menos, minimizada com um pouco de diálogo.
Como se não bastasse a confusão, essa postura impediu que os 2 notassem a real ameaça que se aproximava, o vilão Lex Luthor. Isso, obviamente, resultou em muitos atrasos e prejuízos.

Entre as muitas lições que um gestor pode tirar da trama, 2 se destacam:

  • Os diferentes não precisam colidir, pois eles podem se complementar. Só porque os seus “superpoderes” ou a sua maneira de usá-los se difere do seu colega não significa que vocês são antagonistas. Com maturidade e respeito, vocês podem encontrar um equilíbrio que ampliará horizontes.
  • Enquanto não miramos nosso olhar para além dos nossos próprios umbigos e percepções de mundo, tornamo-nos vulneráveis a situações que podem ser muito mais letais do que os problemas solucionáveis com os quais insistimos em perder tempo.

O embate entre os super-heróis é uma lição sobre tudo o que um gestor não deve fazer. Ser arrogante e individualista, negligenciar a comunicação e não criar um planejamento estratégico são alguns dos pontos que constam na lista.

Onze Homens e um Segredo

Depois de sair da prisão, Danny Ocean mergulha em um projeto audacioso: assaltar 3 cassinos de Las Vegas em apenas 24 horas. Para isso, ele forma uma equipe de 11 homens que, juntos, traçam a estratégia para conseguirem o feito.

O filme tem uma mensagem clara para gestores que buscam mais motivação em projetos: o melhor jeito de se obter êxito em uma empreitada é contando com um time que, colaborativamente, estrutura cada passo do plano com minúcia.

Guerra nas Estrelas

Quem é fã de Star Wars sabe que a franquia é um baú dos tesouros quando o assunto é inspiração — que podem ser aplicadas na gestão de negócios. Em resumo, há 2 lições superimportantes:

  • Star Wars mostra que, sem esforço e treinamento constante, não há potencial que possa ser realmente concretizado. Como Luke Skywalker, que sempre teve tudo para ser uma lenda, você só atingirá o sucesso quando se dedicar com total comprometimento aos seus projetos.
  • A real liderança requer empatia e exemplo, não força. Darth Vader colecionava adjetivos para ser um grande gestor, mas, em decorrência do seu autoritarismo e crueldade, ele disseminou o medo, desencorajou o espírito colaborativo e fomentou uma mentalidade competitiva que só destruía, sem nada edificar. Não precisa ser mais claro do que isso, não é?

E você, conhece outros filmes que inspiram motivação em projetos? Quais? Compartilhe a sua lista no campo de comentários!

Ganhe tempo organizando suas atividades corretamente

Dicas fundamentais para organizar o trabalho de sua equipe com uma boa Gestão de Tarefas

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar as atividades do dia a dia para que você gerencie melhor seu tempo e, com isso, conquiste não só melhores resultados para a sua empresa, como mais tempo para dedicar a você mesmo.