Gestão de equipes: guia definitivo sobre como fazer

Gestão de equipes: guia definitivo sobre como fazer

Escrito por Roberto Gil Espinha

04 set 2023

9 min de leitura

Publicado em 04/09/2023

 

Imagem-destaque-gestão-de-equipes

Um projeto é feito por pessoas e para pessoas. Por isso, sem uma boa gestão de equipes, alcançar o sucesso fica praticamente impossível.

Mas você sabe quais práticas de gestão te levam a uma equipe eficiente?

Neste guia completo, exploraremos desde os fundamentos até as ferramentas mais avançadas que vão te ajudar a obter o melhor da sua equipe. Acompanhe!

 

O que é a gestão de equipes?

A gestão de equipes tem uma definição bastante óbvia, que consiste em coordenar um grupo de profissionais com o objetivo de atingir alguma meta.

Simples, né? Mas, é aí que muitos se enganam!

A gestão de equipes vai além de simplesmente delegar e supervisionar tarefas. Ela também se concentra na criação de um ambiente propício para o crescimento e na promoção de uma cultura de trabalho saudável.

Nesse contexto, existe uma figura muito importante: o líder. Mas, aqui, é preciso ter cuidado, porque esta relação líder-equipe é algo complexo. Entenda mais:

|Leia também: habilidades e competências do gestor de projetos

 

Liderança e gestão de equipes: qual a relação?

Sem uma liderança ativa, a tomada de decisões e o direcionamento das atividades fica extremamente difícil e os processos tendem a sair dos trilhos. Por isso, não tem como falar de equipe sem falar em liderança.

No passado, a gestão de equipes era mais sobre mandar e controlar, assim os chefes diziam o que deveria ser feito e todos obedeciam. Hoje, sabemos que equipes funcionam melhor quando todos participam e colaboram juntos.

Com isso, a liderança tem um papel fundamental para a eficiência e produtividade das equipes, porque ela motiva e apoia as pessoas no projeto.

Dessa forma, liderança e gestão de equipes são dois lados de uma mesma moeda quando se trata de alcançar resultados bem-sucedidos. Uma abordagem eficaz combina a inspiração e orientação de um líder com a administração prática e eficiente da gestão de equipes.

Ilustração-blog-competências-de-liderança-na-gestão

  • Ter uma ótima comunicação
  • Saber gerenciar o tempo
  • Garantir a transparência
  • Promover a inteligência emocional
  • Definir metas claras e analisar resultados
  • Tomar decisões embasadas
  • Saber delegar tarefas
  • Ser um solucionador de problema

Quer descobrir como ter uma liderança inclusiva e uma equipe colaborativa? Na sétima versão do PMBOK, são abordadas várias competências e habilidades interpessoais que tornarão seus projetos mais eficientes. Leia nosso e-book completo sobre o tema e saiba mais!

Importância da gestão de equipes

A gestão de equipes envolve a coordenação de tarefas, recursos e processos para garantir que o trabalho seja executado de maneira eficaz. Mas, ela também inclui a capacitação profissional para aumentar a eficiência produtiva e as entregas.

Com isso, construir uma boa gestão de equipes traz inúmeros benefícios, como:

Melhora o engajamento do time

Uma gestão de equipes eficaz cria um ambiente onde os membros da equipe se sentem valorizados, ouvidos e motivados. Isso gera entusiasmo e dedicação ao trabalho, o que impulsiona a produtividade e promove maior qualidade nas entregas.

Estabelece um ambiente de trabalho mais positivo

Quando os membros da equipe se sentem à vontade para expressar suas opiniões e são tratados com respeito, o clima organizacional se torna mais agradável. Isso leva a um maior nível de satisfação e diminui o estresse, contribuindo para uma cultura de bem-estar.

Quer aprender a desenvolver uma cultura organizacional de alto desempenho? Leia nosso e-book completo de cultura organizacional!

[inserir banner: https://artia.com/biblioteca/mudando-a-cultura-organizacional-para-adocao-de-praticas-de-gestao-de-projetos/]

Traz mais inovação e criatividade para as entregas

Uma equipe bem gerenciada é incentivada a compartilhar ideias, perspectivas e soluções inovadoras. A diversidade de opiniões estimula a criatividade e a busca por soluções únicas para os desafios.

Ajuda a reduzir o Turnover

Equipes gerenciadas de maneira eficaz têm menos probabilidade de enfrentar altas taxas de rotatividade de funcionários. Quando os membros da equipe sentem que são valorizados, eles estão mais propensos a permanecer na organização e ainda ajudam a promover a empresa.

Melhora o acompanhamento dos projetos

Definir responsabilidades claras, estabelecer prazos realistas e manter uma comunicação regular garante que todos estejam cientes do progresso. Isso facilita a gestão de projetos e auxilia na identificação de pontos fortes e áreas que precisam de ajustes.

Promove resultados mais assertivos

Uma gestão de equipes monitora o progresso e fornece feedback constantes. Isso resulta em decisões mais informadas e voltadas a resultados, evitando desperdício de tempo e recursos em atividades que não contribuem para os objetivos.

 

Como fazer uma boa gestão de equipes?

