produtividade na gestão de projetos

Podemos aumentar a nossa produtividade e diminuir o nosso estresse com dois processos chaves, a organização e o planejamento. Existe uma técnica elaborada pelo consultor David Allen, que já abordamos no blog, que é o modelo GTD.

O método tem como característica priorizar a simplicidade, flexibilidade e rapidez. O consultor Daniel Burd afirma “tem o objetivo de ajudar as pessoas a serem mais produtivas, conseguirem atingir suas metas, ao mesmo tempo em que ajuda as pessoas a conquistarem um pouco mais de paz mental e harmonia. As pessoas acabam ficando muito angustiadas e estressadas com muitas coisas para fazer. Então, a proposta é esta: ser mais produtivo e menos estressado”.

Burn separa a metodologia em três passos básicos:

  1. Coleta: Tire tudo da sua cabeça, anote todos seus compromissos, tarefas, reuniões etc. Deixar as tarefas somente na memória pode fazer com que você esqueça algumas ou lembre em momentos ruins, aumentando sua ansiedade e o estresse.
  2. Processar: O processo nada mais é do que pegar tudo que você anotou e fazer uma atualização dos seus compromissos diários.
  3. Planejamento: É o momento mais estratégico, onde você planejará os compromissos da próxima semana, esse planejamento deve ser feito 1 vez por semana e sempre tente deixar vago de 1 a 2horas por dia para possíveis imprevistos.

Em todas as tarefas existe um grau de prioridade, e para facilitar e mensuração delas o método GTD recomenda que sejam escaladas nos chamados seis horizontes: propósito, visão, objetivos, áreas de foco, projetos e ações.

No começo é difícil usar esse método, mas com persistência e com o tempo esse método acaba virando um hábito e você vai poder ver que deixando tudo anotado e organizado seu foco e concentração aumentará e consequentemente a sua produtividade também.

É interessante utilizar um software de gerenciamento de tarefas ou projetos para organizar seus processos, deixando mais automatizado o local onde você pode verificar as tarefas pendentes e organizar as que ainda virão.

O autor estima que é necessário 2 anos para absorção total do método e Burn complementa “As pessoas que têm muitas coisas para fazer são as que mais se beneficiam. (O método GTD) não divide a pessoa em profissional e pessoal. Ele cuida, basicamente, da sua cabeça”

Se bem aplicada, ainda sobrará tempo para praticar esportes, fazer uma programação cultural ou até mesmo uma meditação, levando cada vez mais pra longe o tão indesejado estresse

Elimine a ociosidade incentivando a equipe com Gamification

Webinar com dicas para engajar a equipe e mante-la focada nos resultados esperados com Gamification

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O conceito de Gamification e por que 40% das 1000 empresas mais bem-sucedidas do mundo usam essa estratégia. Exploraremos algumas estratégias e como aplica-las no dia-a-dia da sua empresa e também cases de marcas que estão fazendo história!