4 ferramentas que te ajudarão em treinamentos em sua empresa

4 ferramentas que te ajudarão em treinamentos em sua empresa

Escrito por Roberto Gil Espinha

19 Aug 2014

3 min de leitura

Com a grande competitividade existente entre as empresas no cenário do mercado atual, o treinamento tornou-se um importante aliado para a organização e qualificação do trabalho. Investir de forma contínua no aprimoramento e especialização de seus funcionários, é agora um fator essencial para difundir a cultura empresarial e obter vantagem competitiva. Treinar é a palavra de ordem para quem quer se destacar, por isso, separamos para você três ferramentas que irão ajudar muito na hora de executar um treinamento. Confira!

Dinâmicas de grupo

As dinâmicas de grupo possibilitam que as pessoas tenham uma resposta às suas necessidades lúdicas, auxiliando a absorção de conteúdo e o aprendizado. São também uma importante ferramenta para disseminar a cultura de uma empresa e executar seus valores na prática. O trabalho em equipe e o entrosamento entre funcionários pode igualmente ser facilitado e exercitado com este mecanismo.

Vídeos

Os vídeos, sejam eles públicos ou produzidos dentro da própria empresa, são ótimos para ilustrar e trabalhar temas específicos, como pró-atividade, comunicação e processos dentro de uma organização. Videoaulas, cenas de filmes e publicações feitas por autoridades em determinado assunto, tornam a análise e a absorção do conhecimento muito mais clara e didática. Até mesmo situações registradas em uma empresa, como por exemplo um atendimento ao cliente, podem servir como uma ótima ferramenta de reflexão a respeito da eficácia das estratégias e procedimentos que estão em execução.

Ferramentas online de comunicação à distância

O treinamento à distância utiliza-se do mesmo princípio do sistema de ensino a distância. É criado um ambiente virtual no qual pessoas de diferentes localidades têm acesso a várias formas de conteúdo e podem, também, interagir entre si. As vantagens da aplicação desse tipo de ferramenta são inúmeras. Dentre elas está o baixo custo, a facilidade de cobertura de públicos geograficamente difundidos e a possibilidade de acesso em horários flexíveis.

Palestras motivacionais

Motivação é o fator chave para que seus funcionários sejam mais produtivos. De nada adianta receber o melhor treinamento do mundo se não houver vontade e entusiasmo. Por isso, as palestras motivacionais podem ser o estímulo que faltava à sua equipe. Histórias de sucesso, inovação e resolução de problemas ajudam seu time a entender que eles também são capazes de fazer a diferença. Podem pensar “fora da caixa” e enxergar as adversidades e desafios no ambiente de trabalho por um outro ângulo. Auxiliam também na superação de bloqueios e limites, possibilitando que os colaboradores ampliem a consciência a respeito deles mesmos.

Outro benefício oferecido pelos discursos motivacionais é a quebra de rotina do time, que pode ajudar a aliviar a tensão e o stress e tornar o trabalho menos monótono. Por mais que a criatividade e a inovação sejam incentivadas, às vezes os funcionários criam rotinas que podem se tornar um pouco difíceis de serem quebradas, e não pensar além delas pode prejudicar o surgimento de novas ideias e o desenvolvimento de sua empresa.

E aí, gostou das nossas dicas? Comente e nos diga se você conhece ou utiliza alguma outra em sua empresa.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.