Consultor de projetos: o que é, o que faz e checklist para avaliar

Consultor de projetos: o que é, o que faz e checklist para avaliar

Escrito por Roberto Gil Espinha

24 jan 2022

5 min de leitura

Planejar e executar projetos constantemente é uma característica de empresas em crescimento contínuo. As transformações do mercado, as novas necessidades dos clientes e o avanço da tecnologia, tudo isso gera mudanças, e cada mudança gera um projeto. Para ajudar nisso, consultor de projetos é o profissional ideal.

Nesse texto vamos responder as seguintes perguntas:

O que é um consultor de projetos?

O consultor de projetos é um profissional altamente qualificado que auxilia na gestão eficiente de projetos. Ele atua como um especialista com alto nível de conhecimento, que capacita toda a equipe e ajuda a alcançar os objetivos do projeto dentro do tempo e orçamento.

Esse profissional geralmente é uma pessoa externa à empresa, contratado para ser uma referência dentro do projeto. Ele pode ser visto como um mentor ao longo do planejamento e da execução, promovendo o treinamento dos colaboradores e atuando em conjunto com a equipe de projetos da própria organização.

O que faz um consultor de projetos?

Sua função é a de planejar e monitorar ações e de, em alguns casos, liderar a equipe de projetos, do planejamento até a conclusão. Também é responsabilidade do consultor entregar resultados vantajosos de acordo com os prazos estipulados, o orçamento entregue e os recursos disponíveis.

Eles são valiosos para qualquer empresa pois podem evitar falhas e prejuízos em grandes projetos. Embora possa ser encarada como uma parceria, o trabalho de um consultor de projetos é, na verdade, uma prestação de serviços, uma vez que sua atuação pode ser delimitada a um ou a vários projetos simultâneos.

Por fim, o consultor alia técnica, experiência e conhecimento teórico para trazer soluções práticas às necessidades da empresa. Consultores especializados utilizam-se da sua expertise na área para promover resultados excelentes.

Qual a importância da consultoria de projetos?

Falamos já que o consultor de projetos deve ser capaz de entregar resultados dentro do prazo, orçamento e objetivos definidos. Contudo, uma consultoria de projetos, ainda que trabalhe com esses critérios, deve se comprometer com a qualidade das mudanças efetuadas.

A contratação de um outsourcing de gestão de projetos agrega uma visão externa sobre a empresa. Os vícios corporativos muitas vezes impedem a organização de se manter competitiva e realizar mudanças necessárias. Nesse quesito, profissionais externos especializados têm o perfil ideal para lidar com esse momento.

Além desse benefício, a lista abaixo reúne outras vantagens proporcionadas pela contratação de uma consultoria de projetos. Confira:

  • Permite mapear problemas do planejamento;
  • Oferece uma visão completa e externa sobre a gestão de projetos na empresa;
  • Facilita a implementação de projetos complexos;
  • Facilita a gestão de mudanças;
  • Promove melhores resultados a baixo custo;
  • Viabiliza maior durabilidade e eficiência das mudanças implantadas;
  • Oferece maior segurança na tomada de decisões;
  • Viabiliza o planejamento estratégico, inteligente e especializado;
  • Aplica metodologias comprovadas.

Como avaliar um consultor de projetos?

Para não se perder na hora de contratar um consultor de projetos, e, o mais importante, para não sair no prejuízo, separamos alguns critérios imprescindíveis que devem ser usados na avaliação de um profissional autônomo ou de uma empresa que vai executar esse serviço. A tabela abaixo reúne esses critérios:

Tabela de avaliação para consultores de projetos

Tabela para avaliar um consultor de projetos

Acessando o link acima você pode baixar a tabela em PDF para usar em suas avaliações de consultores.

Onde encontrar um consultor de projetos?

Como já vimos, a experiência é um critério de peso na contratação de um profissional para a consultoria de projetos. Afinal, você estará colocando a sua empresa nas mãos de um profissional externo a organização. Por essas razões, nós, do Artia, recomendamos os gerentes de projetos da Euax Consulting.

Os profissionais da Euax possuem competência especializada em gestão de projetos, comunicação e liderança. Além disso, são comprometidos com a entrega de resultados e a adaptação das ferramentas certas para a sua necessidade.

Se o que você precisa é uma ajuda com os seus projetos, acesse o site pelo botão abaixo e agende uma conversa ou conheça um pouco mais sobre a Euax Consulting:

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.