planejamento do seu dia

O GTD é um método eficaz de organização e produtividade pessoal que estabelece prioridades, prazos, atuando simultaneamente na motivação pessoal e busca por resultados.

Desde 2001, o GTA vêm recebendo grande destaque, graças à publicação do livro de David Allen, que descreve o método da seguinte forma:

É uma combinação das melhores práticas. Tire tudo de sua cabeça. Tome decisões sobre cada coisa no momento em que toma conhecimento dela, sem esperar elas explodirem. Organize lembretes de seus projetos e das próximas ações em cada um deles em categorias apropriadas. Mantenha seu sistema atualizado, completo e analisado com uma freqüência suficiente para ter confiança em suas escolhas intuitivas sobre o que você está fazendo (ou deixando de fazer) a cada momento.

O livro apresenta um detalhamento profundo, apresentando e explicando como funcionam todos os processos de coleta, revisão, execução, além de conceitos como referências, tarefas, compromissos e os modelos de tomadas de decisão.

Nas palavras do autor, a chave do GTD é conseguir garantir que “você mantenha o foco nos resultados positivos e continuamente execute a próxima ação na atividade mais importante.”

A ideia do GTD é implementar seu método em todas as áreas da sua vida em que a produtividade é essencial: trabalho, organização pessoal, faculdade, etc. O ideal é começar com ferramentas conhecidas, e preferencialmente, unificando todas as tarefas e áreas em uma ferramenta.

Crie o hábito de utilizar com frequência, utilize por pelo menos 4 semanas para transformar a intenção em hábito, percebendo assim seus resultados e aliviando seu stress com problemas em produtividade.

Fonte: http://www.efetividade.net/2011/02/21/gtd/