Gerenciamento de Projetos: use a inteligência emocional a seu favor

Gerenciamento de Projetos: use a inteligência emocional a seu favor

Escrito por Roberto Gil Espinha

07 jul 2016

3 min de leitura

A maioria dos gestores não dispõe de tempo para realizar várias tarefas e, ainda, tomar decisões com tranquilidade. Por sorte, há algumas técnicas que tornam o trabalho de gerenciamento mais organizado. Estamos falando da inteligência emocional. Repare: quando falamos de grandes líderes, nos referimos a pessoas dotadas de habilidades interpessoais, não àquelas que usam a intimidação para conduzir a equipe, por exemplo.

A seguir, você vai saber quais são os benefícios de usar a inteligência emocional e como ela pode trabalhar a seu favor no gerenciamento de projetos. Acompanhe o nosso post:

O que é inteligência emocional

Segundo os psicólogos Peter Salovey e John D.Mayer, inteligência emocional é

a capacidade de monitorar seus próprios sentimentos e emoções, e os dos outros, isto é, distinguir entre eles e utilizar tal informação para orientar o pensamento e a ação de uma pessoa.

Esses dois artifícios são, basicamente, a peça fundamental daquilo que nomeamos, neste post, como inteligência emocional Além desse conceito, é importante, também, entender os estágios da inteligência emocional, listados a seguir:

  • reconhecer a si próprio;
  • regular a si próprio;
  • reconhecer o ambiente social;
  • regular o ambiente social.

A inteligência emocional, portanto, trata-se de práticas que visam melhorar a gestão de um líder nos âmbitos pessoal e profissional.

Falando dessa forma, pode parecer um processo simples, mas na realidade manter o equilíbrio entre esses quatro pilares pode ser mais difícil do que parece. Afinal, esse processo demanda prática, reflexão e determinação para potencializar os resultados do gerenciamento de projetos.

A inteligência emocional e o gerenciamento de projetos

Alguns estudos da psicologia na década de 1990 demonstraram que a capacidade de conhecer e regular as suas próprias emoções exige uma grande capacidade cognitiva — e, da mesma forma, demanda muita inteligência emocional. E com a evolução das soluções de gestão, passou-se a aplicar esses princípios da psicologia na prática empresarial.

Todo profissional que lida com gerenciamento de projetos vive, geralmente, experiências altamente estressantes. Por isso eles precisam delegar as tarefas e manter uma boa relação com a equipe. Nesse sentido, para criar um clima de união, o líder deve reconhecer as suas próprias emoções e, também, buscar compreender as emoções dos seus liderados.

As ferramentas que ajudam o gestor

Os softwares on-line para gerenciamento de projetos podem ajudar os gestores a organizarem cada projeto e as emoções de todos os envolvidos nos processos. Apesar de ser possível aprender com a experiência de cada novo projeto, há métodos que facilitam planos organizacionais de qualquer maneira.

Em outras palavras, conhecer profundamente a si próprio e as peculiaridades de toda a equipe é fundamental para obter o melhor que cada membro do time de colabores tem a oferecer. Por isso, é importante confiar e trabalhar a inteligência emocional.

Agora que você já sabe como usar a inteligência emocional a seu favor no gerenciamento de projetos, conte para nós: quais são os seus planos parar administrar a sua equipe de uma maneira mais eficaz? Deixe um comentário e compartilhe os seus conhecimentos com os nossos demais leitores!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.