Cases


O Artia fez com que os envolvidos em determinada tarefa se comprometessem bem mais com o processo.

“O Artia permitiu a criação de padrões para as equipes utilizarem a ferramenta, o que reduziu as deficiências de comunicação e processos.”

Adriano Guido – Coordenador de Projetos

Sobre a Empresa

Os Diários Associados formam o terceiro maior conglomerado de empresas de mídia do Brasil. Fundada por Assis Chateubriand em 1924, a associação nasceu com o objetivo de integrar o país por meio de uma imprensa moderna e profissional.
Hoje, a corporação está presente em vários Estados e no Distrito Federal. Formam o portfólio da empresa 10 emissoras de TV, 13 sites noticiosos e portais, 13 jornais, 12 rádios e 5 revistas. Além de impressos, emissoras e sites. O DA tem uma fundação e outras 6 empresas, como teatro e produtora de vídeo.

O Desafio de Negócio

Administrar uma empresa de comunicação, em que as demandas são sempre urgentes, necessita de um controle muito grande, para que o trabalho de desenvolvimento esteja sempre organizado e otimizado. Antes de adotar o Artia, os Diários Associados utilizavam um gerenciador de projetos que não atendia aos principais desafios da empresa.
“Uma das grandes dificuldades encontradas antes de utilizar o Artia era o processo de criação de projetos e suas tarefas”, diz o coordenador de projetos, Adriano Guido.
Entre as ações, estavam a definição de cronogramas e acompanhamento de execução das tarefas para as equipes e acompanhamento dos projetos para os gestores dos setores e entre setores.
Além disso, “a organização não possui uma equipe uniforme com conhecimentos sobre gerenciamento de projetos e boas práticas que possam ser aplicadas”.
Para que sejam aplicadas foi criado padrões para as equipes utilizarem a ferramenta melhorando dessa forma algumas deficiências.

Diferenciais

Diante desse cenário, os Diários Associados pesquisaram no mercado ferramentas que atendessem às suas necessidades e que pudessem se tornar um padrão na empresa. Os atributos procurados eram: colaboratividade, sistema de ticket, ferramenta de alocação, portfólio de projetos, gestão de recursos, possibilidade de anexar documentos e analisar por meio de gráficos e aplicações web.
Segundo Adriano Guido, o Artia permitiu a criação de padrões para as equipes utilizarem a ferramenta, o que reduziu as deficiências de comunicação e processos.
Outro ponto importante que ajudou na adaptação do time ao Artia foram os treinamentos realizados com as equipes.
Para Adriano Guido e Leonardo Dormellas (coordenador desenvolvimento web) “a organização do Artia se mostrou uma ferramenta de muita ajuda e apoio”, tornando-se
o quia para os trabalhos a serem executados pelos colaboradores e acompanhamento para o gestores principalmente na área de TI.

O Artia facilitou também a visualização da alocação das equipes responsáveis por cada atividade, o que otimizou o planejamento de diversos projetos.
Outro benefício interessante do Artia, foi a identificação da necessidade da evolução de vários processos internos da equipe. A ferramenta de gerenciamento melhorou os
processos de forma geral. Foi possível perceber uma evolução nas áreas utilizaram a implantação da ferramenta, na produtividade, execução das atividades relacionadas
aos projetos e seu acompanhamento.
Para Guido, a ferramenta de gerenciamento é “recomendada em uma organização”. Para ele, o Artia permite melhor integração entre os departamentos, acompanha
atividades e projetos, administra recursos e gera documentação. Além desses recursos, o Artia fez com que os envolvidos em determinada tarefa se
comprometessem bem mais com o processo.

+55 (47) 3802-7390