Fazer uma boa gestão de equipes envolve uma combinação de habilidades de liderança, comunicação eficaz e estratégias organizacionais. Aqui estão algumas etapas fundamentais para realizar uma gestão de equipes eficaz:

1. Tudo começa com a liderança

Um bom gestor de equipes precisa ser um líder inspirador. Isso envolve ser um exemplo, motivar a equipe, definir direção e criar um ambiente de confiança onde todos possam contribuir.

2. Defina metas claras

Definir metas claras ajuda a equipe a entender exatamente o que é esperado e a focar seus esforços nas prioridades corretas. Com metas claras, todos têm um objetivo comum a seguir.

3. Estabeleça um cronograma eficiente

Um cronograma bem estruturado aumenta a eficiência e a produtividade, permitindo que todos saibam o que fazer e quando fazer. Estimar prazos realistas e usar ferramentas de agenda para visualizar as datas ajuda a manter a equipe informada e o projeto no caminho certo.

|Leia também: software de agenda para a equipe

4. Distribua responsabilidades

Certifique-se de que as responsabilidades sejam distribuídas de maneira de acordo com as habilidades únicas de cada membro. Além disso, tente equilibrar as demandas para que não haja sobrecarga.

5. Comunique-se com clareza

A comunicação aberta e transparente é essencial, então, explique claramente os objetivos, expectativas e planos. Esteja disponível para ouvir a equipe e responder a perguntas.

6. Ofereça os recursos necessários

Para fazer entregas com qualidade, a equipe precisa ter os recursos necessários para realizá-la, o que pode incluir softwares, materiais de referência, treinamento ou qualquer outra coisa que facilite o trabalho.

7. Crie ritos de feedback

Forneça feedback regular sobre o desempenho da equipe e dos indivíduos. Reconheça as conquistas e ofereça orientações para melhorias, sempre de maneira construtiva.

8. Fomente a Inovação

Encoraje a criatividade e a busca por novas abordagens. Mostre que as ideias de todos são valorizadas e considere a implementação de sugestões inovadoras.

9. Utilize ferramentas de gestão

Recorra a ferramentas de gestão, como softwares específicos, para ajudar a organizar tarefas, monitorar o progresso e facilitar a comunicação entre os membros da equipe.

Agora que você já sabe como fazer uma boa gestão de equipes, que tal aprofundar seus conhecimentos e descobrir o que é preciso para fazer uma boa gestão de projetos também? Confira nosso Guia básico da gestão de projetos!

Uma gestão de equipes eficaz é vital em qualquer cenário de trabalho, né? Mas, quando lidamos com equipes remotas isso pode parecer um desafio ainda maior. Por isso, trouxemos mais algumas dicas de estratégias que podem facilitar esse processo. Veja só:

 

Gestão de equipes remotas

Com o avanço da tecnologia e a flexibilidade das formas de trabalho, a gestão de equipes remotas se torna uma realidade cada vez mais comum. Em um cenário em que os membros da equipe estão dispersos geograficamente, a eficácia da gestão requer uma abordagem adaptada e estratégica.

Assim, algumas coisas que vão te ajudar a manter todos alinhados e um trabalho colaborativo são:

  • Utilize plataformas digitais para manter uma comunicação transparente e acessível;
  • Esclareça as metas do projeto, prazos e padrões de qualidade desde o início;
  • Adote meios de compartilhamento de documentos, videoconferências e chats em grupo;
  • Agende reuniões regulares e relevantes;
  • Crie momentos de conversas informais para fortalecer o senso de equipe, como sessões de bate-papo não relacionadas ao trabalho;
  • Promova a gestão do tempo;
  • Valorize o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;
  • Esteja disposto a ajustar suas abordagens conforme necessário.

Ao adotar essas estratégias, você estará mais preparado para liderar equipes remotas, promovendo o engajamento, a produtividade e um ambiente digitalmente conectado.

Teoria da gestão de equipes, ok? Então, agora é o momento de conhecer a ferramenta avançada que possibilita colocar cada um desses passos em prática!

 

Conheça o artia: uma ferramenta completa para o gestor

O artia é um software completo para a gestão de projetos, tarefas e equipes. Se você busca uma solução para potencializar a gestão de equipes, essa é a resposta que você estava esperando.

Desde a criação de cronogramas detalhados até o acompanhamento em tempo real do progresso das tarefas, o artia capacita você a liderar com maestria e gerir equipes com sucesso:

  • Colaboração de alto nível: reúna sua equipe virtualmente em um espaço digital integrado, em que é possível compartilhar informações, arquivos e ideias com um clique.
  • Informações detalhadas: acompanhe cada tarefa, defina prazos, atribua responsabilidades e visualize o progresso de maneira clara e visual.
  • Comunicação dinâmica: todos conectados e informados em tempo real. Com recursos de mensagens e notificações, mantenha todos na mesma página e elimine lacunas de comunicação.
  • Análise inteligente: faça análises detalhadas e tenha relatórios personalizáveis para avaliar o desempenho da equipe, identificar tendências e tomar medidas estratégicas.

E tem muito mais! São mais de 30 funcionalidades para facilitar muito o dia a dia da sua gestão de equipe, tarefas e projetos, conheça todas elas: funcionalidades artia

E se você gostou dessa solução, faça um teste grátis na ferramenta e experimente na prática!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.