4 habilidades que um bom líder deve ter

4 habilidades que um bom líder deve ter

Ao contrário do que se pode imaginar, poucas pessoas nascem líderes. A maioria delas, na verdade, é resultado de habilidades conquistadas ao longo do tempo através de estudo e, principalmente, experiência. Isso significa que podemos “construir” um líder ao entender quais habilidades são fundamentais para liderar.
Analisando o perfil de líderes de sucesso podemos listar as quatro principais habilidades e construir um manual de como se tornar um. A seguir descrevemos essas habilidades e o que você deve fazer para conquistá-las. Confira!

Foco!

Em meio a tantas distrações, algumas boas outras questionáveis, um bom líder saberá manter o foco e não deixar que elas atrapalhem seu desempenho. Essa habilidade não é importante apenas no trabalho, mas em toda a vida, te dando poderes para escolher o que realmente fará você melhor.
Mas conseguir focar no que interessa é tão difícil quanto liderar. Faça o teste: eliminando as horas gastas em redes sociais ou na frente da televisão, quanto sobraria de tempo para você se dedicar a tarefas que podem impulsionar sua carreira, como ler um livro ou assistir a uma palestra? Pequenas mudanças já farão você perceber a importância do foco.

Planejamento

Foco é importante mas não te fará ser um bom líder se ele não trabalhar junto com um bom planejamento. Essa lógica é simples de entender: sem um bom planejamento qualquer outra habilidade pode não ser utilizada em prol de crescimento, seja ele pessoal ou profissional.
Assim, reserve um tempo do seu dia para planejar o que fará. Faça o mesmo no início de cada semana, mês e ano. Ao criar um bom planejamento você será capaz de focar no que realmente importa para alcançar seus objetivos. Bons líderes percebem isso cedo.

Execução

Você planejou e já está focado no que realmente importa, agora precisa desenvolver outra habilidade fundamental: execução. Neste ponto é que a maioria das pessoas falha, simplesmente porque não são capazes de executar o que planejam e, dessa forma, não chegam nem a ser bons profissionais, menos ainda líderes.
Um bom líder reconhece a importância de tirar da frente pequenos – e grandes – problemas para alcançar os objetivos. Treine isso montando listas de tarefas e cumprindo. A parte boa dessa habilidade é que ela traz mais gratificação do que as outras à medida que você percebe que está pegando o jeito.

Divisão de tarefas

Já está claro a importância de estar focado, saber planejar e executar o que for importante para os seus objetivos. São essas habilidades que um bom líder desenvolve ao longo do tempo. E bons líderes também sabem que não poderão fazer tudo isso sozinhos.
A importância de saber delegar para outros, cobrar, reconhecer e medir os resultados poderia ser a principal habilidade de todo o post. Sua importância é tão grande que mesmo bons líderes podem fracassar se não entenderem que dependem de outras pessoas para alcançar seus objetivos. Procure sempre se cercar de pessoas que complementem o seu perfil, buscando entregar sempre o melhor resultado com o todo o recurso humano que você tem disponível.
Desenvolver essas habilidades pode levar tempo. E não há garantias que elas te façam um grande líder. Ainda assim, seu sucesso pessoal e profissional ficará mais próximo se você exercitá-las.

E você, conhece alguma habilidade que não está na nossa lista que te fez – ou fará – um bom líder? Utilize a sessão de comentários abaixo para complementar nossa lista.

A importância da Gestão de Projetos

Você sabe o quanto a Gestão de Projetos pode ajudar a melhorar os resultados da empresa?

Ao marcar essa opção, você está de acordo com nossa política de privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar seus projetos para que você atinja melhores resultados.