Certificações em gerenciamento de projetos: 6 principais que vão alavancar sua carreira

Certificações em gerenciamento de projetos: 6 principais que vão alavancar sua carreira

Escrito por Roberto Gil Espinha

24 Nov 2015

6 min de leitura

Atualmente, a disputa por bons cargos de trabalho é bastante acirrada. E, nesse cenário extremamente competitivo, os departamentos de recrutamento investem em processos cada vez mais criteriosos para selecionar os melhores e mais bem capacitados candidatos. Uma certificação, nessas horas, pode ser decisiva.

Principais certificações na gestão de projetos

PMP

A certificação de Profissional de Gerenciamento de Projetos é a mais reconhecida em gerenciamento de projetos. Sendo valorizada em todo o mundo, a certificação PMP evidencia que o profissional possui formação, experiência e competência necessária para a condução e direção dos projetos da empresa.

A certificação PMP é ideal para o gerente de projetos experiente que pretende evidenciar sua competência na gestão de equipes de projetos.

Pré-requisitos:

  • Formação acadêmica de 4 anos (de bacharel ou equivalente);
  • Experiência mínima de 3 anos no gerenciamento de projetos;
  • Pelo menos 4.500 horas de liderança e direção de projetos;
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Ou:

  • Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente);
  • Mínimo de 5 anos de experiência no gerenciamento de projetos;
  • Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos;
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Manutenção:

O profissional certificado deverá obter 60 PDUs (unidades de desenvolvimento profissional) para cada ciclo de 3 anos. Esses PDUs são evidências da participação em qualquer evento de um Provedor Registrado de Educação do PMI.

CAPM

A certificação de Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos é a certificação ideal para aqueles profissionais com menor experiência no gerenciamento de projetos. Ela diz respeito à compreensão dos conhecimentos, terminologias e processos fundamentais de um gerenciamento de projetos.

Pré-requisitos:

  • Certificado de ensino médio ou equivalente;
  • Mínimo de 1.500 horas de experiência em projetos ou 23 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Manutenção:

  • Uma nova prova ao final de cada ciclo de 5 anos.

PgMP

Aqueles projetos que não podem ser gerenciados individualmente — do contrário, comprometeriam o sucesso do programa com um todo — requerem um profissional capaz de promover a gestão integrada entre todos eles. Para tanto, a certificação de Profissional de Gerenciamento de Programas é recomendada.

Pré-requisitos:

  • Formação de 4 anos (de bacharel ou equivalente);
  • Mínimo de 4 anos de experiência no gerenciamento de projetos;
  • Mínimo de 4 anos de experiência no gerenciamento de programas.

Ou:

  • Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente);
  • Mínimo de 4 anos de experiência no gerenciamento de projetos;
  • Mínimo de 7 anos de experiência no gerenciamento de programas.

Manutenção

  • Obtenção de 60 PDUs ao final do ciclo de 3 anos.

PMI-SP

A certificação de Profissional em Gerenciamento de Cronograma reconhece a expertise e competência do profissional para desenvolver e gerenciar os cronogramas dos projetos e comprova a existência de habilidades e conhecimento em todas as outras áreas do gerenciamento de projetos.

Pré-requisitos:

  • Um curso de 4 anos (bacharelado ou o equivalente global);
  • Pelo menos 3.500 horas de experiência de gerenciamento de cronograma de projetos;
  • 30 horas de educação em gerenciamento de cronograma do projeto.

Ou:

  • Um diploma de ensino médio (ou equivalente global);
  • Pelo menos 5.000 horas de experiência de gerenciamento de cronograma de projetos;
  • 40 horas de educação em gerenciamento de cronograma do projeto.

Manutenção:

  • Obtenção de 30 PDUs ao final de cada ciclo de 3 anos.

PRINCE2

A certificação em Projetos em Ambientes Controlados fornece um método facilmente adaptável e escalável para a gestão de quaisquer tipos de projetos. Ele segue um padrão europeu, com forte presença no gerenciamento de projetos no Reino Unido, mas também utilizado em todo o mundo. O PRINCE2 tem 3 níveis de certificação:

Nível Foundation

O objetivo desse nível é ter certeza que candidato tem a competência necessária de agir como um membro consciente de uma equipe de gerenciamento de projeto usando o método PRINCE2. Não existem requisitos para a candidatura.

Nível Practitioner

O objetivo desse nível é avaliar se o candidato tem capacidade de aplicar o PRINCE2 à execução e ao gerenciamento de um projeto não complexo em um ambiente de projeto que usa o PRINCE2. Para esse nível, é preciso que o candidato tenha sido aprovado no Nível Foundation.

Nível PRINCE2 Professional

O objetivo desse nível é examinar a capacidade de gerenciar um projeto PRINCE2 simples em todos os aspectos do ciclo de vida do projeto. Além de possuir a certificação Practitioner, os requisitos para essa certificação é a comprovação de experiência em gestão de projetos não complexos ou experiência como um membro da equipe de um projeto complexo.

IPMA

A certificação da International Project Management Association é obtida por um processo criterioso, composto por avaliação curricular e prova como itens eliminatórios, além de uma entrevista presencial perante uma banca.

De acordo com alguns parâmetros e requisitos estabelecidos pela IPMA, o candidato tem uma trajetória estruturada para o desenvolvimento de uma carreira em gerenciamento de projetos, sendo que essas etapas correspondem aos níveis de certificação:

Diretor de Projetos Certificado

Para aqueles com elevado nível de experiência na gestão de portfólio de projeto ou um programa. Para essa certificação não é previsto exame, mas sim a entrega do relatório do programa complexo ou portfólio e entrevista.

Gerente de Projetos Sênior Certificado

Essa certificação diz respeito ao gerente de projetos capaz de gerir projetos complexos, bem como os subprojetos. Para essa certificação, também não há exame, mas entrega do relatório do projeto complexo ou programa e entrevista.

Gerente de Projetos Certificado

Essa certificação é para aqueles profissionais com experiência em projetos não complexos. Para esse nível, a certificação é obtida após a realização do exame, entrega do relatório do projeto e entrevista.

Gerente de Projetos Associado Certificado

Essa certificação é, sobretudo, voltada para aquele profissional com competência limitada em gerenciamento de projeto, ao membro da equipe que estará envolvido com a gestão de projetos. Para a obtenção dessa certificação, basta a realização do exame.

Você está começando na área de gestão de projetos? A equipe artia preparou um e-book com dicas valiosas para iniciar com o pé direito. Acesse agora:

Para se aprofundar no tema, temos um texto completo sobre a carreira de gerente de projetos, as principais competências e como se tornar um, não deixe de ler!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (1)
  • Sou fascinado por projetos e pela enorme contribuição que eles causam para Cia, por isso estou iniciando minha carreira nesta área e este artigo me ajudou com um norte e abriu o leque para ter mais dúvidas, obrigado!

Seu e-mail não será publicado.