A inimiga da produtividade: Como manter-se focado

A inimiga da produtividade: Como manter-se focado

Escrito por Roberto Gil Espinha

29 set 2011

3 min de leitura

Temos cada vez menos tempo para executar as tarefas diariamente. É comum ouvirmos pessoas desejando dias com 30 horas para conseguir executar o que tem para fazer. No entanto, às vezes percebemos que os minutos desaparecem sem resultar em algo produtivo. Isso pode ser consequência de alguns comportamentos que impedem o foco no trabalho

Alguns autores citam as pequenas interrupções como o principal inimigo da produtividade. “Cada ser humano precisa de pelo menos 15 minutos de concentração para começar a trabalhar em um nível mais intenso. Portanto, distrações como celular, internet e conversas paralelas acabam atrasando o andamento de um projeto muito mais do que se imagina.”, diz Gina Trapani, programadora de softwares, em um artigo para a revista Fast Company deste ano.

Algumas outras dicas são importantes para aumentar a produtividade e melhor administrar o tempo:

1.Planeje seu dia

Crie uma simples agenda do que você terá pela frente e defina prioridades.

2.Tenha objetivos claros

Saibam quais são seus objetivos para o dia, semana e mês e deixe em um local sempre a vista.

3.Diga não, quando necessário

Não aceite fazer “mais uma coisinha”, tenha em mente as entregas que são importantes e foque nisso. Se precisar encaixar alguma coisa nesse tempo, deixe claro e não assuma o risco sozinho.

4.Seja organizado

Não inicie várias tarefas ao mesmo tempo. Faça uma de cada vez e termine o que você iniciou antes de começar outra.

5.Faça reuniões produtivas

Registre sempre uma ata do que foi decidido e comunique os envolvidos. Falta de pauta, foco e preparação dos envolvidos são alguns dos principais motivos de falta de produtividade em reuniões.

6.Delegue tarefas

Distribua tarefas entre a equipe. Você não deve fazer tudo. Reflita, analise as alternativas e o contexto para decidir sobre uma pessoa apta para realizar a tarefa.

7.Decida

Não deixe uma decisão para depois. Analise e dê um parecer breve.

8.Seja objetivo

Aprenda a simplificar o que você fala e escreve. Aprenda a utilizar diagramas e sintetize a informação.

9.Elimine o desnecessário

Tire da sua mesa o que não é estritamente essencial. Deixe seu ambiente limpo e apenas com o que você precisará para realizar as tarefas do dia

10.Bom não é ótimo

Você pode até fazer mais, mas desde que tenha certeza que não vai prejudicar o todo. O diferencial, o “algo a mais” é importante, mas não pode comprometer a necessidade primária.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.