Consultoria de projetos: porque contratar e como escolher a certa

Consultoria de projetos: porque contratar e como escolher a certa

Escrito por Roberto Gil Espinha

28 Apr 2021

6 min de leitura

Você sabia que, por mais que você já tenha alguma experiência na área de gestão de projetos, pode ser preciso uma consultoria para te ajudar? Vamos te explicar por que: para aumentar a efetividade dos projetos, a experiência adicional de alguém que já passou por aquilo várias vezes pode ser um importante diferencial.

Afinal, várias mentes trabalhando juntas funcionam melhor do que apenas uma, não é mesmo? Então, que tal contratar uma consultoria de projetos para te ajudar? Nesse post, vamos mostrar como esse serviço pode te auxiliar e como encontrar o certo para a sua empresa. Vamos ver?

Como uma consultoria de projetos pode me ajudar?

Avaliação da maturidade em gestão de projetos

O primeiro passo para identificar oportunidades de melhoria na gestão de projetos é fazer um diagnóstico da situação atual, ou seja, tirar um “raio x” do ambiente de projetos da empresa.

Um consultor de projetos terá uma visão especializada para identificar se as práticas de gestão de projetos estão adequadas às necessidades da organização, propondo melhorias significativas.

Gestão de projetos críticos

Projetos de alta criticidade, quando falham, podem gerar sérios prejuízos para a organização. Contar com uma consultoria de projetos vai te ajudar a diminuir o risco de falhas, pois ela disponibilizará profissionais experientes e altamente especializados para te ajudar.

Outsourcing de gerente de projetos

Que tal poder contar com um gerente de projetos 100% qualificado e alocado no seu projeto? Além de consultoria, algumas empresas oferecem outsourcing, para que você possa contar com o trabalho de um especialista certificado. Isso pode ser a diferença-chave que a sua inciativa precisa!

Implantação de escritório de projetos (PMO)

Implantar um PMO ajuda a consolidar uma metodologia e padronizar processos de gerenciamento de projetos, disseminando a metodologia por toda a organização, e uma consultoria pode te ajudar com isso.

Implantação de PMO de TI

Uma consultoria de projetos pode te ajudar a implantar um PMO de TI para revolucionar a TI da sua empresa.

Um PMO de TI é uma das melhores formas de consolidar a TI como uma prestadora de serviços dentro da organização. Esse formato é capaz de aumentar a performance do setor e acabar com as temidas filas de demandas e dezenas de incêndios para apagar.

Gestão ágil de portfólio

Uma consultoria de projetos é fundamental para quem quer organizar melhor o portfólio de projetos. Afinal, pode ser difícil priorizar as iniciativas e organizar o portfólio.

Você sabia que adotar alguns princípios ágeis na gestão do portfólio pode ajudar muito nesse sentido? Assim, você pode redefinir prioridades e redistribuir recursos para garantir que os projetos se mantenham alinhados aos objetivos da organização. Logo, sua empresa será capaz de responder mais rapidamente a mudanças.

Gestão de mudanças

Projetos muito complexos – como trocar de ERP ou fundir empresas – costumam causar impacto no cotidiano das pessoas, o que leva a resistências. Para facilitar essa transição, é importante contar com uma consultoria em gestão de mudanças organizacionais (GMO) que vai preparar a organização para essas mudanças.

Gestão de riscos corporativos

Gerenciar os riscos de um projeto é importante para evitar seu fracasso e aproveitar oportunidades. Entretanto, nem todas as empresas possuem processos definidos para gerenciar riscos de forma adequada. Uma consultoria de projetos pode te ajudar a padronizar a gestão de riscos e parar de ter surpresas durante os projetos!

Mas afinal, como escolher a consultoria certa?

Como escolher uma consultoria de projetos?

Contratar uma consultoria é um investimento importante e, por isso, é preciso escolher de forma criteriosa. Os principais pontos a serem levados em conta são os seguintes:

Qualificação dos profissionais

Acima de tudo, uma consultoria precisa ter profissionais qualificados, que realmente entendam de gestão de projetos e conheçam as melhores práticas, reconhecidas pelo mercado. Uma consultoria com profissionais pouco qualificados não vai ajudar muito, pelo contrário: eles podem acabar cometendo erros elementares.

Experiência dos profissionais

Você já ouviu dizer que, para conhecer um país, não basta dar uma passadinha por ele? É preciso estar lá, vivenciar suas características, sentir a cultura e entender como as coisas funcionam ali. Bem, no gerenciamento de projetos é a mesma coisa. De nada adianta uma pilha de certificados, se o profissional nunca botou a mão na massa e vivenciou o gerenciamento de projetos na prática.

Por isso, quando se trata de contratar uma consultoria, é fundamental que os profissionais possuam mais do que apenas qualificação acadêmica, mas também experiência na área de projetos.

Metodologia

Uma consultoria precisa oferecer mais do que conhecimento acumulado que pode ser encontrado no PMBOK® ou em outros livros. Por isso, boas consultorias geralmente possuem metodologias próprias, que reúnem o amplo conhecimento dos consultores em frameworks capazes de fazer a diferença na gestão.

Flexibilidade

Recomendação do Artia: Euax Consulting

Não existe receita pronta quando se trata de projetos. Tudo depende do contexto e das particularidades de cada iniciativa. Daí a importância de uma consultoria que ofereça uma metodologia flexível que se adapte à realidade de cada empresa.

Nós, do Artia, recomendamos a Euax Consulting. Com mais de 15 anos de experiência, a Euax conta com consultores altamente qualificados que levam décadas de experiência em gestão de projetos para dentro da sua organização.

A Euax Consulting ajuda empresas na gestão de projetos críticos, implantação de Escritório de Projetos (PMO), projetos de TI, outsourcing de Gerente de Projetos e muito mais.

Grandes empresas brasileiras já contaram com a ajuda da Euax para entregar mais de 5 mil projetos, com todo o conhecimento técnico alinhado às boas práticas mundialmente reconhecidas de gerenciamento de projetos. Clique no botão abaixo e entre em contato!

Entre em contato

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.